Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial do Teatro : Teatro São João

 

teatro_sao_joao.jpg

 

 Teatro Nacional São João, Porto, Portugal

http://upload.wikimedia.org/

 

"O teatro é um meio muito eficaz de educar o público; mas quem faz teatro educativo encontra-se sempre sem público para poder educar."

 

E. Jardiel Poncela, escritor espanhol

 

Hoje, dia 27 Março, celebra-se o Dia Mundial do Teatro. Esta data foi criada em 1961 pelo Instituto Internacional de Teatro [IIC] da Unesco. 

Nada melhor do que conhecer um pouco da história do Teatro Nacional São João, Porto.

 

Saber mais:

 

Denominado originalmente como Real Teatro de São João, a sua primitiva edificação foi erguida em 1794 por determinação de Francisco de Almada e Mendonça, com projecto do arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi, que havia sido cenógrafo do Teatro de São Carlos em Lisboa.

 

Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira" a 13 de Maio de 1798, com o intuito de assinalar o aniversário do príncipe D. João (futuro D. João VI), motivo este por que, nos primeiros tempos, ainda lhe deram o nome de Teatro do Príncipe.

 

Teve também a intervenção pontual do pintor António de Domingos Sequeira (1768-1837), mas um incêndio acabaria por o destruir em 1908.

 

 

 
 
Teatro Nacional de São João - sala
 
 

 http://www.snpcultura.org/

 

Originalmente apelidado de Real Teatro de S. João, em homenagem ao então príncipe regente e futuro D. João VI (1767-1830) - a par do nome escolhido para o Teatro de São Carlos, em honra a sua esposa, D. Carlota Joaquina de Bourbon (1775- 1830) -, o actual teatro foi projectado pelo arquitecto José Marques da Silva (1869-1947.

 

http://www.ippar.pt

 

Por incrível que pareça, o Teatro Nacional São João não previu nenhum espectáculo ou actividade para públicos juvenis, no Dia Mundial do Teatro - o que é lamentável!

 

Bem pelo contrário, o Museu do Teatro que se associa à festa mundial do teatro, teve a preocupação de projectar eventos. A consultar aqui 

 

Não deixes de visitar algumas das Exposições virtuais, nomeadamente a Viagem à volta de uma cadeira, dedicada ao introdutor do teatro em Portugal, o grande escritor português Almeida Garrett.

 

Mas antes disso, vai ao teatro com os pais ou amigos.

 

A Professora GSouto

 

27.03.2008

 

Licença Creative Commons

1 comentário

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.