Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Outono chegou hoje : Traz sol e poesia !

 

outono2015a.png

 

Praque de Serralves

créditos: Autor não identificado

https://www.pinterest.jp/pin/

 

"Notice what’s been popping up lately? Pumpkins, squash, and some curious little critters, hungry for a harvest?"

Google, doodles

 

 

Google Doodle 1º dia de Outono 2015 (Hemisfério Sul)

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

E chegou o Outono. Google celebra o primeiro dia de Outono do Hemisfério Norte com um divertido doodle interactivo que traz aromas bem conhecidos: frutos secos, como nozes, e avelãs - a metáfora dos esquilos saltitando - compotas de Outono, compotas de abóbora e outas compotas, de ingredientes bem outonais.

 

 

 

Praça Mouzinho de Albuquerque | Rotunda da Boavista

Porto

créditos: Zé Pikaxe 

 

Não se surpreenda. Hoje é o primeiro dia de Outono. É também conhecido como O Equinócio de Outono, um tempo em que os dias e as noites são iguais, significando que a natureza está prestes a abrir caminho para os dias mais curtos de inverno.

 

O Doodle foi criado pela ilustradora convidada Kirsten Lepore, e mostra as cores que o Outono nos oferece para usufrirmos dos meses que se vão seguir.

 

As folhas das árvores já começaram a cair. E as que ficam, tornam-se amarelas, laranja ou até avermelhadas. Lentamente as árvores despem-se, como que a abrir caminho para o inverno. Mas porque é que, nesta altura, as folhas trocam de cor?

 

 

Serralves no Outono

créditos: Autor não identificado

via Google Images

Saber +

 

  • O que é o Equinócio:

 

O instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, passa no equador celeste. A palavra de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade.

 

O equinócio de outono é a designação que a astronomia atribui ao fenómeno natural que assinala o final do verão e a chegada da nova estação. É o instante preciso em que o sol cruza o plano do equador celeste, o que decorre em setembro no hemisfério norte e em março no hemisfério sul.

 

  • Qual a origem da palavra:

 

A palavra “equinócio”, de origem latina aequinoctium agrega o nominativo aequus (igual) com o substantivo noctium, genitivo plural de nox (noite). Assim significa “noite igual” (ao dia), pois nestas datas dia e noite têm igual duração, tal é a ideia que permeia a sociedade

 

Há dois equinócios por ano: o equinócio da primavera em Março e o equinócio de outono em Setembro. As datas dos equinócios variam de ano para ano, consoante o ano tenha 365 ou 366 dias.

 

 

serralves-outono-activd.jpg

 

Serralves, parque

Porto

créditos : Serralves

https://www.facebook.com/fundacaoserralves

 

O Outono começou esta manhã de 23 Setembro. Eram 9:20 em Portugal, quando se deu o instante em que o ponto central do sol passou no equador, marcando o início do outono no hemisfério Norte. Mas o dia de duração exactamente igual à noite, que marca os equinócios, só acontece no sábado. É que no dia 23 haverá mais oito minutos de sol. 

 

A situação não se explica pelas temperaturas, ainda de verão, nem pelo dia de sol intenso que faz hoje, primeiro dia de Outono.

 

O Observatório Astronómico de Lisboa começa por explicar, na sua página na internet, que "os equinócios são definidos como o instante em que o ponto central do sol passa no equador e, por isso, o centro solar nasce no ponto cardeal Este e põe-se exactamente a Oeste, “encontrando-se durante 12 horas acima do horizonte matemático em qualquer lugar da Terra nestes dias”.

 

No entanto, e ainda que a palavra equinócio queira dizer noite igual ao dia, de tal “não resulta numa duração do dia solar de 12 horas”

 

Devido a condições físicas e ao movimento de translação terrestre, só no dia 26 haverá 12 horas de luz. O Observatório precisa que, nesse dia, o sol nasce às 7:28 e põe-se às 19:28 e que para as 12 horas certas há apenas um desvio de 10 segundos.

 

 

Autumn

 https://www.crystalinks.com/

 

Com a chegada do Outono, não se muda ainda a hora. O acertar dos relógios só acontecerá no último fim de semana de Outubro. É assim, desde que Portugal entrou na União Europeia. Pelas 1:00h de 25 de Outubro, os relógios deverão ser atrasados 60 minutos para que no mundo globalizado todos se acertem. Uma lástima! Já que todos se queixam desta mudança da hora na Europa.

 

Bom, mas não poderíamos acabar este post sem relembrar o Outono pelas palavras de um poeta. Miguel Torga.

 

Outono

 

Tarde pintada
Por não sei que pintor.
Nunca vi tanta cor
Tão colorida!
Se é de morte ou de vida,
Não é comigo.
Eu, simplesmente, digo
Que há fantasia
Neste dia,
Que o mundo me parece
Vestido por ciganas adivinhas,
E que gosto de o ver, e me apetece
Ter folhas, como as vinhas.

 

Miguel Torga, in Diário X, s/editora, 1966, Coimbra

 

Lindo, não acham ? Trouxe-me a saudade das nossas aulas de Português, das sessões de leitura em que a poesia tinha sempre um momento privilegiado.

 

Actividades :

 

  • Solicitar aos alunos uma curta selecção de poemas (literatura portuguesa, ou não). Cada aluno poderá dizer um poema da sua escolha em voz alta.
  • Escrita criativa : alunos serão convidados a criar poemas alusivos ao Outono que poderá ser ilustrado também pelo aluno.
  • Programar um jornal de parede na sala de aula. Os alunos procederão então à elaboração de um Poemário que poderá ser enriquecido ao longo de 15 dias.

 

Bom Outono  para todos ! E bom ano lectivo !

 

A Professora GSouto

 

23.09.2015

 

Licença Creative Commons