Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia da Poesia e da Árvore 2013 !

 

 

http://www.iplb.pt/

 

Verdade! Já deveriam estar a pensar que ecquecera de assinalar o Dia Mundial da Poesia e da Árvore. Não, não me esqueci- impossível - mas regressei ontem ao final da tarde de Bruxelas e quase não tive tempo de coordenar novo ritmo horário e reoganização de tarefas.

 

Dia da Poesia:

 

Então, como já sabem, o Dia Mundial da Poesia celebra-se sempre a 21 de Março. O Dia Mundial da Poesia foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999.

 

Dia Mundial da Poesia celebra a diversidade do diálogo, a livre criação de ideias através das palavras, a  preservação da poesia oral, a criatividade e inovação.

 

A data pretende ser uma reflexão sobre o poder da linguagem e do desenvolvimento das habilidades criativas de cada pessoa e de cada povo. Por isso a UNESCO apela para a divulgação da poesia local a nível mundial.

 

" Nos últimos 30 anos tem havido uma forte revitalização do interesse pela poesia, com a proliferação de actividades poéticas no mundo e com um aumento no número de poetas."

 

A poesia contribui para a diversidade criativa, usando as palavras e os nossos modos de perceção e de compreensão do mundo.

 

Eu adoro poesia com sabem! E muitas foram as aulas que dedicamos à Poesia, quer lendo os nossos poetas - e como somos um país de bons poetas! - quer lendo poesia de poetas estrangeiros. quer escrevendo poesia. Até fizemos uma ficha digital sobre o texto poético, lembram?

 

E também criámos textos poéticos, como as quadras de S.João, os pequenos poemas partindo de letras do alfabeto, adivinhas, quadras populares, ou áreas temáticas, tudo isto em ambiente de aprendizagem com jogos.

 

O Dia de S Martinho também nos motivou a escrever curtos poemas que foram expostos em jornais de parede (salas de aulas, corresdores de acesso às salas), depois de lermos o livro digital Histórias de S. Martinho.

 

O ano passado, destacamos o concuros Faça lá um poema! colaboração do Plano de Leitura e do Centro Cultural de Belém, que este ano se repete. Poderão ver o cartaz das actividades propostas para este Dia Mundial da Poesia aqui

 

 

dia-poesia-2013.jpeg

 

 https://www.ccb.pt/

 

Convém não esquecer que hoje se celebra também o Dia da Árvore e o Dia Internacional da Floresta.

 

 

dia-poesia-e-arvore-2013.jpeg

 

créditos: Autor não identicado

via Google Images

 

Dia da Árvore:

 

A primeira comemoração do Dia da Árvore teve lugar em 1872, nos Estados Unidos. Depois, rapidamente se expandiu por muitos países a nível mundial. Em Portugal, comemora-se desde 9 Março 1913.

 

Todos nós gostamos muito de árvores. Elas são-nos imprescindíveis no nosso dia-a-dia. Tanto como a poesia.

 

Então para comemorar esta cumplicidade entre a poesia e as árvores, aqui vos deixo este poema de Ricardo Reis que como sabemos é um dos heterónimos de Fernando Pessoa:

 

Segue o teu destino,

Rega as tuas plantas,

Ama as tuas rosas.

O resto é a sombra

De árvores alheias.

 

A realidade

Sempre é mais ou menos

Do que nós queremos.

Só nós somos sempre

Iguais a nós própios.

 

Suave é viver só

Grande e nobre é sempre

Viver simplesmente.

Deixa a dor nas aras

Como ex-voto aos deuses.

 

Ricardo Reis

 

Leia poesia! E plantem uma árvore!

 

A Professora GSouto

 

21.03.2013

 

Licença Creative Commons

2 comentários

Comentar post