Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Noite Europeia dos Investigadores : #NEI 2016

 

 

 

Noite Europeia dos Investigadores/ NEI 2016

http://noitedosinvestigadores.pt/

 

A Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia que pretende quebrar as barreiras que separam a ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem do cientista distante e inacessível.

 

Saber +

 

A Noite Europeia dos Investigadores - European Researchers’ Night - é uma iniciativa lançada em 2005, financiada pela Comissão Europeia, no âmbito das Acções Marie Curie, com o objectivo de celebrar a Ciência e de aproximar investigadores e cidadãos.

 

Esta iniciativa procura quebrar as barreiras que separam a Ciência dos cidadãos e desmistificar a imagem distante que o cidadão tem do cientista.

 

É uma oportunidade para divulgar o trabalho de grande qualidade e inovação desenvolvido pelos investigadores portugueses, bem como para realçar a importância de uma comunicação eficiente entre centros de investigação e a sociedade civil.

 

 

nei2016a.png

 

 

Noite Europeia dos Investigadores

http://noitedosinvestigadores.org/

 

Tema: Ciência Cidadã ou Ciência no Dia-a-dia.

 

Pretende-se assim fomentar o "envolvimento dos cidadãos na Ciência promovendo uma sociedade mais activa e colaborativa com a comunidade científica.
 
 

 

NEI

créditos: DR

https://noticias.up.pt/

 

Actividades: 


A Noite Europeia dos Investigadores propõe uma série de actividades que decorrem durante todo o ano e que culminam numa noite de festa e celebração da Ciência, com lugar em várias cidades europeias na última sexta-feira de Setembro.

 

Em 2016, tem lugar a 30 de Setembro. Com Actividades espalhadas por todo o país. Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães, entre outras cidades, no total de 18. A consultar aqui para localizar actividades próximas da escola.

 

 

 

Casa Andersen/ Jardim Botânico do Porto

créditos: MHNC-UP 2016

http://mhnc.up.pt/

 

Porto:

 

Na Universidade do Porto, a noite científica mais interessante do ano arranca no Jardim Botânico do Porto, onde, a partir das 18h00, o MHNC-UP – Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto abrirá as portas da emblemática e renovada Casa Andresen com um cartaz recheado de demonstrações, jogos interactivos, palestras, quizzes, experiências de realidade virtual e visitas guiadas ao jardim.

 

programa de atividades inclui ainda uma expedição naturalista ao estilo do séc. XIX, uma missão de reconhecimento da fauna que se esconde nos charcos e lagos do Botânico, entre outras ações que tocam todas as áreas do conhecimento científico.

 

 

 

Planetário do Porto

créditos: Planetário do Porto

http://planetariodoporto.blogspot.pt/

 

Também Noite dos Investigadores arranca às 21:00h oonde se pode começar ou terminar a ver estrelas no Planetário do Porto – Centro Ciência Viva.

 

A actividade arranca com o debate “Guerras digitais – Conhecimento Aberto, Pirataria e Ética da Informação”.

 

Mas à espera dos visitantes estarão, entre outras experiências, uma exposição de meteoritos, sessões imersivas de planetário, um workshop sobre poluição luminosa e, claro, a incontornável observação astronómica com telescópio.

 

Alguns dos investigadores da Universidade do Porto estarão também a falar do seu trabalho e percurso em formato de speed dating.

 

 

Para outras Actividades, consultar o Porgrama aqui. As actividades prolongam-se até às 00:00h e são abertas a toda a população.

 

nei2016b.jpg

 

Noite Europeia dos Investigadores

créditos: MUHNAC

http://www.ulisboa.pt/

 

Mas a Noite Europeia dos Investigadores não acontece apenas na cidade do Porto. Consulte o Programa de cada um dos 23 locais, espalhados por 18 localidades, em que a Vida em 2030 está em destaque.

 

Descobre os Desafioa Futuros numa Noite de Festa para a Ciência.

 

A Professora GSouto

 

29.09.2016

 

 Licença Creative Commons