Homenagem : Ilse Losa, escritora, tradutora : livros & outros recursos
Ilse Losa [1913-2006]
"Escrevo para todos e espero que todos me leiam"
Ilse Losa
Escritora portuguesa de origem alemã, nascida em Hanover, de ascendência judia, veio para Portugal em 1934, fugindo à perseguição Nazi. Instalou-se no Porto e aqui viveu até morrer. Foi casada com um arquitecto português.
É conhe-cida principalmente pelos seus livros para crianças, entre os quais se destacam os livros autobiográficos de memórias das perseguições dos judeus. O mais conhecido, O Mundo em que Vivi (1943).
Ilse Losa, jovem
créditos: Autor não identificado
via GeneAll
Biografia:
Losa nasceu dia 20 de Março de 1913, em Buer, uma pequena aldeia alemã localizada a 125 km de Hannover. Filha de casal judeu alemão Artur Lieblich e de Hedwig Hirsch Lieblich, Ilse foi é criada, em criança, pelos seus avós paternos Joseph e Fanny.
Anos mais tarde, volta a viver com os seus pais e com Ernest e Fritz, seus irmãos mais novos. Estudou nos liceus de Osnabrück e Hildesheim e, posteriormente, no Instituto Comercial de Hanôver.
Com a morte do pai, vitima de doença, a família fica com muitas dificuldades económicas, Decide então partir para Inglaterra em 1930, a fim de arranjar um trabalho com o qual pudesse ajudar a sustentar a mãe e os irmãos.
Ilse Losa
bibliografia & selo comemorativo
montagem de O Leme
ilustração: João Machado, 1983
Aí, faz babysitting durante um ano, tem os primeiros contactos com estabelecimentos de ensino infantil, o que mais tarde contribuiria para a sua inclinação para escrever livros para crianças.
De regresso à Alemanha, encontra o seu país envolto na ideologia nazi, com constantes ataques e persequições a judeus. Na sua qualidade de judia, é ameaçada pela Gestapo de ser conduzida para um campo de concentração.
Consegue fugir da Alemanha com a sua mãe, e chega a Portugal em 1934. É acolhida pelo seu irmão Fritz que já vivia na cidade do Porto. Em 1935, adquire a nacionalidade portuguesa pelo seu casamento com o arquitecto Arménio Taveira Losa.
O Mundo em que Vivi
Ilse Losa, 1998
Edições Afrontamento
Três anos mais tarde, nasce a sua primeira filha, Alexandra. Onze anos depois, em1949, nasce a sua segunda filha, Margarida. Nesse ano publica o seu primeiro livro, O mundo em que vivi, onde relata, de forma impressionante e comovente, a sua vida desde a infância até à altura em que teve de abandonar a Alemanha para fugir à perseguição dos nazis.
A partir desta data, passa a dedicar-se à tradução e à literatura infanto-juvenil.
Na Quinta das Cerejeiras
Ilse Losa, 1981
ilustração: João Machado
editora ASA
https://ilselosa.wordpress.com/
Prémios:
Ilse Losa foi galardoada em 1982 pelo seu livro A Quinta das Cerejas com o Prémio Gulbenkian de Texto. Em1984, Ilse Losa obteve o "Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças", pelo conjunto da sua obra.
Silka
Ilse Losa,
Livros Horizontr
Em 1989, recebeu, o Prémio Maçã de Ouro, atribuído pela Bienal Internacional de Bratislava, pelo seu livro Silka. O livro relata uma lenda nórdica que um dia contaram a Ilse Losa e que ela recria à sua maneira: bela e triste.
Uma menina, Silka, enamora-se de Reinaldo e com ele vai viver para o fundo do mar.
A 9 de Junho de 1995, é feita Comendadora da Ordem do Infante D. Henrique.
À Flor do Tempo
Ilse Losa,1997
https://ilselosa.wordpress.com/
O livro é uma recolha de crónicas de Ilse Losa, dispersas por jornais e revistas ao longo de quase meio século e "configura, para lá da diversidade dos temas, das circunstâncias e dos estados de alma, uma das facetas mais vincadas da actividade da escritora, tão atenta às gentes e às realidades do Porto, como entregue à evocação da terra natal, a Alemanha."
Meia centena de textos onde confluem as experiências vividas no mundo real com o projecto latente da sua transformação no voo ficcional.
O livro conta com um posfácio de Américo Oliveira Santos, docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
E em 1998, recebe o Grande Prémio de Crónica, da Associação Portuguesa de Escritores pela sua obra À Flor do Tempo.
Recebeu, em 1991 o Grande Prémio de Livros para Crianças atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Ilse Losa
desenho: Autor não identificado
https://viagemdasletras.files.wordpress.com/
Escreveu regularmente desde 1949, sendo o seu livro "Um Fidalgo de Pernas Curtas" muito conhecido, bem como "Contos de Eva Luna."
Um Fidalgo de Pernas Curtas
Ilse Losa
ilustração: João Machado, 1983
editora ASA
Outras actividades
Ilse Losa traduziu de alemão para português, entre outros autores; Brecht, Anna Seghers, Erich Kästner e Max Frisch, para além do nosso bem conhecido Hans Christian Andersen. Fez, também, a tradução para português do Diário de Anne Frank.
Vários autores portugueses foram também traduzidos para alemão por Ilse Losa.
O Diário de Anne Frank
Anne Frank, 1942-1944
https://www.leyaonline.com/pt/
Divulgou vários autores portugueses na Alemanha. Trabalhou também para a televisão criando séries infantis.
Outros livros:
O Expositor
Ilse Losa, 1982
Ilustração: António Modesto
Afrontamento
Beatriz e o Plátano
Ilse Losa
ilustração: Luisa Couwenbergh
Na sua obra, é notável a forma dolorosa com que exprime as angústias por que passou na sua vida, sendo vista como estrangeira e estranha no seu país natal e até na sua pátria adoptiva.
Apesar de ser mais conhecida pela escrita destinada aos mais novos, a sua obra estende-se ao romance, ao conto e à crónica.
O Mundo em que Vivi
Ilse Losa,1998
Edição Afrontamento
A autora de O Mundo em que Vivi morreu aos 92 anos, no dia 6 de Janeiro 2006.
Mostra Ilse Losa 10913-2006
Mostra Ilse Losa 1913-2006
BN de Portugal
No ano em que se comemora o Centenário do nascimento de Ilse Losa, a BNP dedica-lhe uma pequena mostra. Para além da bibliografia, poderão ser vistos alguns originais de artistas que ilustraram a sua obra, como Júlio Resende, João Machado e João Nunes. Ler mais
Centenário Ilse Losa 1913-2013
Actividades:
Para folhear oniline um projecto de escola aqui
Convidar os alunos a descobrir os diferentes livros da autora, seleccionar os que já leram ou gostariam de ler.
Solicitar aos professores o desenvolvimento de um projecto transcurricular - Línguas, História, Geografia, Música - próprio, apoiando-se no modelo acima mencionado.
Exposição Centenário Ilse Losa
ilustradora Manuela Bacelar
Câmara de Esposende
https://correiodominho.pt/noticias/
A abertura da Exposição “Ilse Losa de Manuela Bacelar" marcou o início das Comemorações do Centenário do Nascimento da escritora Ilse Losa, que a Câmara Municipal de Esposende levou a efeito.
A Mostra esteve patente na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura e foi a primeira das actividades agendadas com o intuito de recordar a conceituada escritora, de origem alemã, que manteve forte ligação a Esposende, e dar a conhecer a sua obra.
Além das ilustrações de Manuela Bacelar, a exposição integrou a obra bibliográfica de Ilse Losa e uma pequena memória do casal Ilse Losa e Arménio Losa alusiva à relação que mantiveram com Esposende, concretamente uma fotografia do casal e uma imagem da casa que construíram na cidade.
Retrato de Ilse Losa

Links úteis:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ilse_Losa
https://fragmentosvirtuaisdumaprofessora.blogspot.com/2012/11/ilse-losa-1913-2006.html
https://escolasdaeuropa.blogs.sapo.pt/ilse-losa-ecrivain-portugais-dorigine-218382
https://www.infopedia.pt/$ilse-losa
http://www.leme.pt/biografias/80mulheres/losa.html
A Professora GSouto
12.01.2006
actualizado 26.01.2022