Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Falando de Charles Darwin : livros & outros recursos

 

 

 

Charles Darwin 

faculty.maryvillecollege.edu

 

Para celebrar os 200 Anos do Nascimento de Charles Robert Darwin, a Fundação Calouste Gulbenkian inaugurou a exposição A Evolução de Darwin.

 

Certamente que vão ver fazer uma visita de estudo à exposição quando vier até ao Porto. E para isso, nada melhor do que conhecer um pouco de Darwin, e alargar conhecimentos sobre o autor.

 

charles-darwin-quote.jpg

 

 

Citação de Charles Darwin

 http://blogs-images.forbes.com/

 

Esta citação do naturalista e estudioso das espécies, já abre caminho para a sua importância na ciência.

 

Ir + longe

 

Deixo-vos os títulos de dois livros, contados na primeira pessoa, que vão ajudar a cativar e a desenvolver o vosso imaginário científico juvenil.

 

Estes livros constroem a história da vida de Charles Darwin, naturalista britânico do século XIX que se dedicou ao estudo da evolução através da selecção natural e sexual.

 

 

Darwin-livro2.jpg

 

 

Charles Darwin

Lluís Cugota Mateus

illustração: Teresa Martí

www.platanoeditora.pt/

 

 

O primeiro, Chamo-me… Charles Darwin, de Lluís Cugota Mateus, ilustrado por Teresa Martí, da Didáctica Editora, leva-nos através da vida de Darwin como se estivéssemos a ler as suas suas próprias palavras, num diário,  em registo muito privado onde o cientista foi anotando tanto as suas vivências mais caricatas como as mais favoráveis 

 

 

charles-darwin6.png

 

 

 

 

Documento de Charles Darwin

www.gulbenkian.pt/

 

É dado um relevo muito especial à viagem no HMS Beagle - navio que levou Charles Darwin nas suas expedições - bem como à construção das diferentes teorias que suportam os seus estudos.

 

 

 

 

Darwin e a verdadeira história dos dinossauros

Luca Novelli

editora GATAfunho

https://gatafunho.myshopify.com/

 

O segundo título, Darwin e a verdadeira história dos dinossauros, de Luca Novelli, da GATAfunho, tenta esclarecer e contextualizar a vida do naturalista.

 

Ao longo de 18 curtos capítulos, aprendemos como se desenrolou a vida de Charles, desde a infância até aos últimos anos da sua vida em Kent, Inglaterra.

 

É de destacar a forte componente informativa e descritiva da ilustração deste livro, que, com mapas detalhados, esquemas, e até imagens com balões de fala, fazendo lembrar a banda desenhada, tornam esta obra muito completa e apetecível.

 

Sempre que oportunas, são incluídas páginas informativas e no final encontra-se um minucioso “pequeno dicionário darwiniano”.

 

 

darwin-bd.jpg

 

 

Sinopse: 

 

É o próprio Darwin que nos conta a sua vida, nos fala da viagem à volta do mundo, da evolução das espécies e das minhocas. Não se interessou particularmente por dinossauros, mas reconheceu que as revelações sobre estas criaturas iriam fazer furor. Tinha razão, pois ainda hoje os dinossauros atraem a atenção e a curiosidade de quase todos, sobretudo dos mais jovens.

 

Plano de Leitura: 5º/ 6º anos

 

Ir + longe: Peça de teatro

 

Ao mesmo tempo, o grupo de teatro A Barraca põe em cena na Gulbenkian, a peça O Professor de Darwin.

 

" O Professor de Darwin, de Hélder Costa, apresenta ao público John Henslow que teve  grande influência na formação do jovem Charles Darwin A tertúlia que ele organizou na Universidade de Cambridge, berço de brilhantes cientistas e filósofos ingleses e irlandeses do século XIX, foi fundamental para o desenvolvimento da ciência.

 

Paralelamente à importância do trabalho pedagógico na formação dos alunos, a peça debruça-se sobre temas universais como o esclavagismo, racismo, nazismo, e também aborda o debate actual entre ciência e criacionismo.

 

Durante uma hora, o espectáculo utiliza a poesia, música e o humor para para a comunicação mais directa com o público."

 

in Gulbenkian

 

 

Não esqueçam! A exposição está a ser um verdadeiro sucesso! Poderão visitá-la até 24 de Maio!

 

E se aproveitassem a pausa de Páscoa para ir até Lisboa? Era só dar um saltito à Gulbenkian...

 

A Professora GSouto

 

10.03.2009

 

Licença Creative Commons

 

 

15 comentários

Comentar post