Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

The Hobbit : livro e filme

 

 

 

The Hobbit

http://en.wikipedia.org/

 

The Hobbit: An Unexpected Journey, ou em português "O Hobbit: Uma Viagem Inesperada" é uma longa metragem baseada na obra literária O Hobbit, da autoria de J.R.R. Tolkien. O filme já está nas salas desde 13 Dezembro e continua a fazer sucesso. Para os fãs de J.R.R. Tolkien seria lamentável perder O Hobitt.

 

  


 

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/

 

Os alunos que já leram a trilogia O Senhor dos Anéis e viram a adaptação ao cinema - e foram muitos, pelos menos das minhas turmas - já sabem que é o escritor J.R.R. Tolkien. Vão entender melhor The Hobbit, dado que se tratade uma sequela dos três filmes O Senhor dos Anéis.

 

Pois a trilogia O Senhor dos Anéis ou Lord of The Rings foi seguida muito de perto pela geração que precedeu a geração Harry Potter. Estão assim melhor situados.

 

Ninguém esqueceu Frodo. Foram muitas as aulas em que lemos e debatemos as aventuras de Frodo no estudo do Texto Narrativo.

 

 

 
 

 

A história de "O Senhor dos Anéis" ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segundo Tolkien, numa Europa mitológica, habitada por Humanos e por outras raças humanóides: Elfos, Anões e Orcs.

 

Tolkien deu o nome a esse lugar com a palavra do inglês moderno, Middle-earth (Terra-Média), derivado do inglês antigo, Middangeard, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica.

 

Nove anos depois do último filme da saga O Senhor dos Anéis, o universo da Terra Média regressou em grande ao cinema com The Hobbit, uma vez mais realizado por Peter Jackson.

 

O filme, tal como o livro no qual é baseado, conta a história do tio de Frodo - BagginsBilbo Baggins, e de como encontrou um anel mágico que lhe concede o dom da invisibilidade. 

 

Sinopse;

 

The Hobbit, em tradução portuguesa o Hobbit é uma preguela dos filmes O Senhor dos Anéis. Passados sessenta anos antes da acção de "O Senhor dos Anéis", The Hobbit segue a viagem deBilbo Baggins, que se lança num aventura épica para recuperar o Reino dos Anões de Erebor ao pérfido dragão Smaug.

 

Abordado pelo feiticeiro Ganndalf, Bilbo vê-se na companhia de um grupo de anões liderado pelo lendário guerreiro Thorin Oakenshield. A aventura vai levá-los por terras traiçoeiras cheia de duendes e orcs, aranhas gigantes e feiticeiros.

 

Embora o seu objectivo esteja longe, primeiro o grupo tem de fugir dos túneis dos goblins, onde Bilbo encontra a criatura que mudará a sua vida para sempre, Gollum, e também o precioso e todo-poderoso anel dourado, cujo destino vai determinar todo o futuro da Terra Média.

 

 

 
 
 

Após o sucesso esmagador da trilogia O Senhor dos AnéisPeter Jackson resolveu transpor para o cinema o livro em que J.R.R. Tolkien lançou o universo da Terra Média e cuja acção se passa antes das aventuras de Frodo Baggins e dos seus amigos.

 

O livro vai ser adaptado em dois filmes, o primeiro, The Hobbit ; An Unexpected Journey, estreado em Dezembro 2012 e o segundo,The Hobbit : There are back Again, em Dezembro 2013.

 

Entre os actores que regressam aos seus papéis na primeira trilogia contam-se Ian McKellen (Gandalf), Andy Serkis (Gollum), Hugo Weaving (Elrond), Cate Blanchett (Galadriel) e Christopher Lee (Saruman), entre outros. Se queres saber um pouco mais sobre as personagens, visita a wikipédia aqui

 

A equipa técnica principal dos filmes anteriores também está de volta, incluindo os ilustradores John Howe e Alan Lee, e o compositor Howard Shore.

 

Actividades:

 

Actividades  que poderão enriquecer as aulas curriculares de Língua Portuguesa, no estudo do Texto Narrativo.

  • Leitura
  • Ida ao cinema
  • Escrita criativa
  • Criação projectos multimédia 

Um estudo comparativo que aconselho vivamente, e que motivará os alunos a desenvolver actividades que poderão ser desenvolvidas em projecto transcurricular:

  • Lìnguas
  • Ed. Visual
  • Música

Vá lá! Desafiem os vossos professores! Um projecto que poderá dar origem a muita criatividade e desenvolvimento de capacidades cognitivas nas várias áreas curriculares.

 

Bom trabalho!

 

Ups! E boa pausa de Carnaval!

 

A Professora GSouto

 

11.02.2012

 

Licença Creative Commons