Língua Portuguesa, a nossa !
Sabem que sempre fui contra o Acordo Ortográfico. Conhecem bem a minha posição em relação ao que considero um atentado à raiz latina da nossa língua.
Pois é! Parece que a razão chegou. E do outro lado. O governo brasileiro adiou a aplicação do Novo Acordo Ortográfico segundo podemos ler. E fê-lo com base numa petição que reuniu 20 000 assinaturas
Em Portugal, uma petição semelhante reuniu mais de 130 000 mil assinatura e não teve qualquer eco. Assim, o AO entrou de rompante nas escolas portuguesa de um ano lectivo pra outro, em níveis curriculares.
E agora, como se sentirão os professores, os curriculares de Língua Portuguesa com base em Linguísticas que tanto lutaram para contrariar o absurdo?
E que se vêem constrangidos, mesmo não o aplicando pessoalmente, e nem nos currículos de Língua Portuguesa que leccionam? Impossível induzir os alunos numa grafia que não nos pertence?
via CiberDúvidas da Língua Portuguesa
Que argumentos apresentar aos alunos para explicar que a grafia que aprenderam até ao ano lectivo anterior já não é 'correcta'. Mais, como chamar à grafia correcta, 'português antigo' ?! Antigo?!
E os pais e educadores que compraram Dicionários de Língua Portuguesa até ao ano transacto e agora se vêem obrigados a gastar mais dinheiro em Dicionários de Língua Portuguesa con AO e manuais novos com AO (quando os manuais do ano lectivo anterior ainda estavam em vigor) para que os seus educandos possam acompanhar as novas normas.
Vasco Graça Moura
créditos: Autor não identificado
via Comunidade Cultura e Arte
Vasco Graça Moura, um dos mais conceituados escritores portugueses, muito se opôs, no alto do seu repertório literário. ao surgimento do Acordo Ortográfico, reivindicando a autonomia identitária da Língua Portuguesa, para além de denunciar os interesses geopolíticos e empresariais de origem brasileira. Esta visão é sustentada no seu escrito “A Perspetiva do Desastre”.
E tão coerente foi que, ao assumir a presidência do Centro Cultural de Belém, decidiu que o CCB usasse de novo as regras ortográficas que são devidas ao bom uso da Língua Porguesa.
“O Brasil vai rever o acordo, portanto é completamente delirante nós ficarmos para trás. Agora vamos ter três grafias: a brasileira actual, a africana, porque Angola mantém e muito bem as regras ortográficas que estão em vigor e não as do acordo, e a portuguesa, que é uma coisa sem pés nem cabeça."
Vasco Graça Moura.
Já em Setembro 2012, o PEN Internacional condenara por unanimidade o AO. E desde sempre vozes se fizeram ouvir contra. Escritores, professores, e pessoas de todos os quadrantes da sociedade e da cultura.
"Sim, porque a orthographia também é gente. A palavra é completa vista e ouvida. E a gala da transliteração greco-romana veste-m'a do seu vero manto régio, pelo qual é senhora e rainha."
Fernando Pessoa
Não poderia estar mais de acordo! Absolutamente delirante!
A Professora GSouto
09.01.2013