Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Regresso às aulas ! Muitas novidades ?

 

 

 

créditos: Autor não identificado

http://www.google.pt/

 

Bem! Começou mais um ano lectivo, dia 13 Setembro. Mas aulas a sério, só a partir de 2ª feira. Apresentações, ajustamento de horários, indicações de material próprio a cada disciplina, algumas conversas informais. 

 

Para os alunos de 5º, 7º e 10º há mesmo novidades. A nova reforma curricular. Esta reforma curricular testada em 236 escolas. E a distribuição gratuita dos manuais escolares? Não, ainda não é ara vós. Talvez um dia, quem sabe? Pelo menos até ao 9º ano.

 

Vamos lá ao calendário lectivo 2017-2018:

 

 

 

 

Do início, já sabemos. E o final? O fim deste novo ano escolar ocorrerá entre 6 e 22 Junho 2018. Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos serão os primeiros a terminar as aulas, a 6 de Junho.

 

A 15 de Junho será a vez de os estudantes do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos darem por concluído o ano escolar.

O calendário do ano lectivo inclui ainda as datas das provas de aferição do ensino básico, das provas finais de ciclo e dos exames nacionais do ensino secundário.

 

As restantes são semelhantes às do ano lectivo 2016-2017: O 1.º período termina a 15 de Dezembro e o 2.º período arranca a 3 de Janeiro e vai até 23 de Março de 2018. O domingo de Páscoa será no dia 1 de Abril. Não, não é mentira. Cai mesmo no Dia das Mentiras!

 

 

créditos: Reuters

https://www.rtp.pt/noticias/

 

Exames: 

 

Sobre os exames, se frquentares o 9.º ano vão realizar na 1ª fase a prova final a Português (com peso na nota final dos alunos) no dia 22 de Junho e a Matemática no dia 27 do mesmo mês. A 2.ª fase das provas destes alunos vão decorrer a 20 de Julho e a 23 de Julho.

 

Para os alunos do Secundário, a 1.ª fase dos exames nacionais (obrigatória) estão marcados entre 18 de Junho e 27 de Junho, seguindo-se a 2ª fase das provas entre 18 e dia 23 Julho do mesmo mês.

 

Atenção! Nada de faltar na 1ª fase... porque na 2º fase só serão admitidos alunos por motivos de doença, devidamente justificada.

 

 

 

créditos: Pedro Nunes

https://www.publico.pt/2017/

 

Flexibilização curricular:

 

A alteração da gestão dos currículos ou flexibilização curricular é uma das novidades deste ano lectivo. Algumas escolas, públicas e privadas irão testar a reforma curricular, tendo liberdade para gerir as horas e os conteúdos de cada uma das áreas curriculares dos 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade.

 

Os conteúdos curriculares devem focar-se nas aprendizagens essenciais. As escolas poderão criar novas áreas curriculares, sendo que algumas também se podem fundir.

 

No entanto, esta flexibilização não vai ser aplicada em todas as turmas dessas escolas. Cada escola decidirá o nº de turmas que vão testar a reforma. Mas na avalição final, todos os alunos serão avaliados pelos mesmos cirtérios, independemente de serem alunos inseridos nessas turmas ou não.

 

Com a flexibilização, os directores das escolas poderão fazer a fusão de algumas disciplinas, como a Física e a Química com as Ciências Naturais, e alargar a fusão da História com a Geografia, o que já acontece nos 5.º e 6.º anos, e em outros países europeus.

 

 

 

créditos: Daniel Rocha

https://www.publico.pt/

 

Redução de alunos por turma:

 

Este ano lectivo 2016-2017, serão reduzidas as turmas do básico e secundário em mil escolas, sendo abrangidos 200 mil alunos.

 

A medida vai avançar de forma progressiva. Apenas as turmas em início de ciclo ( 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade) vão reduzir. A medida será apenas aplicadas em escolas sinalizadas como Territórios Educativos de Intervenção (TEIP).

 

Prioritária (TEIP) :Refere-se a alunos provenientes de famílias com dificuldades económicas e onde são registadas altas taxas de retenção e de abandono escolar precoce.

 

 

escolas2017-ocde.png

 

 

Education at a Glance/ OCDE 2017

https://www.facebook.com/theOECD/

 

 

No relatório da OCDE publicado esta semana destaca-se no nosso país altas taxas de abandono dos estudantes portugueses.

 

Isto é uma realidade. Na maioria das vezes pelos currículos desajustados aos interesses dos alunos e às suas capacidades/ habilidades. O ensino profissional é uma boa saída, mas com acesso ao ensino superior para os alunos que o queiram seguir, numa fase diferente da vida.

 

Assim, as turmas dos 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade serão constituídas entre 24 e 28 alunos, de acordo com o despacho publicado em Diário da República. Não há grandes diferenças, como estamos a ver!

 

 

 

Área Projeto e Educação para a cidadania:

 

Vão ser recuperadas neste ano lectivo duas áreas curriculares bem nossas conhecidas: Área de Projecto e a Educação para a Cidadania, a que no nosso tempo e chamava Formação Cívica, mas que sempre denominei Cidadania

 

Estas duas disciplinas desapareceram do currículo dos alunos em 2012 mas etão de volta. E muito bem! Atenção à formação de pares de professores em Área de Projecto, para que a disciplina resulte em pleno, até porque vai continuar para nota, o que já acontecia.

 

Temas possíveis?

 

Serão abordados temas como a literacia financeira, os media, a segurança, a defesa do consumidor ou a saúde.

 

Vai depender muito do perfil dos alunos/turma. A não esquecer a violência nas escolas - bullying - tolerância e respeito pelas diferenças e a Internet segura.

 

No programa de Área de Projecto será da responsabilidade de cada escola, dentro da autonomia para gerir 25% do currículo. Nesta currículo, que vai contar para a nota dos alunos, serão trabalhados projectos interdisciplinares, como já acontecia anteriormente. Volto a alertar para os pares pedagógicos!

 

Visitas de estudo pagas pela escola:

 

Muito Bom! Voltou o apoio aos alunos mais carenciados nas visitas de estudo. Era uma injustiça penalizar os adultos e tantas vezes professores pais e alunos se uniram para possibilitar a saída de alunos nas nossas visitas de estudos. Excelentes activdades de enriquecimento curricular e cultural.

 

O apoio a cada aluno numa visita de estudo será entre 8 e 10 euros, supõe-se segundo dizem as escolas. Neste valor está incluído o transporte, o seguro escolar e as entradas nos locais de visita. A alimentação fica a cargo dos pais.

 

 

 

Língua gestual portuguesa:

 

O ME vai criou para este ano lectivo, um grupo de recrutamento para os professores de Língua Gestual Portuguesa. 

 

Existem 150 professores de Língua Gestual em Portugal, mas apenas 87 estão, neste momento, a dar aulas aos mais de mil alunos surdos que existem no país, divididos por 23 escolas de referência, onde existe o ensino bilingue.

 

Há ainda outras dez escolas que acolhem alunos surdos em turmas de estudantes ouvintes, não tendo muitas vezes o apoio e os técnicos necessários para o acompanhamento das turmas.

 

Saudades desse tempo em que participava deste stresse bom de reencontrar alunos, conhecer novos alunos e de avançar com as aprendizagens utilizando actividades como projectos curriculares e trancurriculares nacionais ou de intercâmbio, e as novas tecnologias 

 

Só posso deixar votos de um excelente ano escolar para todos os alunos e professores. 

 

A Professora GSouto

 

13.09.2017

 

Licença Creative Commons