PNL - Diário de Anne Frank : leitura integral & actividades curriculares
Anne Frank
créditos: Casa Anne Frank
"Freedom, goodness, giving, courage, happiness, humanity, usefulness..."
Anne Frank, diary
Manuscrito diário de Anne Frank
"Anne Frank vivia torturas que marcam qualquer indivíduo de qualquer idade mas especialmente um indivíduo em formação. Forçada a viver como um pássaro na gaiola - "Sinto-me como um pássaro a quem cortaram as asas e que bate, na escuridão, contra as grades da sua gaiola estreita" - afina os sentidos, concentra-os sobre um pequeno espaço em que a sua vida e a dos companheiros de destino se move, procura não só desabafar a sua revolta de adolescente, de judia expulsa da comunidade dos homens, vítma de uma guerra impiedosa, mas, também, encontrar explicações e as interpretações de tudo isto."
Ilse Losa, Introdução Diário de Anne Frank
Edições Livros do Brasil
Quarto de Anne Frank
créditos. Casa Anne Frank
https://www.annefrank.org/en/anne-frank/
" Se Deus me deixar viver, hei-de ir mais longe de que a mãe. Não quero ficar insignificante. quero conquistar o meu lugar no Mundo e trabalhar para a Humanidade.
O que sei é que a coragem e a alegria são os factores mais importantes na vida !
Tua Anne"
Vista panorâmica do sotão Anne frank : castanheiro
créditos : Jerry Lampen/ Reuters, 2007
As árvores morrem de pé? Sim, no caso do castanheiro de Anne Frank, bem no centro de Amesterdão - a árvore que a jovem holandesa judia admirava, quando escondida, durante 25 meses, num sótão, com a família, tentando assim fugir à insanidade nazi (1939-45).
Podem aqueles troncos ser história? História? Podem. E assim o entendeu um grupo de empenhados cidadãos holandeses, que, depois de a hipótese ser aventada em 2007, mobilizou esforços nacionais e internacionais para impedir a morte da árvore, com recurso à serra eléctrica.
O Diário de Anne Frank
Anne Frank
Editora Livros do Brasil
Leitura em sala de aula - obra integral
Numa altura em que se esqueceram livros de liiteratura juvenil que marcaram tantas gerações - o Diário de Anne Frank, é um deles - decidi trazer de volta, depois de selecção debatida com alunos, esta obra escrita por uma adolescente que sofreu os horrores da perseguição e morte durante a 2ª Guerra Mundial.
Propus-me integrar no Plano Nacional de Leitura o Diário de Anne Frank. E tem sido surpreendente a adesão dos jovens leitores, alunos das diferentes turmas.
Uma geração que desconhece o que é viver em tempo de guerra, não lhe passava sequer pela cabeça que uma adolescente da sua idade, pudesse ter sido vítima de tal atrocidade.
Foi também muito enriquecedor sob o ponto de vista pessoal, aparecerem através deles, as memórias dos pais, e dos avós. E muitos trouxeram para o diálogo em sala de aula as impressões dos familiares.
Alguns alunso até fazem a leitura pelos mesmos livros que seus pais e avós guardavam nas suas bibliotecas.
Sei que estão a apreciar muito esta nossa singela homenagem a Anne Frank, a jovem judia que sonhava um mundo melhor, na comemoração do 64º ano do Holocausto.
Sei que cresceram um pouco mais com a leitura do Diário de Anne Frank e que alargaram as aprendizagens a nível do desenvolvimento da leitura integral de um livro que é um pouco mais extenso do que os anteriores, já lidos.
Anne Frank, 1940 ('?)
via Wikipedia
Actividades de Escrita Criativa:
Estamos a concluir a leitura e expressão oral - debate - para passar às actividades de escrita criativa.
Estou certa que textos muito interessantes surgirão. Os alunos gostam agora muito de escrever, e já demonstraram em vários outros projectos a sua criatividade.
Os melhores textos serão publicados no seu BlogdosCaloiros.
Estou muito satisfeita com este projecto. Os objectivos têm sido largamente alcançados.
A Professora GSouto
07.02.2009