Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Livros : Agostinho da Silva, O Português dos 3 M . conto juvenil

 

 

livro-agostinho.jpg

 

Agostinho da Silva,  O Português dos 3 M

conto juvenil

Fátima Murta

editora Zéfiro

https://zefiro.pt/

 

O livro de Fátima Murta Agostinho da Silva, o Português dos 3M é um conto juvenil  em que os adolescentes são convidados a deixarem-se iniciar na vida, no pensamento e na obra de uma das mais significativas figuras da cultura portuguesa e da sua dimensão universalista.

 

 

Excerto:

 

Deixo um excerto que fala da Primavera e nada melhor do que ter uma perspectiva mais aprofundada sobre esta estação do ano:

 

"A temperatura está primaveril, sabe bem estar na rua e apanhar a brisa sobre o rosto e sentir os cabelos que, ao de leve, estão vivos. Estou sentada na esplanada do outro lado do jardim contrário ao ponto onde se encontra o cedro e, no seu regaço, um banco que sempre tem alguém sentado. Ou quase sempre.

 

A longo de gerações e gerações, sentaram-se nele velhos e novos, crianças e jovens, anónimos e conhecidos. Reclinados num cais de águas paradas, sonharam poetas e navegadores, marinheiros e doutores, almas apaixonadas e guerreiras, sábios e conhecedores de coisa nenhuma.

 

Neste momento, não está ninguém sentado e, no entanto, posso jurar que ainda há pouco tempo, lá vi ser escrito um dos mais belos poemas em língua portuguesa e pensados um dos mais profundos pensamentos que nos fizeram prosseguir, quero dizer, continuar na arte dos descobrimentos, do que é, do que significa ser português. Sim, porque o siginificado mais simples 'aquele que nasceu em Portugal', não é o mais verdadeiro, dizem os entendidos..."

 

Fátima Murta, Agostinho da Siva, O Português dos 3

(texto com supressões)

 

agostinho da silva.jpg

 

Agostinho da Silva

créditos: Autor não identificado/ RTP Arquivos

https://arquivos.rtp.pt/

 

Por que razão Português dos 3M?

 

Partindo da tríplice condição de Agostinho da Silva – que gostava de se apresentar como marinheiro, como mestre e como monge –, a autora conta uma história a que os mais jovens serão sensíveis e, ao mesmo tempo, desafia-os ao exercício do pensamento assente na interrogação filosófica.

 

Autora: Fátima Murta

 

Fátima Murta, escritora, e actriz profissional, é divulgadora da poesia portuguesa. Dedica-se ainda à pintura e à tapeçaria.


Com formação na área da Filosofia, tem leccionado Teatro e Artes, nomeadamente, para crianças e adolescentes

Publicou em 2002 o seu primeiro conto infantil A Avó Natalina, e em 2004, O Jantar de Natal do Coelhinho Branco.

 

Jefferson Market Garden

via Facebook

 

Numa tarde agradável, sabe bem ler num jardim da cidade... talvez até ler este livro que encerra ensinamentos acerca do Professor Agostinho da Silva contados numa linguagem acessível aos mais jovens.

 

Uma boa sugestão de leitura para comentar na aula curricular?

 

A Professora GSouto

 

14.03.2007

 

Licença Creative Commons

3 comentários

  • Sem imagem de perfil

    G.S.

    14.03.07

    É mesmo mt agradável, Inês

    O Pl. Nacional de Leitura previa poder sair-se da escola para fazer leitura num jardim
    Eu adorava sair com as turmas para lermos num relvado macio.
    Quem sabe se senhores e/ou senhoras como estes/estas adeririam
  • Sem imagem de perfil

    Mafalda

    18.03.07

    É hotimo ler num jardim.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.