Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Ei ! Não esqueça de mudar hora

 

 

 

Hoje, à 01:00 da manhã de domingo, dia 29 Março, os relógios vão adiantar 60 minutos em Portugal, uma mudança que vai tornar os dias maiores.

 

E depois do equinócio de Verão que entrou um dia mais cedo, este ano, chegou a vez da mudança da hora de verão que vai acontecer mais logo.

 

Com a chegada da hora de Verão, os portugueses do continente e da Madeira terão de, na madrugada de domingo, adiantar os relógios 60 minutos, quando for 01:00 da manhã. Nos Açores, a mudança é feita à meia-noite de domingo, passando os relógios para a 01:00 hora.

 

A partir de domingo, e até à hora de Inverno, Portugal terá mais uma hora TMG, o que quer dizer que está no fuso horário mais um do que o do meridiano de Greenwich, que se convencionou usar como marcador para o tempo, explicou a astrónoma Suzana Ferreira, do Observatório Astronómico de Lisboa NOAL

  

 

Pêndula de Molyneux-Dent, padrão do Tempo Solar Médio (OAL)

http://oal.ul.pt/hora-legal/


A mudança da hora acontece em todos os países da União Europeia, no mesmo momento, mas outros países que não fazem parte do grupo dos "28" escolheram seguir as mesmas normas.

 

Na Europa, só a Arménia, a Bielorrússia, a Geórgia e a Rússia não adiantam os relógios uma hora no próximo domingo nem os atrasam em Outubro.   

 

No Brasil, a hora de verão já foi alterada no dia 16 Fevereiro. 
  

Em África, pelo contrário, a hora é inalterável na maior parte dos países. A Líbia é dos poucos países afrucanos que muda, alinhando pela lógica europeia, mas a mudança acontece na última sexta-feira dos meses de Março e Outubro e não no último domingo.  

  
Marrocos, Namíbia e Saara Ocidental também têm dois horários, mantendo-se o resto do continente inalterado, o que também acontece com a Ásia, onde apenas cinco países mexem nos relógios: Irão, Israel, Jordânia, Líbano e Síria.  
  
Na Oceânia, apenas a Austrália, Nova Zelândia, Fiji e Samoa têm horários de Verão e de Inverno, embora no continente americano, especialmente na América do Norte e Central, mais países mudem a hora.

 

Só alguns países da região optaram, no entanto, por deixar de ter hora de inverno e de verão em 2010. Concluindo, na América e no mundo, são mais os países que não mudam do que os que mudam.  

 

Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira estão no mesmo fuso horário do Reino Unido, Irlanda, Islândia e das Ilhas Canárias, em Espanha.

 

 

Fim I Guerra Mundial

http://life.time.com/

  
Na Europa, a mudança da hora começou na altura da I Guerra Mundial e teve como objectivo poupar combustível, numa altura em que este era racionado.

 

Actualmente já não há um impacto económico, mas apenas social, já que os horários de trabalho coincidem mais com a luz solar. Mesmo assim, a União Europeia reavalia a manutenção dos horários de Verão e de Inverno de cinco em cinco anos.

Em Portugal, em 1992, o governo português adoptou o horário da Europa central, mas a opção foi muito criticada, porque no Inverno o Sol nascia muito tarde e, no Verão, era de dia até depois das 22:00. Entao, em 1996, o governo repôs a hora antiga,o que também foi muito criticado.

 

 

 

Sono (autor não identificado)

http:www.google.com/images
  

Certo é que com estas mudanças da hora  duas vezes por ano, o nossoorganismo ressente-se profundamente, reflectindo-se no sono (ou falta dele), sistema nervoso, ritmo cardíaco. Sentimo-nos mais cansados, as nossas energias baixam. Há estudos científicos que demonstram bem como é nociva esta mudança bianual para todos nós.

 

Bom, a partir de domingo, para a maioria dos portugueses será muito agradável que o sol se ponha mais tarde. Os que trabalham nessa noite até terão uma jornada mais curta. Compensam assim a hora a mais que trabalharam em Outubro.

 

Mas que vamos andar todos cansados durante a duas primeiras semanas até o nosso relógio biológico se adaptar, lá isso vamos.

 

Quando já estivermos bem adaptados, vem a mudança para a de Inverno, o que acontecerá no dia 27 de Outubro, com um atraso de 60 minutos da hora local. E lá voltamos nós a andar balançados e cansados.

 

Por agora, a partir de amanhã, usufruamos de mais uma hora de luz ao final do dia. Com o horário de verão os dias tornam-se mais longos, devido à posição da Terra em relação ao Sol.

 

É bom ! Devia ser assim todo o ano.

 

A Professora GSouto

 

29.03.2014

 

Creative Commons License

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.