Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

J. K. Rowling e os direitos de autor: Lexicon

 

 

 

 

 

J.K. Rowling

Louis Lanzano/AP 2008

http://news.yahoo.com/

 

"Se meus fãs forem inundados com o  efeito de livros comerciais - aqui chamados lexicons - eu não estou certa se terei o desejo e a força para continuar" - disse J.K.Rowling que então chamou o H.P. Lexicon de desleixado, preguiçoso e incorrecto.

 

 

 

 

Uma experiência única esta de ouvir J.K. Rowling ler de viva voz! Enfim, tinhamos publicado o primeiro capítulo de Harry Potter e os Talismãs da Morte, mas foi retirado. No entanto, poderão ouvi-la aqui.
 
 
Youtube tem muitos aspectos positivos, e didácticos, como este. Permite-nos tal magia.
 
Mas, voltemos a Harry Potter Lexicon...
 

 

 

 

 
Harry Potter Lexicon

 http://www.hp-lexicon.org/

 

 

A autora da saga Harry Potter, JK Rowling, foi ontem testemunhar em Nova Iorque, Estados Unidos, com o objectivo de impedir a publicação de uma enciclopédia não autorizada sobre o pequeno feiticeiro.

 

Steve Vander Ark escreveu The Harry Potter Lexicon / O Léxico de Harry Potter (em português), uma obra de 400 páginas baseada no site dos fãs.

 

J.K Rowling, a autora da saga de Harry Potter e os estúdios cinematográficos da Warner Bros. processaram a editora RDR Books, que planeava publicar o livro em Novembro passado.

 

 

JKRowling-2008.jpg

 

J.K. Rowling

créditos: Getty Images, 2008

http://www.gettyimages.co.uk/

 

Numa declaração enviada em Fevereiro ao tribunal, Rowling, de 42 anos, disse que "estava frustrada por um fã ter tentado apropriar-se do trabalho para lucro financeiro".

 

J.K. Rowling tem as suas razões já que os Direitos de Autor são para serem respeitados. Mas talvez tivesse sido razoável, se a RDR Books tivesse pedido autorização à autora.

 

Saber +

 

O plágio é punido por lei. Daí eu insistir tanto nas aulas e nas actividades ou trabalhos apresentados, na fontes da informação e crédito de imagens, não aceitando a ausência de citação da autoria de imagens, excertos ou fontes de informação.

 

É uma questão de cidadania! É uma questão de direito!

 

A Professora GSouto

 

15.04.2008

 

 Licença Creative Commons

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    G.S. 22.04.2008


    Oh! Zé Diogo... isso nem parece dito por um menino... ups... aliás, jovem adolescente, inteligente como tu!

    Então, vamos lá pensar um pouco mais...

    Voltamos a este assunto no 'Dia Mundial do Livro'...

    bom!
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.