Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Carnaval ! Vêm aí os Caretos ! Património Imaterial da Humanidade !

 

 

caretos-podence3.jpg

 

Caretos de Podence

Património Imaterial da Humanidade, 2019

créditos: Caretos de Podence

https://pt-pt.facebook.com/pages/category/Nonprofit-Organization/Caretos-de-Podence-

 

Já tinhas ouvido falar dos Caretos no Carnaval? O careto é um personagem mascarado do carnaval em Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal. É um homem, hoje também mulher, que usam uma máscara com um nariz saliente feita de couro, latão ou madeira pintada com cores vivas de amarelo, vermelho ou preto.

 

 

careto-Lazarim.jpg

 

Careto de Lazarim

 

Numa outra versão, a máscara, feita de madeira de amieiro decorada com chifres e outros apetrechos, é usada em Lazarim, Alto Douro.

 

O Carnaval ou Entrudo de Lazarim mantém-se, passadas também, há tantas décadas, símbolo do sentir e da arte popular desta povoação do concelho de Lamego, sempre em respeito pela autenticidade e pela tradição.

 

 

caretos-podence5.jpg

 

Careto de Podence

http://www.caretosdepodence.pt/

 

Caretos de Podence: 

 

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, chocalhos à cintura e um pau para amparar as tropelias. Há também as máscaras, folhas angulares rematadas por um nariz pontiagudo, frequentemente em zinco, mas por vezes também em couro, em geral vermelhas ou pretas com uma cruz pintada na testa.

 

 

Os Caretos Chocaleiros

http://www.caretosdepodence.pt/

 

Saber +

 

Os Caretos representam imagens diabólicas e misteriosas que todos os anos, desde épocas  que se perdem no tempo, saem à rua nas festividades carnavalescas de Podence – Macedo de Cavaleiros, nordeste do país

Os Caretos de Podence marcam a folia de Carnaval no Nordeste Transmontano com coloridos e farfalhudos fatos, chocalhos à cintura e nas pernas, um pau para amparar as tropelias.

 

 

caretos-podence.jpg

 

Caretos Podence

créditos: Caretos de Podence

https://www.facebook.com/

 

Interrompendo os longos silêncios de cada Inverno, como que saindo secretos e imprevisíveis dos recantos de Podence, surgem silvando os Caretos e seus frenéticos chocalhos bem cruzados nas franjas coloridas de grossas mantas.

 

A aldeia de Podence, em Macedo de Cavaleiros, promete três dias de intensa folia no Carnaval, com as várias iniciativas do Entrudo Chocalheiro.

 

 

caretos-podence-sapo.jpg

 

Caretos de Podence

créditos: Pedro Sarmento Costa/ LUSA

http://www.caretosdepodence.pt/

 

Ir + longe:

 

Os rituais pagãos regressam à terra com os coloridos caretos de Podence, que revivem os rituais pagãos ancestrais envergando os seus trajes de lã, tecidos manualmente.

 

 

 

Os Caretos pelas ruas transmontanas

http://www.caretosdepodence.pt/

 

Nota:

 

Os Caretos de Podence foram elevados a "Património Imaterial da Humanidade", pela UNESCO, em Dezembro 2019 .

 

 

 

 

 

Caretos de Podence

Património Imaterial da Humanidade/ UNESCO

http://www.caretosdepodence.pt/

 

O Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura (UNESCO) havia começado a analisar, em Bogotá, as 42 nomeações provenientes de todo o mundo, entre as quais se encontrava a candidatura do Carnaval de Podence das Festas de Inverno transmontanas.

 

caretos-podence4.jpg

 

Caretos Podence

créditos: Caretos de Podence

https://www.facebook.com/

 

Este Entrudo frio e tradicional tem cada vez mais seguidores, a que não será alheia a diversidade de alternativas de ocupação dos tempos livres.

 

Aqui fica uma sugestão. E mesmo que não passem por Trás-os-Montes este Carnaval, conhecem agora uma das tradições de Carnaval mais antigas do nosso país.

 
 
Bom... gozemos esta curtíssima pausa lectiva! 
 
 
Divirtam-se, saiam, sigam os foliões e deixem-se levar pela alegria da época.
 
 
Aproveitem os mais pacatos para retemperar energias.
 
 
 
Bom Carnaval !
 
 
 
A Professora GSouto
 
 
21.02.2009
 
 
Actualizado: 23.02.2020
 
 
 

 Licença Creative Commons

 
 
fonte: Caretos de Podence
 
 

18 comentários

Comentar post