Visita de Estudo 6I - Anos 80: Uma Topologia
Allan McCollum | Untitled Paper Construction (1975)
http://home.att.net/~allanmcnyc/
Relato
No dia 16 de Novembro de 2006, as turmas 6I/6C da Escola Francisco Torrinha saíram para fazer uma Visita de Estudo à Exposição Anos 80: Uma Topologia. Saímos da escola por volta das 10H30 e como estava bom tempo, fomos a pé porque sendo a Fundação de Serralves tão perto e não estando a chover, não havia necessidade de utilizar os transportes STCP.
Percorremos uma parte da Avenida Marechal Gomes da Costa com as sua bonitas casas e jardins encantadores.
Fomos divertidos e contentes a conversar e a brincar. Embora já não sejamos bébés... somos crianças e por isso fomos fazendo algumas partiditas por todos desejadas.
Quando entrámos no espaço, tudo era calmo e tranquilo. A fundação é muito bonita, o ambiente óptimo. Formaram-se grupos, já que éramos muitos.
A nossa turma dividiu-se em dois grupos: um de rapazes e outro de meninas, cada um com um Professor. Os grupos tinham monitores diferentes para acompanhar a visita. A nossa turma foi guiada pela Mariana e pela Cristina. Estava tudo muito organizado.
Com esta visita pretendia-se, segundo a nossa Professora de Português conhecer a arte dos Anos 80, isto é uma década antes do nosso nascimento.
As peças eram todas muito interessantes e por vezes curiosas, isto é, faziam-nos pensar sobre a forma de ver as coisas dos artistas. As monitoras também puxavam por nós [e estou a falar do grupo das meninas], diziam-nos que tinhamos que ser nós a descobrir o significado das obras. No nosso grupo feminino, imaginação não faltou!
Havia uma obra que parecia uma reunião de pais natais, mas um estava a ser enforcado! A monitora explicou-nos que o artista queria alertar para o verdadeiro significado do Natal!
Outra obra que nos agradou foi um conjunto de quatro quadros [um deles, ilustra a imagem do post] e foi-nos pedido para imaginar o que estaria o pintor a pensar ao criar um de cada cor!
O grupo de rapazes viu outras obras, algumas curiosas e divertidas. Os baldes, filmes que se viam do fim para o princípio.Pianos de perna para o ar. Era confuso!
Vimos tanta coisa! Havia muitas pessoas, mais escolas. O ambiente era muito bom! E fomos muito bem recebidos.
À saída fomos à loja da recordações para comprar um 'símbolo' que nos fizesse lembrar Serralves e a nossa visita. Quando saímos, ainda havia muita energia. Regressámos à escola a conversar e a cantar.
Pensamos que esta visita correu muito bem, pois as duas turmas aprenderam, 'criaram memória' segundo Ulrick Loock e divertiram-se a adquirir conhecimentos.
Os Professores relembraram certamente a década que viveram, os famosos Anos 80.
Esperamos repetir...
Alunos:
Ana Isabel, 11 anos
Ana Margarida, 11 anos
António Pedro, 11 anos
Madalena Guedes, 10 anos
Nuno, 11 anos
Sebastião Guedes, 11 anos
Opiniões
Gostei da visita porque nos deu a oportunidade de aprender mais sobre arte, e sobre os artistas dos anos 80. A obra que mais me sensibilizou foi o enforcamento do Pai Natal. Achei interessante uma pintura em que um homem tinha um problema: 'Que sapatos hei-de eu calçar?' Obrigada Professora pela oportunidade que nos deu de conhecermos esta Exposição!
Ana Margarida Castro, 11 anos
Gostei muito de ir à Fundação de Serralves. Os professores que nos acompanharam eram muito simpáticos. A monitora também era muito divertida. O que mais gostei foram as obras de Thomas Struth. Também um escultura de cartão muito original me chamou a atenção porque nos mostrava como poder ser criativo reciclar.
Bárbara, 11 anos
Gostei muito deir a Serralves! A monitora falou-nos do arquitecto que desenhou o Museu de Arte Contemporânea. Chama-se Siza Vieira e é avô dum colega de turma. A monitora mostrou-se depois muitas obras: pinturas, esculturas, e tantas outras coisas.
Miguel Borges, 11 anos
Na exposição vi objectos de arte muito interessantes, tais como quadros, filmes, uns balões muito engraçados, esculturas... Mas o que mais gostei foi um filme visto de trás para a frente!
Sebastião Guedes, 11 anos
Gostei muito da visita. Aprendi o que é arte contemporânea, e comecei a conhecer pintura, escultura e outros obras dos anos 80. Fiquei a saber coisas novas.
Raquel Victor, 11 anos
O meu grupo começou a visita pela maqueta do combóio. Este andava de 5 em 5m. Depois fomos ver uma obra que mostrava uma velhinha com um terço no pescoço sempre a rezar. Vi mais coisas e gostei muito!
José Diogo, 11 anos
Gostei muito de ir a Serralves. Havia muita gente, mais escola, alunos pequeninos e alunos do secundário. Não pensava ver tantas esculturas, mas mesmo assim gostei da exposição. Fomos muito bem recebidos.
Tiago Furtado, 11 anos
A exposição foi muito divertida e cultural. A Mariana, nossa monitora, era muito divertida e mostrou-nos imensas coisas! Do que mais gostei foi da maqueta do cómbóio, logo à entrada. Espero q Serralves apresente mais exposições assim, para podermos voltar. Obrigada Professora por nos levar!
Sebastião Guedes, 11 anos
Agradecimentos
Professora Luisa Pimentel (Inglês)
Professor Jorge Figueiredo (EVT)
Professor Ernesto Pereira (EVT)
Fundação de Serralves - Serviço Educativo
Mariana Brandão/ Cristina Alves [Monitoras]
A Professora Coordenadora
GSouto
06.12.2006