Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Semana Europeia de Programação nas escolas #CodeEU

 

 

codeweekEU.png

 

 

Semana Europeia de Programação

codeweek.eu

 

A Semana Europeia da Programação (SEP) irá decorrer entre os dias 15 e 23 de Outubro de 2016. Code Week EU de âmbito europeu saltou fronteiras para outros países e continentes, onde conta com embaixadores  e voluntários que dinamizam as várias acções e Workshops.

 

Desde 2013 que acompanhamos a CodeWeekEU que consideramos da maior importância para a dinamização de novas aprendizagens para os vossos futuros empregos.

 

 

Objectivos:

 

A ideia é ajudar a divulgar a programação, sobretudo entre os mais novos, mas não só. As universidades estão entre as principais dinamizadoras de eventos e há workshops mais avançados para quem quer consolidar os seus conhecimentos.

 

 

codeweek2016.jpg

 

 

credits: CodeWeekEU

http://67.media.tumblr.com/

 

Escolas:

 

A par de tudo isto, a União Europeia lançou um desafio especificamente às escolas, o CodeWeek4all challenge. Este programa pretende intensificar a presença da programação nos currículos pedagógicos, com a criação de disciplinas nesse campo.

 

As escolas que tiverem um número de alunos participantes superior a 50% serão distinguidas pela Comissão Europeia com um Certificado de Excelência.

 

 

Saber +

 

 

O objectivo é a organização de "Espaços de Programação" ou workshops de programação em bibliotecas locais, e escolas, um pouco por toda a Europa. Trata-se de uma iniciativa levada a cabo por voluntários que promovem a programação informática nos seus países, na qualidade de embaixadores.

 

Portugal tem como embaixador Bruno Ferreira. Podem consultar o nome dos embaixadores e respectivos países que participam na Semana do Código 2016.

 

 

codeweek.jpg

 

 

Semana Europeia de Programação

créditos: eSkills

http://eskills.fct.pt/

 

A iniciativa, apoiada pela Comissão Europeia, visa promover competências na área da programação informática e este ano, à semelhança do ano anterior, será alargada a todo o mundo e não se limitará aos Estados-Membros da União Europeia.

 

"A programação “pode ser aprendida de uma forma muito mais criativa [até] do que a própria matemática”

“[Na programação] utilizamos a lógica computacional. Acaba por ser uma capacitação para quem estiver a aprender programação que, em termos do pensamento lógico e desenvolvimento do raciocínio, consegue ter uma aprendizagem muito mais interativa e divertida.”

 

Bruno Ferreira, embaixador de Portugal

 

Escolas, crianças, jovens, pais, professores, empresas e programadores puderam consultar os recursos disponibilizados para planear os seus eventos.

 

 

codeweek-santiagoprodigy.jpg

 

 

Santiago Gonzalez

http://www.imfromdenver.com/

  

Testemunho de um jovem:

 

Oiçamos agora um jovem programador de quatorze anos de idade, Santiago Gonzalez que sonha ser o próximo Steve Jobs.

 

Santiago já tem 15 aplicações iOS assinadas por si, e sonha vir a ser programador na Apple. Santiago é fluente em várias linguagens de programação e milhares de pessoas jáfizeram o download das suas apps para o Mac, iPhone e iPad.

 

Aos 12 anos, Santiago começou a frequentat a universidade a tempo inteiro e está no caminho certo para ter seu diploma de bacharel em ciência da computação e engenharia eléctrónica aos 16/ 17 anos. Hoje, Santiago deve já ter o seu diploma, já que o vídeo foi feito em 2013.

 

Será que Santiago realizou o seu sonho e já trabalha na Apple?

 

 

 

 

 

 

 

Em Portugal, há 70 iniciativas agendadas, mas algumas começaram antes do dia 15 de Outubro. 

 

O site CodeWeekEU tem todas as indicações que necessitam para entrar verdadeiramente na Semana do Código, mas também recursos para os organizadores, e vários materiais para usar nos eventos.

 

Escolas, crianças, jovens, pais, professores, empresas e programadores puderam consultar os recursos disponibilizados para planear os seus eventos.

 

 

A Professora GSouto

 

12.10.2016

 

Licença Creative Commons