Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Erwin Schrödinger & a Revolução Quântica : recursos

 

erwin-schrodinger4a.jpg

 

 Erwin Schrödinger

@royalsociety

 

O Prémio Nobel da Física, Erwin Schrödinger, físico austríaco, nasceu em 12 de Agosto de 1887. Conhecido por suas contribuições na mecânica quântica, especialmente a equação de Schrödinger que lhe valeu o Nobel de Física em 1933.

 

 

doodle-Erwin Schrödinger.jpg

 

 

Google Doodle 126º Aniversário de Erwin Schrödinger

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

Neste dia, ao acederes à página principal do motor de busca Google, deparas com um  Doodle que celebra o 126º aniversário do cientista da Física Quântica, Erwin Schrödinger vencedor do Prémio Nobel de Física em 1933. 

 

 

 

via Famous Scientists

 

As imagens escolhidas para o Doodle de Google fazem alusão a duas de suas principais descobertas no campo da Física Quântica: a Equação de Schrödinger e o experiência mental conhecida como o Gato de Schrödinger.

 

 

erwin-schrodinger1.jpg

 

 

 Erwin Schrödinger, 1887-1961

https://en.wikipedia.org/

 

Saber +

 

Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger, conhecido como Erwin Schrödinger nasceu em Viena, Austria, em 12 Agosto 1887, filho de um botânico, Rudolf Schrödinger e de Georgine Emilia Brenda, filha de Alexander Bauer, Professor of Química. 

 

Schrödinger foi um teórico muito bem sucedido e deu grandes contribuições à Mecânica Quântica.

 

Equação de Schrödinger valeu-lhe o Prémio Nobel da Física em 1933. na equação, o físico descreve a evolução temporal do estado quântico de um sistema físico, que também é conhecida como a "segunda Lei de Newton" da Mecânica Quântica

 

 

 

 

Gato de Schödinger

https://en.wikipedia.org/

 

 O Gato de Schrödinger, por sua vez, é um experiência em que um gato é colocado numa caixa fechada com um frasco de veneno e um contador Geiger que detecta radiação. O contador pode ser activado ou não, o que decide a vida do gato. Na experiência, o animal é ligado a um martelo que, caso accionado pelo contador Geiger, quebra o vidro e mata o felino Pobres gatos da época...

 

Erwin Schrödinger passou a ser conhecido como o pai da Física Quântica, graças portanto às suas pesquisas. Foi professor em diversas Universidades e fez mais de 50 publicações, sendo uma das principais a "O que é a vida?" What is Life, editada em 1944.

 

 

erwin-schrodinger-book.jpg

 

What is Life

Erwin Schrödinger

https://en.wikipedia.org/

 

Schrödinger morreu em 1961, vítima de tuberculose. O seu legado como autor e professor e as suas contribuições como pesquisador nos estudos da Mecânica Quântica ficaram eternizados na história da Física.

 

 

Erwin_Schrodinger_at_U_Vienna.JPG

 

 

Busto de Erwin Schrödinger

University of Vienna, Austria

https://en.wikipedia.org/

 

Recebeu outros prémios, para além do Nobel da Física (1933), homenagens em vida, tal como a criação do Instituto Internacional de Física e Matemática Erwin Schrödinger, em Viena.

 

Foi ainda celebrado postumamente. Existe um edifício na Universidade de Limerick (Irlanda) com o seu nome, e uma enorme cratera na Lua recebeu o seu nome.

 

 

 

 

Tal como Ada Lovelace, uma das primeiras mulheres matemáticas, ou Thomas Edison, um dos mais célebres cientistas, entre muitos outros, Google celebra efémerides sobre pessoas, acontecimentos com Doodles para relembrar ou trazer ao conhecimento de todos, escritores, cientistas, poetas, músicos, de modo a alargar a cultura geral a todos. 

 

Uma ideia original, criativa e cheia de mérito, não vos parece? Google está de parabéns, pois esta prática resultou e tem gerado a curiosidade de milhares de estudantes no mundo para assuntos que até então, só se estudavam ou ouviam nas escolas e universidades.

 

Atenção! A experiência do gato de Schrödinger não é para repetir com o teu gato!

 

Continuação de boas férias! As minhas começam muito em breve!

 

A Professora GSouto

 

12.08.2013

 

Licença Creative Commons

 

2 comentários

Comentar post