Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Sabe quem é Sir John Cornforth ? Prémio Nobel da Quimica 1975

 

 

doodle-sir-john-cornforths-100th-birthday.jpg

 

Google Doodle 100º Aniversário de Sir John Cornforth

https://www.google.com/doodles/

 

Google homenageia hoje, dia 7 Setembro, um Doodle a  Sir John Cornforth (1917-2013), laureado com Prémio Nobel da Qumica em 1975. 

 

 

doodle-sir-John_Cornforth.jpg

 

Sir John Cornforth

https://en.wikipedia.org/

 

Saber +

 

Sir John Cornforth, nasceu em Sydney, Austrália, em 1917. Aos vinte anos ficou surdo devido a uma otosclerose. Frquentou a escola Sydney Boys, onde se destacou academicamente, nas disciplinas de inglês, matemática, ciência, francês, grego e latim.

 

Mas foir seu professor de Química, Leonard "Len" Basser que o inspirou para seguir a carreira da Química. Cornforth formou-se como dux da classe de 1933 no Sydney Boys 'High Schoo. Tinha 16 anos de idade.

 

Entrou no campo da química orgânica na Universidade de Sydney, e incapaz de ouvir as palestras dos seus professores durante as aulas na Universidade de Sydney, ele lia todos os manuais de química.

 

 

doodle-sir-John_Cornforth2.jpg

 

 Sir John Cornforth e Rita Harradence na Universidade de Sydney 

créditos: Wikimedia Commons

https://en.wikipedia.org/

 

Aí conheceu  a farmacêutica Rita Harradence. Ela quebrara um balão no laboratório e pediu a Cornforth - um soprador de vidro consumado - para repará-lo.

 

Assim, começou uma longa parceria profissional e romântica. Em 1939, Cornforth e Harradence ganharam bolsas de estudo para estudar em Oxford. Casaram dois anos depois.

 

Em Oxford, influênciaram profundamente o estudo da penicilina durante a II Guerra. Juntos, escreveram mais de 40 artigos científicos. 

 

 

doodle-sir-John_Cornforth1.jpg

 

Sir John Cornforth

créditos: United Press

http://www.nytimes.com/2013/

 

Sir John Cornforth recebeu o Nobel da Química de 1975, juntamente com Vladimir Prelog, pelo seu trabalho na estereoquímica das reacções de catálise das enzimas. Suas conclusões abriram a porta para muitas descobertas, incluindo o desenvolvimento de medicamento que reduzem o colesterol.

 

Quando o Prémio Nobel foi anunciado, no comunicado oficial distribuido à imprensa admitiu que "este assunto é difícil de explicar aos leigos".

 

 

doodle-sir-John_Cornforth3.png

 

Sir John Cornforth

https://www.sciencereviews2000.co.uk/

 

Mas o seu trabalho investigando as enzimas que causam mudanças nos compostos orgânicos o ajudou a descrever a biossíntese do colesterol, pelo qual recebeu o Prémio Nobel.

 

Cornforth recebeu város prémios. Foi membro da Royal Society e seguiu activamente a pesquisa no campo da Quimica na Universidade de Sussex. Em 1975 foi condecorado também com o Prémio Australiano do Ano. Em 1976, foi nomeado cavaleiro .

 

Sir John Cornforth também influenciou significativamente a compreensão da penicilina, incluindo como purificá-la e concentrá-la. Continuou sua pesquisa na Universidade de Sussex até sua morte em2013. Tinha 96 anos.

 

 

 Actividades:

 

O ano lectivo está praticamente a começar. Um excelente assunto a debater área curricular de Química. 

 

A Professora GSouto

 

09.09.2017

 

 Licença Creative Commons

Comentar:

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.