Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Pausa Páscoa : Dia Internacional do Livro Infantil

Capture d’écran 2014-06-16 à 22.01.11.png

 

dessin : Soledad Bravi

http://www.blogdesoledadbravi.com/

 

 Tempo de férias de Páscoa. A Primavera de volta, e os dias mais longos tornam esta pausa de ainda mais apetecível.

 

Não vou falar da Páscoa. Poderão  ler em posts anteriores, as tradições do país nesta época pascal. E neles encontrarão informações necessárias à compreensão das festividades religiosas, bem como algumas tradições relativas aos costumes, e às doçarias da época.

 

Vou sim relembrar que hoje, dia 2 Abril, se celebra o Dia Internacional do Livro Infantil, em homenagem à data de nascimento do nosso querido autor Hans Christian Andersen

 

livo-infantil2015.jpg

 Ilustrador António Jorge Gonçalves,

vencedor do Prémio Nacional de Ilustração 2014

http://livro.dglab.gov.pt/

 

Desde 1967 que este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

 

A celebração deste dia é uma iniciativa do IBBY (International Board on Books for Young People). Tem como principal objectivo promover o livro infantil e o prazer da leitura nas crianças.

 

Este ano, o patrocinador oficial do "Dia Internacional do Livro Infantil" é a secção dos Emirados Árabes Unidos (UAE) que convidou duas entidades importantes de seu país, a escritora infantil Marwa Al Aqroubi que escreveu a mensagem sob o tema "Many Cultures One Story", e o ilustrador Nasim Abaeian (designer do poster)

 

Hoje, dia 2 Abril, também foi o encerramento da célebre Feira do Livro Infantil de Bologna que, este ano, premiou dois livros portugueses.

 

Uau! Sabemos que temos bons escritores na área da literatura infantil e juvenil, e também excelentes ilustradores.

 

lafora_1.jpg

 http://www.planetatangerina.com/

 

Lá Fora, das biólogas Maria Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário, ilustrações de Bernardo P. Carvalho foi o vencedor do Ragazzi Award, na área Prima Opera.

 

"Muitas vezes andamos tão distraídos ou apressados que nem nos apercebemos dos andorinhões que passam a gritar nos céus ou dos morcegos a esvoaçar a redor de um candeeiro ao lusco-fusco..." Não reparamos nas minhocas no jardim, nas abelhas a cirandar à nossa volta, nos sapos que coaxam no lago, nas flores que despontam nos canteiros da janela. "O que podemos aprender lá fora não tem limites"

 

Ana Peixe Dias e Inês Teixeira do Rosário.

 

Foi  a razão que as levou  a fazer um "guia para descobrir a natureza", com dicas e sugestões para ficarmos mais despertos para a natureza que nos rodeia, belíssimamente ilustrado por Bernardo P. Carvalho, editado em 2014 pela Planeta Tangerina,

 

O prémio deixou as autoras bastante surpreendidas. "Se calhar começa a haver uma mudança, as pessoas estão cada vez mais interessadas na natureza", admite Maria Ana.

 

hoje-sintome.jpg

 

http://www.orfeunegro.org/

 

Hoje sinto-me... texto e ilustrações de Madalena Moniz recebeu uma Menção Especial - Special Mention, Ragazzi Award, na mesma área Prima Opera

 

Livro com ilustrações a aguarela a tinta-da-china, e texto de Madalena Moniz que “reinventa as ligações entre palavra e imagem”.
 
 
Ao longo deste abecedário, acompanhamos a nossa pequena personagem e o que ela vai sentindo letra a letra: Audaz, Baralhado, Curioso... Leve, Torto... E tu como te sentes?
 
 
Deixamos aqui a todos os autores premiados, muitos parabéns. E felizes por vermos a sua criatividade e mérito premiados num certame internacional que é uma verdadeira referência.
 
 
Para todos, Boa Páscoa. E bons livros !
 
 
Até breve!
 
A Professora GSouto 
 
 
02.04.2015
Licença Creative Commons