Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia dos Esquerdinos... em férias

 

 

 

http://www.lefthandersday.com

 

 

Pois é ! Hoje é o Dia Mundial dos Esquerdinos, vulgarmente ditos "canhotos" . Claro, o nossso dia . O"Dia Internacional dos Canhotos" iniciou-se a 13 de Agosto de 1992 pelo clube britânico Left-Handers, como forma de protesto contra a discriminação que incidia sobre os esquerdinos.

Ser canhoto foi durante muito tempo um "defeito" porque escrever bem só se fazia com a mão direita. E quando vos contava que na escola, a professora me obrigava a escrever com a mão direita, prendendo a minha mão esquerda nas costas,levando reguadas sempre que tentava usar a mão esquerda, nem queriam acreditar. 

 

Era mesmo assim. O que eu sofri e tantos outros alunos como comprova o testemunho de várias pessoas, hoje divulgado no Expresso, num artigo muito interessante intitulado Ou escreves com a mão bonita (que era a direita) ou levas com a régua.

 

Sim, quando tentava escrever com a mão esquerda, com a qual tinha muita mais facilidade para desenhar as letras do alfabeto, lá vinha reguada e logo a seguir mão esquerda presa nas costas.

 

  

www.google.com/images

 

Actualmente esta imposição é considerada como antipedagógica. Só podia ! Maria Pascoal, psicoterapeuta, explica as "implicações de coagir um canhoto a escrever com a mão oposta. "Travar algo tão natural como escolher a mão dominante impede que o processo flua" e cria dificuldades na escrita. "Vai ser mais lenta e o grafismo também vai sofrer alterações".


Com 90% da população destra, não é de espantar que o mundo esteja preparado para funcionar 'às direitas',tornando 
as tarefas mais simples complexas para nós esquerdinos.  Tarefas como usar uma tesoura, facas, abre-latas, tacos de golfe.

 

 

 

 

Apoios de escrita (destros)

 http://www.tommiemedia.com/

 

Mas a lista de material a evitar não fica por aqui. Canetas de gel não são práticas para quem escreve de dentro para fora, porque "se corre o risco de borrar tudo"; os cadernos com argolas "dão dores nos pulsos pela pressão" e não conseguem escrever até ao fim da folha devido à posição da mão. Já para não falar de quando chegamos a um auditório (faculdade, conferências) e o apoio para escrever só está pensado para destros.

 

Podemos então falar de dor emocional ? Claro que sim, porque a motricidade de um esquerdino não é, de facto, igual à da maioria das pessoas.

 

 

 

 Dicionário

www.google.pt/

 

Até no dicionário de Língua Portuguesa consta que "canhoto" é aquele 'que executa com a mão esquerda aquilo que geralmente se executa com a direita' e, em sentido figurado, 'inábil, desajeitado, desastrado'.

 

Pelo contrário, um 'destro' é aquele que é 'hábil, ágil, desembaraçado'. Há também expressões populares que valorizam de forma diferente os dois hemisférios do corpo: diz-se que "o desafortunado acordou com o pé esquerdo" e, na passagem de ano, desejamos aos demais que "entrem com o pé direito". Enfim, uma lista enorme de disparates.

 

Foi com o objectivo de chamar a atenção para o "estigma", mas também para o desmistificar e celebrar a evolução, que se instituiu o Dia Internacional do Canhoto, comemorado hoje, dia 13 Agosto.

 

 

 

#Lefty

http://cdn.zmescience.com/

 

Com efeito, nas sociedades evoluídas "ser canhoto" já não é um defeito a ser contrariado por todos os meios. Um verdadeiro martírio para os esquerdinos durante tantos anos ! 

 

E quanto a pessoas notáveis como Leonardo da Vinci, Gandhi, Beethoven, Albert Einstein ? Pois é ! Só podiam ser 'canhotos'. Já que de acordo com os estudos, os esquerdinos têm uma vantagem de pensamento, visto que usam os dois hemisférios do cérebro, e são regras geral, por isso mesmo, mais imaginativos.

 

Quantos alunos eu tive esquerdinos! Em cada turma, 20% a 30% eram esquerdinos. E a professora também ! Ficavam todos felizes! Apenas estranhavam que escrevesse com a mão direita. E lá tinha eu que explicar a 'triste história' de, na minha infância, ter tido professsoras que me martirizavam por causa de ser esquerdina. Já no desporto, na dança, nas lições de piano, ficava a ganhar. 

 

{#emotions_dlg.meeting}Actividades : 

 

  • Exercício vocabular : pesquisar em diferentes dicionários online de Língua Portuguesa, as várias definições dos vocábulos "canhoto" ; esquerdino ; destro.
  • Cultura/ Ciências / Literatura / Cidadania : pesquisar esquerdinos músicos, cientistas, escritores, personalidades a nível mundial.
  • Entretenimento : pesquisar nomes de actores, jogadores, e outros, esquerdinos.

 

wordle

www.google.pt/

 

Para todos, continuação de boas férias ! Para os esquerdinos, um dia bem 'cool' ! Em Setembro, estarei de volta, enquanto tiver o gosto de continuar este blogue iniciado em Setembro de 2005 para apoio e enriquecimento de actividades curriculares na área de Língua Portuguesa.

 

Muitas postagens têm trabalhos de alunos de 2005 a 2009, e colaboração de alguns dos mais dotados para as tecnologias.

 

Para os professores de Língua Portuguesa materna e Língua Portuguesa não materna ou estrangeira, muito obrigada pelo carinho em seguir-me. E bom descanso. O novo ano lectivo está perto. É preciso refazer energias. Ser professor é uma profissão linda, muito enriquecedora, os alunos são fantásticos quando sentem que professor está com eles por inteiro.

 

Aproveite para explorar alguns dos assuntos publicados no BlogdosCaloiros. O BlogdosCaloiros foi uma das primeiras experiências da utilização de blogues no ensino, a nível nacional e internacional. Fez com que eu apresentasse um artigo científico na Universidade do Porto, no Encontro Nacional e Galaico-Português de web blogs, em Outubro de 2006.

 

As tecnologias são uma excelente ferramenta no Ensino, não esqueçam. Hoje, fundamental !

 

Até Setembro !

 

A Professora GSouto

 

13.08.2014

 

 Creative Commons License

 

2 comentários

Comentar post