Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mulheres correspondentes de guerra : Clare Hollingworth !

 

 

clare4-jn.jpg

 

Clare Hollingworth [1911-2017]

https://www.facebook.com/celebrateclare/

 

Clare Hollingworth foi uma jornalista e autora inglesa. A primeira correspondente de guerra. Foi Clare Hollingworth quem deu a notícia do início da II Guerra Mundial, descrita como "o exclusivo do século".

 

Clare Hollingworth testemunhou os horrores da guerra no Vietname, Argélia, Médio Oriente, Índia e Paquistão, bem como a Revolução Cultural na China.

 

Mas é sobretudo lembrada pelo seu "furo" sobre a II Grande Guerra em 1939, no início da sua carreira, aos 27 anos. Deu a notícia da invasão da Polónia pela Alemanha durante a sua primeira semana de trabalho como correspondente do The Daily Telegraph.

 

 

 

Google doodle 106º Aniversário de Clare Hollingworth

https://www.google.com/doodles/

 

Google Doodle:

 

O Doodle desta terça-feira, dia 10 Outubro. assinala o 106º aniversário do nascimento de Clare Hollingworth. Google presta homenagem à jornalista inglesa devido aos seus importantes contributos na cobertura da Segunda Guerra Mundial.

 

Google homenageia Clare Hollingworth com um  Doodle, dando relevo à figura de uma das jornalistas pioneiras e mais inspiradoras do mundo, devido aos seus importantes contributos na cobertura da Segunda Guerra Mundial.

 

 

clare5-aviao.jpg

 

Clare Hollingworth

https://www.facebook.com/celebrateclare/

 

Clare Hollingworth, uma mulher apaixonada pela aventura, morreu em Janeiro deste ano, 2017. Tinha 105 anos.

 

 Uma mulher tão ávida por aventura que mantinha o seu passaporte ao alcance de um braço o tempo todo, apenas para garantir que partiria de imediato para onde achasse importante.

 

Dados biográficos:

 

Com 27 anos, Clare decidiu que queria ser jornalista (1939). Trabalhava há poucos dias no jornal britânico Daily Telegraph, quando foi enviada para o sul da Polóniaonde todas as fronteiras tinham sido fechadas. Só veículos diplomáticas tinham autorização para passar.

 

 

clare3.jpg

 

Manchete da notícia que Clare Hollingworth deu ao mundo :  a guerra ia começar

 

Por iniciativa própria, pediu emprestado um carro do consulado britânico para tentar entrar no país que estava ocupado pelas tropas alemãs.  E quando viajava da Polónia para a Alemanha, viu e relatou que forças alemãs estavam reunidas na fronteira polaca.

 

Três dias depois, Clare foi a primeira repórter de guerra a informar o mundo sobre a invasão alemã da Polónia.

 

 

 

 

Ir + longe:

 

A 29 de Agosto de 1939a sua história fez manchete no Daily Telegraph com o título “1 000 tanques reunidos na fronteira da Polónia”. Na notícia descrevia que a artilharia alemã estava preparada para invadir aquele país. A invasão da Polónia pelas tropas nazis marcou o início da II Guerra Mundial. 

 

Em 2014, a jornalista deu uma entrevista ao The Telegraph onde explicou que era muito nova na altura e que a sua missão era simplesmente cuidar dos refugiados, dos surdos e dos mudos. A guerra limitou-se a surgir enquanto ela ali estava.

 

 

 

Clare Hollingworth

créditos: Clare Hollingworth Collection

https://www.bbc.com/news/

 

Hollingworth costumava dizer que ela era mais feliz quando percorria o mundo, viajando rapidamente, sempre pronta para o perigo. Este espírito levou-a a fazer muitos exclusivos, desde o trabalho com refugiados judeus na Polónia, passando pela cobertura das guerras civis grega e argelina. Foi também, a primeira pessoa a entrevistar Mohammed Reza Pahlavi, o Xá do Irão.

 

Passou grande parte da sua vida na linha da frente de vários conflitos, incluindo os do Médio Oriente, norte de África e Vietname. Nos últimos 40 anos viveu em Hong Kongonde morreu aos 105 anos de idade, em Janeiro de 2017.

 

 

clare-nyt.jpg

 

Credits: United News/Popperfoto, via Getty Images

via New York Times

 

Recebeu inúmeros prémios. Embora grande parte dos seus primeiros trabalhos não lhe tenham sido oficialmente atribuídos, a experiência de Hollingworth e o trajecto da sua carreira levaram-na a ganhar o "Prémio Mulher Jornalista do Ano", o "Prémio James Cameron" para o Jornalismo e um prémio de realização de vida da instituição O Que os Jornais Dizem.

 

Chegou a ser nomeadaOficial da Ordem do Império Britânico pela rainha Isabel II.

 

 

 

Clare Hollingworth

https://www.abc.net.au/news/

 

Actividades:

 

  • Os alunos poderão fazer pesquisa sobre mulheres repórteres de guerra portuguesas e estrangeiras, dando início a um Jornal de Parede sobre a temática;
  • Há duas jornalistas portuguesas que são ou foram repórteres dee guerra: Maria João Ruela (ferida numa reportagem de guerra) e Cândida Pinto, ainda no activo, sendo agora comentadora em assuntos de guerra pela sua vasta experiência;
  • Sugerir aos alunos a possibilidade de fazer uma entrevista a uma das duas jornalistas via Skipe, numa das aulas curriculares, depois de prévia readacção das perguntas para a entrevista, sendo seleccionadas as melhores, degundo o alinhamento da entrevista.

 

Como vêem o acesso das mulheres a profissões de risco são uma realidade. Nada como seguir os seus sonhos, seja qual for a profissão. Não queremos mulheres só na ciência e tecnologias. Queremos mulheres também nas humanidades.

 

A Professora GSouto

 

10.10.2017

 

Licença Creative Commons