Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil : Não ao trabalho infantil !

 

 

 

Dia Mundial Contra Trabalho Infantil, 2013

http://www.ilo.org/

 

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que 10,5 milhões de crianças trabalham em actividades domésticas, sendo que 47% delas têm menos de 14 anos de idade e a maioria (72%) são meninas.

 

O trabalho infantil doméstico é considerado uma das piores formas de trabalho para crianças e, por isso, é este ano o foco central das acções do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil que se celebra todos os os anos no dia 12 Junho.

 

Tema: 

 "Não à exploração infantil no trabalho doméstico”.

 

Saber +

 

Segundo os dados da ILO, 3,8 milhões das crianças que trabalham em casas de terceiros têm entre 12 e 14 anos de idade e 3,5 milhões são ainda mais novos: têm entre 5 e 11 anos de idade.

As estimativas apontam que cerca de 5,5 milhões dessas crianças são vítimas do trabalho forçado ou do tráfico de pessoas para trabalho forçado.

 

 

 

 

Trabalho infantil

 http://1.bp.blogspot.com/

 

Devido a essa situação, as Nações Unidas alertam para a necessidade de os governos a nível mundial realizarem reformas legislativas e aplicarem políticas que garantam "a eliminação do trabalho infantil em actividades domésticas", estabelecendo uma idade mínima para o ingresso de  jovens no trabalho.

 

Recomenda também a criação de condições de trabalho decentes e a protecção adequada para os/as jovens trabalhadores/as domésticos/as que estão acima da idade mínima legal para o trabalho.

 

A idade mínima para trabalhar varia de acordo com a natureza das actividades. Para trabalhos rápidos e seguros que não atrapalhem a formação escolar, a idade mínima ideal é entre 13 e 15 anos de idade.

 

Já os trabalhos perigosos só podem ser exercidos por maiores de 18 anos. A idade mínima limite para admissão em empregos, quando o/a adolescente está em fase de finalização da escolarização é, em geral, 15 anos de idade.

 

 

child-labour-Nepal.jpg

 

 

Free Children from Work 

via Wikipedia

https://simple.wikipedia.org/

 

Ir + longe:

 

A promoção de um movimento mundial contra o trabalho infantil é outra recomendação da ONU a todos os governos.

 

A escravidão, o tráfico de crianças e adolescentes, a servidão por dívidas e outras formas de trabalho forçado, além do recrutamento forçoso de crianças para serem utilizadas em conflitos armados, prostituição, pornografia, e outras actividades ilícitas, constituem inquestionavelmente as piores formas de trabalho infantil, proibidas mundialmente.

 

 

 

 

O vídeo aqui publicado, data de 2010, mas a situação em 2013 não será muito diferente. Infelizmente, até piorou com a crise económica a nível mundial. A pobreza alastra por muitos países europeus e outros países desenvolvidos não europeus.

 

É importante que os jovens não abandonem a escola, dado que a educação poderá ser a maior arma contra o trabalho infantil!

 

Actividades: 

 

  • Participa nesta campanha na tua escola : debates, cartazes, exposição, leitura de dos Direitos das Crianças.

 

A Professora GSouto

 

12.06.2013

 

 Licença Creative Commons