PNL : Eragon - o livro : leitura autónoma
Eragon
Christopher Paolini, 2003
https://www.paolini.net/works/
Excerto:
(...) O céu estava limpo e escuro, e uma ligeira brisa agitava o ar. Uma nuvem prateada passeava por cima das montanhas que o rodeavam, cujos cumes resplandeciam com uma luz rósea enviada pela lua cheia, embalada entre dois cumes. Correntes de água fresca desciam as montanhas, oriundos de glaciares imperturbáveis e de cúmulos de neve reluzente. Uma névoa pesada instalava-se no solo do vale, quase tapando os seus pés.
Eragon tinha quinze anos. Estava a menos de um ano da idade adulta. Umas sobrancelhas repousavam sobre os seus intensos olhos catanhos. As suas vestes estavam gastas do trabalho.
(...)
Eragon observou se não havia perigo, durante muitos e longos minutos, mas a única coisa que se mexia era a névoa. Cautelosamente, libertou a tensão do seu arco e avançou. Um raio de luz empalideceu-lhe o seu rosto quando parou em frente à pedra. Tocou-lhe com a seta e depois saltou para trás. Nada aconteceu, então pegou nela prudentemente .
A natureza jamais tinha polido uma pedra tão macia como esta. (...)
Christopher Paolini, Eragon, Descoberta
Eragon
Christopher Paolini, 2003
https://www.paolini.net/works/
Curta biografia:
Christopher Paolini nasceu no Sul da Califórnia e viveu a maior parte da sua vida em Paradise Valley, no Montana, com os pais e a irmã mais nova, Angela. Foi a sua paixão pela fantasia e a beleza natural do Montana que inspiraram o fantástico cenário de Eragon, o primeiro livro do Ciclo da Herança. Tinha quinze anos quando escreveu a primeira versão de Eragon, que acabou por ser publicado em 2003, transformando-se de imediato num sucesso mundial.
Seguiu-se Eldest, o segundo capítulo do Ciclo que acompanha Eragon e o dragão Saphira, e depois Brisingr e Herança. Artista talentoso, Christopher desenhou também as ilustrações dos livros.
Nos seus tempos livres gosta de afiar facas, entreter-se com videojogos, levantar coisas pesadas, e procurar exemplares perfeitos de cadernos com capa em pele.
Saber +
Primeiro volume do Ciclo A Herança, do jovem escritor norte-americano Christopher Paolini, Eragon foi lançado pelo jovem autor com o apoio da família, quando ainda era aluno do ensino secundário. Tinha apenas 15 anos.
O livro chegou rapidamente às mãos do editor Alfred A. Knopf que o transformou em sucesso mundial de vendas. Comercializado pela gigante Random House, manteve-se 52 semanas no topo da lista dos livros mais vendidos nos Estados Unidos.
Eragon é uma história repleta de acção, vilões e locais fantásticos, com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espada, inesperadas revelações e uma linda donzela.
Inspirado em J.R.R. Tolkien, que criou idiomas para os diálogos de seus personagens, Paolini utiliza o norueguês medieval para a linguagem dos elfos e inventa expressões específicas para os anões e os urgals, de modo a dar veracidade ao lendário reino da Alagaësia, onde a guerra está prestes a começar.
Ir mais longe:
Podes ler em língua inglesa aqui
PNL:
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 6º Ano de escolaridade Leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.
Sinopse:
Quando Eragon encontra uma pedra azul polida na floresta, acredita que poderá ser uma descoberta bendita para um simples rapaz do campo: talvez sirva para comprar carne para manter a família durante o Inverno. Mas quando descobre que a pedra transporta uma cria de dragão, Eragon depressa se apercebe de que está perante um legado tão antigo como o próprio Império.De um dia para o outro, a sua vida muda radicalmente, e ele é atirado para um perigoso mundo novo de destino, de magia e de poder. Empunhando apenas uma espada legendária e levando os conselhos dum velho contador de histórias como guia, Eragon e o jovem dragão terão de se aventurar por terras perigosas e enfrentar inimigos obscuros, dum Império governado por um rei cuja maldade não conhece fronteiras.Conseguirá Eragon alcançar a glória dos lendários heróis da Ordem dos Cavaleiros do Dragão? O destino do Império pode estar nas suas mãos...
Actividades:
Para os que ainda não leram, será que despertei o vosso interesse? Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura 6º Ano de Escolaridade Leitura Autónoma.
É hora, então, de passarem pela biblioteca da escola e requisitarem o livro! Depois, é só continuar a ler... para aplicarmos uma Ficha de Leitura, seguida de debate sobre as impressões pessoais registadas.
A Professora GSouto