Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Cidadania : 60 Anos Direitos Humanos

 

 

 créditos: Marcos Pereira

https://mapereira.wordpress.com/

 

Paris, 8 dez 2008 (AFP) - Há 60 anos, no dia 10 de dezembro de 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas adoptava em Paris a Declaração Universal dos Direitos Humanos, texto fundador que rege o direito internacional desde a Segunda Guerra Mundial, embora seus ideais nem sempre sejam praticados. 

 

Várias manifestações estão previstas para esta comemoração, principalmente em França. Uma cerimónia será organizada no Palácio Chaillot, em Paris, onde o texto foi ratificado.

 

Estarão presentes representantes da ONU, da Comissão Europeia e de organizações de defesa dos direitos humanos.

 

dia-direitos-humanos2008.png

 

Dia dos Direitos Humanos

Autor não identificado

via Google Imagens

 

Saber +

 

Inspirada na declaração francesa dos direitos humanos e do cidadão de 1789, e na declaração de Independência dos Estados Unidos de 1776, a Declaração Universal dos Direitos Humanos tem na sua origem o flagelo causado pela Segunda Guerra Mundial e pelo genocídio dos judeus.

 

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direito", proclama o primeiro artigo da Declaração, que em trinta artigos enumera os direitos humanos, civis, económicos, sociais e culturais "inalienáveis" e "indivisíveis".

 

O texto foi adoptado pelos então 58 Estados membros da Assembleia Geral da ONU, com excepção da União Soviética, dos países do Leste Europeu, da Arábia Saudita e da África do Sul, que se abstiveram.

 (...)

 

As convenções internacionais para banir a discriminação contra as mulheres (1979), contra a tortura (1984) e pelos direitos das crianças (1990), são fruto da DUDH.

 

 

direitoshumanos.jpg

 

Ir + longe:

 

Em Portugal, dois acontecimentos para celebrar 60 Anos dos Direitos do Homem chamaram a minha atenção!

 

 

saramago-dir-hum.jpg

 

José Saramago

créditos: Autor não idenficado

via Google Imagens

 

O escritor José Saramago, afirmou hoje, em Lisboa, passados dez anos de receber o Nobel da Literatura, em Estocolmo, que o galardão "significou uma responsabilidade importante do ponto de vista cívico e político".

 

Lusa/Visão 

 08.12.2008

 

dia-direitos-humanos60.png

 

60 Anos Direitos Humanos/ 60 Anos Prémio Nobel

via Fundação José Saramago

 

A Fundação de José Saramago vai oferecer nesta quarta-feira, por ocasião do 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 200.000 cópias do texto, anunciou esta segunda-feira o escritor português.

 

José Saramago, 86 anos, prémio Nobel de Literatura em 1998, decidiu distribuir o texto aos leitores de dois jornais portugueses.

 

"Esta declaração não está sendo respeitada. Ela existe, mas ninguém quer aplicá-la, nem os governos, nem as populações, que são difíceis de mobilizar pela defesa dos direitos humanos", lamentou o escritor durante um encontro com jornalistas.

 

AFP

 

 

 

 Bombeiros Portugueses Voluntariado

https://www.bombeiros.pt/

 

A Assembleia da República vai entregar quarta-feira aos Bombeiros Voluntários Portugueses o Prémio Direitos Humanos 2008, assinalando o ano nacional do voluntariado nos bombeiro

 

dia-direitos-humanos2008-voluntariado.jpg

 

Direitos Humanos - Voluntariado

 

Informação:  

 

Direitos Humanos: Artigo 29.º

 

O indivíduo tem deveres para com a comunidade, fora da qual não é possível o livre e pleno desenvolvimento da sua personalidade.

 

 

Eu escolhi o 29º artigo por o considerar muito importante  no desenvolvimento da vossa educação!

 

 

A comunidade escolar é o melhor ambiente de aprendizagem para os prinicipais artigos consignados nos Direitos Humanos! E o voluntariado um dos mais nobres valores.

 

A Professora GSouto

 

10.12.2008

 

Licença Creative Commons

 

12 comentários

Comentar post