Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Portugueses apoiam as vítimas terramoto no Nepal

 

nepal-crianca.jpg

 

Nepal : terramoto

créditos : © Athit Perawongmetha / Reuters

http://images.cdn.impresa.pt/

 

O governo do Nepal informou que o terramoto que devastou o país no dia 25 Abril 2015, destruiu 668 escolas e pede o apoio a especialistas estrangeiros voluntários que certiquem se as restantes 2.228 escolas que sofreram danos são seguras antes de as crianças nepalesas voltarem às aulas.

 

Dois portugueses, Pedro Queirós e Lourenço Santos, estão no Nepal empenhados em dar auxílio às famílias vítimas do sismo. Sobreviveram ao abalo poucas horas depois de chegarem à capital, Katmandu, e decidiram adiar o regresso a Portugal para ajudar quem mais precisa.

 

Lançaram um apelo no Facebook e com os fundos compram comida e abrigos que distribuem pelas aldeias no Nepal. No total, já terão ajudado cerca de 10 mil nepaleses.

 

 

 

 

Também o vosso ídolo Cristiano Ronaldo, sempre atento a quem mais precisa no mundo, doou uma grande soma às vítimas do sismo Nepal.

 

Depois de ter apelado à ajuda dos seus fãns pelas redes sociais, o jogador decidiu contribuir também ele, com cerca de 7 milhões de euros, para ajudar a minimizar o sofrimento das vítimas do sísmo que abalou o Nepal.

 

 

Cristiano Ronaldo apoia crianças vítimas terramoto do Nepal

http://www.abola.pt/

 

Já antes, Cristiano Ronaldo publicara fotos da tragédia, no intuito de contribuírem para a organização Save The Children.

 

Ronaldo, que é embaixador daquela organização não-governamental, já tinha feito no Facebook um apelo aos mais de 102 milhões de seguidores que tem naquela rede social para que fossem feitos donativos no mesmo sentido.

 

 

 

 

Esta não foi a primeira vez que Cristiano Ronaldo contribuiu para uma causa social. Muitas das doações que faz não chegam ao conhecimento do público.

 

A Cruz Vermelha Portuguesa está, igualmente, a fazer uma campanha de angariação de fundos para ajuda das vítimas no Nepal. Poderás alertar pais ou avós para apoiar esta causa.

 

Lembramos algumas das postagens em que apelámos para a vossa solidariedade, ou chamámos a vossa atenção para as vitimas do sismo no Japão, 2011, terramoto na Nova Zelândia, 2011, sismo no Haiti, 2010, terramoto Abruzzo, Itália, 2009, sismo na China, 2008, vítimas do ciclone no Bangladesh, 2007, as cheias no Mississipi, 2005, crianças no Quénia, 2006, crianças Amish, 2006, e tantas outras calamidades ou acidentes com adolescentes.

 

Foi o caso também de alunos e professores vítimas de naufrágio na Coreia do Sul,  alunos e professores vítimas da queda de avião nos Alpes franceses, e outros desastres. A todos prestámos as nossa homenagem e chorámos com as famílias, amigos, colegas.

 

 

nepal-republic-day-2015.jpg

 

 

Actividades:

 

A solidariedade é um valor que deve ser incluido nos curriculos escolares, desenvolvendo várias actividades em projectos de turma. Vivemos uma época de grandes desigualdades sociais, grandes catástrofes que os media e as redes sociais projectam, e por vezes se tornam meios de partilha de ajuda internacional.

 

Valorizar a solidariedade e incrementá-la nas gerações mais jovens é de grande importância para criar futuros cidadãos empenhados.

 

Visionar os vídeos e abrir debate sobre as nossas acções diárias, tantas vezes manifestadas em pequenos gestos que vão rasgar um sorriso no ser humano que passa perto de nós ou que muito nos comove do outro lado do mundo.

 

Apoiar a campanha da Cruz Vermelha através de actividades a desenvolver na escola - feiras de livros, plantas, objectos - e assim colaborar na recolha de fundos. Pequenas acções que empenham os alunos no valor da solidariedade.

 

Os jovens são,regra geral, muito solidários. Devemos apenas despertar neles essa vontade de estar atentos aos outros, no dia-a-dia.

 

A Professora GSouto

 

07.05.2015

 

Licença Creative Commons