Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Salvador Sobral : o cantor jazz que venceu Eurovisão 2017 !

 

 

 

Salvador Sobral no Festival Eurovisão

créditos: Getty Images

http://observador.pt/

 

'Se um dia alguém, perguntar por mim
Diz que vivi para te amar'

 

Salvador Sobral cantou e todos nós estivemos diante do ecrã perfeitamente encantados. Mesmo aqueles que não perdiam tempo com este festival há alguns anos. Eu que nunca liguei muito ao Festival, este ano não perdi. A canção é linda e o Salvador representa muito daquilo em que acredito como boa música e como pessoa. Um imenso talento, numa simplicidade quase pueril.

 

E não fomos só nós. Todos fizeram silêncio para escutar o poema feito de palavras que já sabemos de cor e cantarolamosos com ele. Mas até as pessoas que lá estavam e não percebem a nossa língua ficaram em silêncio e o aplaudiram vivamente no final. 

 

Mesmo sem conseguirem perceber o poema-letra da canção e sua musicalidade fizeram com que Salvador Sobral fosse considerado um dos mais favoritos.

 

 

 

Salvador Sobral no Festival Eurovisão

créditos: Getty Images

https://www.rtp.pt/noticias/cultura/

 

Desligaram-se as luzes e o público ligou os telemóveis para iluminar o único intérprete que cantou na sua língua, e o único que não cantou no enorme palco, mas sim num pequeno círculo no meio dos espectadores. 

 

Todos fizeram silêncio para escutar a única canção cantada em português. Todas as outras 17 canções, apenas esta não foi em inglês.

 

 

 

 

 

Em 18 canções, apenas Amar pelos Dois, música e poema de sua irmã Luisa Sobral, foi interpretadana língua materna, no meio do público, de forma magistral, plena de sensibilidade.

 

Em 18 canções, poucas foram as que trouxeram alma. Tudo foi luzes, efeitos visuais, espetacularidade para encher os olhos.

 

E, num festival cujo lema da edição 2017 é a Celebração da Diversidadepoucas canções não foram apenas exemplos de pop comercial e muito fogo de artifício.

 

Salvador Sobral fez um percurso desde muito jovem no mundo da canção. Participou en vários festivais na televisão, como 'Idolos' e outros semelhantes, até que iniciou o seu próprio caminho, enveredando pelo jazz. É do jazz que eu conheço Salvador Sobral. 

 

 

 

 

 

 

Foi no programa 5 para a Meia Noite que Salvador apresentou o seu tema Excuse Me em 2016. E logo aí, passei a segui-lo nas redes sociais.

 

E com grande alegria já o ouvi cantar ao vivo este ano, num concerto da sua irmã Luisa Sobral na Casa da Música no passado mês de Fevereiro. E adorei.

 

Tem uma sonoridade linda, faz da voz um instrumento de plena liberdade de improvisação que o jazz lhe permite.

 

 

 

 

Salvador Sobral no Festival Eurovisão

créditos: LUSA

http://www.tvi24.iol.pt/musica/

 

 

A final de sábado vai ser disputada por representantes de 26 países: os 20 qualificados nas semifinais, entre os quais Portugal, os denominados “cinco grandes” (França, Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido) e a Ucrânia, o país anfitrião.

 

Salvador Sobral qualificou-se para a final da Eurovisão. Espectadores e comentadores por toda a Europa (e Austrália) continuam de olhos postos neste português que canta com alma.

 

Nacionalismos à parte, Salvador Sobral merece estar na final por tudo isto. Salvador Sobral, estamos todos com ele! 🇵🇹 🎤

 

 

 

 

Salvador Sobral na Final Eurovisão 2017

créditos: Eurovison Song Contest

https://eurovision.tv/story/2017-winners-press-conference

 

 

Salvador Sobral, vencedor do Eurovisão2017 !

 

Quantos eram hoje na final do Eurovisão? Vinte e seis finalistas. Salvador Sobral chegou com Amar pelos Dois e... ganhou. 

 

A canção que era classificada de "não festivaleira" conquistou os jurados de 41 países e o televoto. Esteve sempre a ganhar. E ganhou! 

 

Nem Salvador queria acreditar. A sua ingenuidade e transparência viam-se estampadas nos seus olhos.

 

 

 

 

Salvador Sobral, músico intérprete

Luisa Sobral, compositora música & letra

créditos: EPA/Sergey Dolzhenko

http://www.dn.pt/artes/

 

 

"Sei que estas coisas são muito efémeras mas sinto que é um bom passo que tenham gostado tanto desta canção com tanto conteúdo melódico e harmónico. Talvez nos faça pensar em trazer canções com mais significado para a Europa"

 

Salvador Sobral, conferência imprensa

 

 

 

 

 

Actividades:

 

Por que não fazer uma versão de Amar pelos Dois? A canção interpretada por Salvador Sobral foi cantada por crianças espanholas no interior de uma sala de aula, em Cádiz, Espanha.

 

Viram como os alunos interpretaram o tema sem necessitarem de nenhum cábula ou apoio visual? Lindo!

 

Mas há já outras interpretações de escolas europeias a cantar em português. Wow!

 

Com apoio dos professores curriculares de Língua Portuguesa e Educação Musical façam a vossa versão.

 

As escolas de Música poderão fazer muito mais. Salvador Sobral será, sem dúvida, um exemplo de boa música feita e interpretada por jovens. E em português.

 

 

Parabéns Salvador 🎤

 

 

A Professora GSouto

 

10.07.2017

 

actualização : 13.05.2017

 

 

Licença Creative Commons

 

 

1 comentário

Comentar post