Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Visita de Estudo 6C - Anos 80: Uma Topologia

 

00067drs

 

Fotografia: Cindy Sherman

http://www.serralves.pt/

 

No dia 16 de Novembro de 2006, os alunos do 6C e do 6I da Escola Francisco Torrinha foram fazer uma visita de estudo à Fundação de Serralves. O objectivo era ter uma aula no Museu de Arte Contemporânea - Anos 80: Uma Topologia.

 

A Professora de Português publicou previamente um post  para que os alunos se informassem sobre o tema da Exposição e alguns aspectos mais relevantes.

 

Os alunos do 6C foram acompanhados pelas Professoras de Língua Portuguesa/ Formação Cívica e Língua Inglesa.

 

Relato 

 

Fomos guiados pelo monitor Pedro Magalhães que nos propôs fazer uma visita mais pormenorizada pelas salas ligadas à Fotografia. Antes da visita começar, o Pedro teve uma conversa connosco, explicou-nos o que era arte contemporânea. Falámos sobre acontecimentos importantes do final dos anos 70.

 

E assim partimos para uma viagem aos Anos 80, mas pela Fotografia!

 

Começámos então a nossa visita guiada com o fotógrafo Thomas Struth seguiram-se muitos outros até terminarmos em Cindy Sherman. O Pedro ia-nos explicando em pormenor cada fotógrafo, as suas técnicas e chamava a nossa atenção para aspectos mais importantes.

 

A certa altura, estávamos a ficar um pouco irrequietos por só ver Fotografia, embora continuasse a ser interessante.

 

anos80c.jpg

 Anos 80 - Uma Topologia

http://www.serralves.pt/

 

No final, tivemos direito a um bónus, embora o nosso estivesse já esgotado. O Pedro, muito simpaticamente, deixou-nos percorrer apressadamente as restantes salas da Exposição para ficarmos com uma ideia diversificada dos Anos 80. Passámos por obras muito modernas e coloridas.

 

Aprendemos muito. Certamente que nos Anos 80, os artistas libertaram muito mais os seus sentimentos que representaram em pintura, fotografia e escultura. Talvez também outros meios, mas não foi possível ver tudo.

 

Anos80.jpg

 http://www.serralves.pt/

 

Voltámos à escola com o Jornal de Serralves sobre a Exposição para podermos pesquisar sobre todas as obras que vimos e debater a nossa experiência numa aula viva no museu que nos abriu novos conceitos de arte.

 

Inês Gil, 11 anos

Cláudia Carneiro, 10 anos

 

{#emotions_dlg.meeting}Opiniões

 

Eu gostei bastante desta Exposição sobre Fotografia, embora ache que foi um pouco inadaptada para a nossa idade. É claro que gostei de apreciar os fotógrafos presentes, mas penso que teria sido mais interessante se tivessemos passado por outras aspectos da Exposição. Ficaria com uma ideia geral dos Anos 80.

 

Cláudia Carneiro, 11 anos

 

Eu gostei muito de ver as fotografias a preto e branco que mostravam prédios. Também gostei de outras, mas achei que a visita sobre Fotografia não era muito apropriada para a minha idade. Mesmo assim, o Pedro explicava muito bem e foi muito interessante esta aula diferente.

 

Francisca Miranda, 11 anos

 

A Exposição era muito grande e não pudemos ver tudo. Vimos sobretudo a parte dedicada à Fotografia. Algumas eram muito interessantes. Não eram só as fotografias... penso que toda a Exposição deve ser muito interessante. Adorei esta visita a Serralves!

 

Francisco Melo, 11 anos

 

Vimos fotografias de muitos fotógrafos: Thomas Struth, Candida Höfer, Hannah Villiger, Louise Lawler, Cindy Sherman, Jean Michel Baskiat, entre outros. Quando passámos na parte final pelas outras salas, reparei em algumas esculturas e quadros. Gostei muito desta visita!

 

Carolina Neves, 11 anos

 

O monitor Pedro explicou-nos o significado da Exposição através das fotografias. Não gostei muito de estar a ver só fotografias, embora o assunto fosse interessante. Mesmo assim, gostei muito e aprendi muito!

 

Mafalda Morais, 11 anos

 

O nosso monitor chamava-se Pedro. Confesso que no início não estava a gostar muito da visita, mas a Professora de Português explicou-nos algumas coisas sobre  assuntos fotografados e então comecei a achar mais interessante. A parte que mais gostei foi quando no final passámos por uma sala que tinha obras de um artista de origem índia.

 

Carolina Rangel, 11 anos

 

Eu e os meus colegas e Professoras sentámo-nos no chão em círculo para ouvirmos as explicações dadas pelo Pedro sobre a Exposição, antes de iniciarmos a visita. Disse-nos que também não devíamos tocar em nada. Depois fomos ver muitas fotografias. Gostei muito!

 

Elisabete Lopes, 14 anos

 

Eu gostei muito da visita a Serralves, embora a parte da exposição em que nos detivemos mais não fosse muito adequada à nossa idade. Mas foi interessante... gostei mais da segunda parte da visita. Fixei o nome da fotógrafa Candida Höfer. Gostei das suas fotografias, por isso esta visita foi interessante para mim. A última parte, não tivemos tempo de ver em pormenor, quando passámos pelas salas apressadamente. Mas gostei muito!

 

Carolina Casaca, 11 anos

 

Gostei muito de ir a Serralves ver a Exposição Anos 80! Gostava de ter admirado outros aspectos da exposição para além da Fotografia. Mesmo assim, foi interessante porque fiquei a conhecer alguns fotógrafos mundiais bem como as suas técnicas de fotografar. Achei interessante a explicação que o monitor nos deu sobre o que é arte contemporânea! Esta exposição foi muito importante para termos uma ideia concreta sobre a arte dos anos 80. Gostei muito desta visita e quero  voltar para ver o resto da Exposição.

 

Inês Gil, 11 anos

 

Agradecimentos

 

Professora Luisa Pimentel (Inglês)

Professor Jorge Figueiredo (EVT)

Professor Ernesto Pereira (EVT)

Fundação de Serralves - Serviço Educativo

Pedro Magalhães [Monitor]

 

A Professora Coordenadora

GSouto

 

29.11.2006

 

Licença Creative Commons

 

11 comentários

Comentar post