Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Viva a Primavera !

 

Magnolias in Porto
foto: Lou

 

A Primavera começa hoje, dia 20 de março, às 16:57 (hora portuguesa), uma hora mais cedo nos Açores. A primavera, este ano, começa hoje, dia 20 Março. Em causa está o alinhamento da Terra em relação ao Sol. E o começo da Primavera difere todos os anos porque o Planeta Azul não é um círculo perfeito, o que impede um movimento de rotação sempre igual.

 

Assim, não é cientificamente certo que a Primavera entre a 21 de Março, ou que o Equinócio da Primavera ocorra neste dia. A mudança de estação dá-se, regra geral, a 21 de Março, mas a ciência tem a força de contrariar a tradição.

 

Depois do equinócio desta quinta-feira, a duração dos dias altera-se, em razão da distância para a linha do Equador. Em Portugal, o dia ganha um minuto em cada 24 horas, até à chegada do verão. 

 Google Doodle Equinócio Primavera 2014

www.google.pt

 

E com a chegada do Equinócio de Primavera nos países acima da linha do Equador, Google celebrou-o com um doodle. Nas páginas locais do motor de busca, a animação exibe uma personagem em ambiente florido. O Equinócio da Primavera merece honras de doodle, com letras que florescem quando regadas. É a arte da Google ao serviço da ciência e da criatividade, uma manifestação - o doodle - que se vem tornando  tradição. Não tão grande como a Primavera, ou como um equinócio, mas que não passa indiferente. Já todos esperamos no dia a dia ao doodle que possa surgir nas páginas de Google.

 

O Doodle de Equinócio de Primavera pode ser encontrado nas páginas do Google para a Europa, como Espanha, França, Portugal.

 

A palavra equinócio deriva do latim, e significa “noites iguais“. Corresponde à entrada da Primavera no Hemisfério Norte.

Tradições
Desde os primórdios, os povos do Oriente sempre deram grande importância à chegada da Primavera.  Nessa época, faziam-se rituais de grande celebração ao crescimento e prosperidade. 
Tempo de plantar novas sementes, para o novo ano, quer a nível da agricultura. 
 
É um símbolo de igualdade, de equilíbrio - o dia e a noite têm o mesmo tempo de duração. Cada dia que passa, com o inicio da Primavera, s dias vão sendo mais longos e as noites mais curtas. 
 
É um momento de grande conexão, com as energias da natureza - O equilíbrio entre a energia solar e a energia lunar. 

 

 

{#emotions_dlg.meeting}

Actividades:

 

  • Audição de poemas
  • Escrita criatica: produção de poemas
  • Pesquisa de poesia alusiva à Primavera

 

"Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.

 

Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.

Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação."

 

 

Cecília Meireles, Primavera, excerto

 

A Professora GSouto

 

19.03.2014

 

Creative Commons License

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.