Dia Mundial de Luta contra a Sida
Hoje, dia 1 de Dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Sida. Este ano, o tema é "Getting to Zero: Zero de novos infectados com HIV, Zero discriminação, Zero mortes relacionadas com SIDA
Este dia visa alertar as populações para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente.
Saber +
A data tem ainda como objectivo lembrar todas as vítimas que morreram ou estão infectadas com o vírus HIV.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta em 1981 e já matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.
Pelo menos 2,5 milhões de pessoas contraíram o VIH em 2011, ano em que se calcula que viviam, em todo o mundo, 34 milhões de pessoas infectadas. Destas pessoas, 23,5 milhões estão na África sub-sariana, cinco milhões na Ásia, 1,4 milhões na América Latina, 1,4 milhões na América do Norte, 900 mil na Europa, 300 mil no Médio Oriente e África setentrional, 230 mil no Caribe e 53 mil na Oceânia.
Os números são da agência das Nações Unidas para a Sida (ONU/AIDS).
UNESCO
https://www.facebook.com/unesco/
Ir + longe:
A África sub-sariana continua a ser a região mais afectada do mundo, com um em cada 20 adultos infectados com o VIH, o que representa 69 por cento da população mundial que vive com o vírus.
As infecções na Europa de Leste e na Ásia Central também começaram a aumentar desde meados da década de 2000.
Segundo o relatório, Moçambique, África do Sul, Jamaica, Quénia, México, Serra Leoa, Níger ou Tailândia são alguns dos países com comportamentos positivos.
Em sentido oposto surgem Bangladesh, Geórgia, Guiné-Bissau, Indonésia, Cazaquistão, Quirguistão, Filipinas, Moldávia e Sri Lanka aumentaram em pelo menos 25 por cento o número de novas infecções.
Esta é a mensagem de Bill Gates fala-nos da importância do Dia Mundial contra a SIDA como sendo uma oportunidade de todos os países se unirem para lutar contra o vírus HIV, e todas as pessoas se unirem para apoiar os que estão infectados com o vírus, lembrando ao mesmo tempo, todos os que já morreram.
A educação é o melhor caminho para a erradicação da SIDA.
Actividades:
- Alunos:
Se pretendes informação e até apresentar um trabalho sobre o vírus da Sida, podes consultar os seguintes sítios web:
Word Aids Day 2012 | UN
http://www.un.org/en/events/aidsday/
EDUCAIDS
http://www.unesco.org/new/en/hiv-and-aids/our-priorities-in-hiv/educaids/
- Professores:
A UNESCO dispõe de vários recursos a serem consultados aqui. Em Portugal, o Programa Nacional para a Infecção do VíH/SIDA aqui
Para todos, um bom trabalho! E não esqueçam o lema:
"Não se deixe infectar pela dúvida. Informe-se."
A Professora GSouto
01.12.2012