Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Tintim faz 80 anos. Parabéns !

 

 

 

http://3.bp.blogspot.com

 

Tintim, o repórter aventureiro criado por Hergé (pseudónimo de Georges Remi), celebra 80 anos a 10 de Janeiro de 2009.

 

Foi no suplemento juvenil Le Petit Vingtième que Tintin surgiu pela primeira vez. No ano seguinte (1930), foi publicado o primeiro álbum - Tintim no País dos Sovietes. Seguiram-se mais 23, incluindo os célebres O Lótus Azul, O Segredo do Licorne e Tintim no Tibete (de 1960, o favorito do autor). 

 

 

Album Tintim e a Flor de Lótus

http://zeppelindreams.com/

 

É a partir de O Lótus Azul que surge de forma recorrente toda a família de personagens que acompanham as aventuras de Tintim: o inseparável cão Milu, o capitão Haddock, com os seus insultos criativos (os especialistas contam mais de duas centenas de insultos e exclamações diferentes, incluindo "com mil milhões de macacos", "súcia de tolos", "ciclocitrão" e "cordeirinho mascavado") ou as figuras quase, quase idênticas de Dupont e Dupond, entre vários outros

 

 

Hergé

http://fr.tintin.com/

 

Com mais de 200 milhões de álbuns vendidos, a actualidade de Tintin a nível editorial (uma vez que o último álbum original é de 1976 e que Hergé morreu em 1983) vem das sucessivas reedições em novas línguas e dialectos (que somam já mais de 60) e formatos, como o recente Tout Tintin, que compila as 24 histórias num único tomo de 1694 páginas.

 

Hergé, o seu criador, deixou publicados 24 aventuras que atravessam o século XX e conquistaram já as novas gerações do novo século. 

 

 

Le Lotus Bleu | Hergé

http://fr.tintin.com/

 

Em 1999, os leitores do jornal francês "Le Monde" incluíram O Lótus Azul na 18ª posição entre os 100 livros que marcaram o século.

 

Tintim foi adaptado ao cinema várias vezes, e prevê-se para 2010 a estreia de uma nova adaptação com realização de Steven Spielberg.

 

A vontade de Steven Spielberg adaptar Tintin levou-o a conversar com Hergé sobre o assunto, tendo adquirido os direitos cinematográficos em 1983. Em 2007, após acordo com os herdeiros de Hergé, Spielberg anunciou uma trilogia com actores reais, em que o primeiro filme, dirigido por si e baseado no díptico O segredo da Licorne"/"O Tesouro de Rackham, o terrível, estrearia em 2008.

 

O segundo filme, dirigido por Jackson, seria baseado em "As Sete bolas de Cristal"/"O Templo do Sol", juntando-se os dois para realizar a última película, sobre "Rumo à Lua"/ "Explorando a Lua".

 

 

 

 

 

Em Janeiro, no dia 10, o planeta celebrou os 80 anos de Tintim. O aniversário foi celebrado com pompa e circunstância. A personagem de Hergé uniu gerações que foram passando o testemunho dos testemunhos do intrépido repórter com Milu e Dupont & Dupond e os raios e coriscos do capitão Haddock e da vasta galeria de excêntricos e vilões que povoaram as obras e as tiras que foram revista dos 7 aos 77 anos.

 

João Paiva Boléo representará os '"tintinófilos" portugueses numa edição da estação televisiva, hoje, dia 10, às 19 horas segundo o blog O Tintinófilo.

 

 

Musée Hergé

http://www.museeherge.com/

 

Actividades:

 

  • Ver o programa no dia 10 Janeiro para recolher informações.
  • Pequisar no site oficial Tintin (linguas francesa/ inglesa serão as mais acessíveis, dado que estão incluidas nos curriculos escolares). Aí encontrarão videos, jogos, concursos, e outras surpresas.
  • Fazer uma visita virtual ao Museu Hergé que se situa na Bélgica. Hergé era belga como sabem.
  • Ah! Também podem pertencer ao "Clube Tintim"! É só escrever o vosso email e criar uma palavra passe. 

 

 A Professora GSouto

 

10.01.2009

 

Actualização : Novembro 2011

Licença Creative Commons

 

50 comentários

Comentar post

Pág. 1/3