Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Visita de Estudo . Fundação de Serralves : Exposição Anos 80 - Uma Topologia !

 

 

anos80-serralves-2006.poster.jpg

 

Cartaz : Exposição Anos 80 : Uma Topologia

https://www.serralves.pt/

 

"Parte do interesse em revisitar os anos 80 resulta de que muita da arte de hoje reflecte esse legado, embora negando ou ignorando esse passado. Reconsiderar os anos 80 pode servir como ferramenta para destacar e reflectir sobre alguma da arte do presente." (...)

 

Museu Contempârneo Serralves

 

Aula no Museu é sempre uma experiência muito enriquecedora em qualquer curriculo. Educa os alunos para o apreço pela cultura. tivemos essa experiència com a Exposição de Paula Rego.

 

Uma aula curricular apoiada na Exposição Anos 80. Uma Topologia terá necessariamente um forte impacto no ensino e aprendizagens dos alunos. É um momento estético de grande impacto.

 

É pois com alegria que preparo uma Visita de Estudo das turmas 6º ano C/I ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves, no próximo dia 16 Novembro 2006.

 

 

 

 

Trata-se de uma das maiores exposições apresentadas em Serralves, integrando cerca de 250 obras de referência de setenta e três artistas de todo o mundo.

 

A visita será guiada por Monitores disponibilizados amavelmente pelo Serviço Educativo.

 

Os alunos far-se-ão acompanhar pelos Professores de Língua Portuguesa, Formação Cívica, Educação Visual e Tecnológica, Área de Projecto e Estudo Acompanhado.

 

Actividades de carácter pedagógico e cultural serão desenvolvidas com base nesta Aula prática Exposição Anos 80

 

 

 

Anos 80 : Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves
 

 

Exposição Anos 80: Uma Topologia

 

"Porquê os anos 80? Nessa década o mundo assistiu a mudanças significativas nos campos político, social e cultural. Estas geraram novos desenvolvimentos, de grande alcance, cujos desfechos se têm revelado nos anos que agora vivemos. Os anos 80 são o tempo entre a história recente e o presente

(...)

A Exposição organiza-se em núcleos geográficos (ex: Düsseldorf, Colónia, Áustria/Países de Leste, Bélgica/Holanda, França, Grã-Bretanha, Península Ibérica, América do Sul, Nova Iorque, Los Angeles, Vancouver, artistas isolados... (...)

 

Museu Contermporâneo de Serralves

 

 

 

Anos 80 : Uma Topologia
créditos : Museu de Serralves
 

 

 

Saber +

 

Alguns Acontecimentos determinantes para os Anos 80:

 

"No final dos anos 70 alguns acontecimentos devem ser considerados determinantes para o que aconteceu no início da nova década:

  • A eleição de um Papa polaco – passo decisivo que deixava antever o princípio do fim do domínio comunista nos países do Pacto de Varsóvia.
  • A revolução islâmica no Irão – manifestando o surgimento de um novo poder desequilibrante da lógica Leste – Ocidente.
  • O nascimento do primeiro bebé proveta, a 25 de Julho de 1978 – desafio aos procedimentos naturais de gerar vida humana.
  • No final dos anos 80, a queda do muro de Berlim (1989) foi o evento mais visível..."

 

Museu Contermporâneo de Serralves

(texto com supressões)

 

As expectativas são grandes para todos, alunos e Professores! Estamos convictos que a Exposição Anos 80: Uma Topologia nos vai proporcionar aprendizagens no plano estético-cultural de grande impacto nos diferentes curriculos.

 

Partindo desta visita guiada, serão desenvolvidas Actividades no âmbito de um projecto transdisciplinar que, mais uma vez, vai desafiar a nossa criatividade.

 

 

Não esquecer !

 

  • Bloco de Notas e caneta. Telemóveis ainda não são permitidos nas salas do Museu.
  • Senha ida/volta Autocarro (deslocação)

 

Os restantes alunos poderão regressar à escola com os professores.

 

A Professora GSouto

15.11.2006

 

 Licença Creative Commons

 

63 comentários

Comentar post

Pág. 1/3