Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional do Livro Infantil 2012 : os vencedores Prémio Hans Christian Andersen !

 

 

 

 

 

Yara Kono | Prémio Ilustração 2011

http://www.dglb.pt/

 

Hoje, dia 2 de Abril é como todos sabem o Dia Internacional do Livro Infantil! É uma homenagem ao grande escritor de histórias infantis, Hans Christian Andersen, nascido a 2 de Abril de 1805 em Odense, Dinamarca. Quem não leu os seus contos intemporais?

 

Saber +

 

A celebração deste dia é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People) e realiza-se anualmente desde 1967. Tem como principal objectivo promover o livro infantil e o prazer da leitura nas crianças.

 

Este ano, o patrocinador oficial do "Dia Internacional do Livro Infantil" é a secção mexicana do IBBY, responsável pelo cartaz aqui apresentado.

 

O poster é de Juan Gedovius e a mensagem é de Francisco Hinojosa, os dois nascidos na cidade do México. A mensagem de 2012 começa assim :

 

"Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro. Na verdade não era só um, mas muitos os contos que enchiam o mundo com as suas histórias de meninas desobedientes e lobos sedutores, de sapatinhos de cristal e príncipes apaixonados, de gatos astutos e soldadinhos de chumbo, de gigantes bonacheirões e fábricas de chocolate. Encheram o mundo de palavras, de inteligência, de imagens, de personagens extraordinárias. Permitiram risos, encantos e convívios. Carregaram-no de significado. E desde então os contos continuam a multiplicar-se para nos dizerem mil e uma vezes: “Era uma vez um conto que contava o mundo inteiro…” (...)

 

Ir + longe:

 

A escritora argentina Maria Teresa Andruetto e o ilustrador Peter Sís são os vencedores do Prémio Internacional Hans Christian Andersen, considerado o Nobel na área da literatura infanto-juvenil.

 

Os vencedores foram anunciados na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2012, no dia 19 Março 2012, a maior feira do livro infantil e juvenil. Portugal esteve representado.

 

 

maria-andruetto.jpg

 

 

Maria Teresa Andruetto

http://portal.educ.ar/

 

O prestigiado prémio, atribuído pelo "Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens" (IBBY), foi dado à escritora argentina María Teresa Andruetto, como reconhecimento de "uma marca poética e sensível da sua obra, na abordagem de temas variados como as migrações, o amor, a pobreza e a violência."

 

Peter Sís foi premiado na área da ilustração pela "diversidade de técnicas utilizadas e pela combinação de elementos do universo fantástico com apontamentos reais".

 

Todos os anos, os países membros do IBBY elegem os seus candidatos na area da ilustração e da escrita para a infância e juventude.

 

 

 

 

http://4.bp.blogspot.com

 

Actividades:

 

Então, vá lá! Vão até à biblioteca ler um livro ou passem numa livraria, já que estão de férias, (isso mesmo, depois de saírem da sessão de cinema) para comprar um novo livro a juntar à vossa biblioteca. Mas antes, é preciso lê-lo...

 

Viajar pela leitura

 

Viajar pela leitura

sem rumo, sem intenção.

Só para viver a aventura

que é ter um livro nas mãos.

É uma pena que só saiba disso

quem gosta de ler.

Experimente!

Assim sem compromisso,

você vai me entender.

Mergulhe de cabeça 

na imaginação!

 

Clarice Pacheco

 

Dia do Livro é todos os dias! Boas leituras!

 

A Professora GSouto

 

02.04.2012

 

Licença Creative Commons

2 comentários

Comentar post