Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

O Príncipezinho faz 70 anos e ganha livro Pop-up !

 

 

 

O Principezinho

Antoine de St Exupéry

https//www.presenca.pt/

 

Já imaginaram? O Principezinho está a celebrar o seu 70º aniversário! Quem diria? Pois é! Publicado pela primeira vez a 6 de de Abril de 1943,  em Nova Iorque, o livro de Antoine Saint-Exupéry comemorou ontem 70 anos de existência.

 

Lembram quando Google celebrou o 110º aniversário de Saint Exupéry? Foi em 29 Junho 2010. Mas, voltemos então, ao seu livro mais conhecido no mundo inteiro.

 

petit-prince5.jpg

 

 

The Little Prince

Antoine de Saint-Exupéry

https://www.amazon.ca/

 

Saber +

 

Talvez não saibas que O Principezinho não foi lançado pela primeira vez em França, mas sim nos Estados Unidos, Nova Iorque, onde Saint-Exupéry se encontrava exilado durante a Segunda Guerra Mundial. O livro só mais tarde foi editado em França, em 1946, pela editora Gallimard, a título póstumo, dado que como te lembras, Saint Exupéry foi dado como desaparecido durante um voo em 1944.

 

A história, sobre um aviador que tem uma avaria em pleno deserto do Sahara, quase parece premonitória. Descreve uma viagem por vários planetas, por onde O Principezinho vai encontrando uma série de personagens com quem vai conversando e aprendendo, através de diálogos metafóricos e filosóficos. Daí, por vezes, os mais jovens não entenderem muito bem o livro! Mas nada que um professor não possa apoiar numa leitura acompanhada em sala de aula

petit-prince6.jpg

Le Petit Prince

Antoine de St-Exupéry

https://www.lepetitprince.com/

 

O livro conta com as ilustrações do autor, Saint-Exupéry, e é uma verdadeira e deliciosa caminhada pelos ensinamentos da vida, a imaterialidade dos afectos e das coisas que mais devemos valorizar:

 

"O essencial é invisível aos olhos"

Antoine de Saint-Exupéry,  O Principezinho (excerto)

 

 

 

O Principezinho  em Livro Pop-up

Antoine de Saint Exupéry

Editorial Presença

https://www.presenca.pt/

 

Curiosidades:

 

Em 2009, a editora Presença lançou uma edição especial, O Grande Livro Pop-up. É uma das edições mais bonitas desta obra. A narrativa ganha uma nova vida com as aguarelas do autor investidas de movimento e de graciosidade tais que o leitor vai folheando com encantamento.

 

 

principezinho-popup1.jpg

 

 

O Principezinho em Livro Pop-up

Antoine de Saint Exupéry

Editorial Presença

https://www.presenca.pt/

 

O principezinho, a rosa, a raposa surgem-nos mais vivos e reais, levando as crianças e por que não os adultos a manterem intacta a capacidade do maravilhamento perante a beleza da obra de Saint-Exupéry.

 

 

 

Mensagens:

 

Mas, O Principezinho tem mensagens que atraversam os tempos:

Paz, protecção do planeta, protecção da infância, tolerância, interculturalidade, direito à educação.

 

 

principezinho-popup3.jpeg

 

 

O Principezinho em Livro Pop-up

Antoine de Saint Exupéry

Editorial Presença

https://www.presenca.pt/

 

Ir + longe:

 

O destino fabuloso deste livrinho é um verdadeiro fenómeno éditorial. 70 anos, 70 capas, perto de 265 traduções, mais de 1 300 edições e 145 milhões de cópias vendidas.

 

 

L Princepico

versão em Mirandês

Antoine de St Exupéry

https://www.leyaonline.com/

 

Se estão atentos a este blogue, sabem que em 2011, O Principezinho ganhou uma edição em mirandês! Verdade! O objectivo desta edição em mirandês,  L Princepico é dar a conhecer a língua mirandesa escrita, já oficialmente reconhecida desde 1998- As pessoas falam e ouvem, mas raramente lêem na língua. 

 

Voltemos mais uma vez à celebração dos 70 anos da obra. O novo sítio oficial Le Petit Prince.com dá-te todas as novidades sobre esta celebração mundial. É só estares atento à página Actus. Também poderás seguir a página oficial no Facebook.

 

Estou certa que muitas outras edições comemorativas do 70º aniversário de Le Petit Prince sairão um pouco por todo o mundo, bem como espectáculos brilhantes se realizarão, como este que teve lugar em Paris, em 2011, La Défense. Aqui te deixo a 1ª parte. Poderás encontrar as partes 2 e 3 no YouTube.

 

 

 

 

Para mim, continua a ser um dos meus livros favoritos. E para muitos leitores também, se estivermos atentos ao número de vendas e às inúmeras línguas em que está traduzido.

 

Ah! Se gostas de ler em e-reader, já está disponível a versão e-book no iTunes. Tudo boas notícias... só para vos incentivar a ler mais!

 

 

 

Le Petit Prince

Antoine de saint-Exupéry

livre animé, version numérique

https://books.apple.com/fr/

 

 

petit-prince7.jpg

 

 

screenshot: Le Petit Prince 

Antoine de saint-Exupéry

livre animé, version numérique

https://books.apple.com/fr/

 

Actividades:

 

Curriculos de Línguas :  Português, Français LE

 

  • Será interessante fazer um estudo apronfundado sobre a obra e o seu  autor. O novo sítio official é uma boa fonte de pesquisa, além de outras, para educadores e estudantes.
  • Ainda a utilização da edição do e-book divulgada em Dezembro 2012. Versão iPad, iPhone, Android (apps). Infelizmente não é gratuito.

 

Só coisas boas e fantásticas aventuras!

 

 A Professora GSouto

 

07.04.2013

 

Licença Creative Commons