Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Mês Internacional da Biblioteca Escolar : vamos tweetar ?

 

 

mes-inter-bibliot-escolar2015.png

 

http://rbe.mec.pt/

 

Como sempre, Outubro é Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. Em todo o mundo, este mês é portanto dedicado a reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares - lugar privilegiado nas escolas - e consciencializar do seu valor na comunidade escolar e no reforço dos currículos nas aprendizagens dos alunos.

 

 

 

Desde 2007, o IALS passou a denominar Mês Internacional da Biblioteca Escolar de modo a permitir que professores responsáveis pelas Bibliotecas Escolares, em todo o mundo, possam escolher um dia, durante o mês de Outubro, que melhor se adeque à sua comunidade escolar, para celebrar a importância das bibliotecas nas escolas.

 

É pois, mais uma oportunidade para as bibliotecas demonstrarem a importância que têm na vida das crianças e jovens alunos, pelo trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

 

Tema 2015

 

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é, segundo tradução adoptada pela Rede de Bibliotecas Escolares:

 

"A biblioteca escolar é super!"

 

O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabeleceu a data de 26 de Outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

 

 

 

Desafios:

 

Para este ano, são propostos dois desafios:

  • Toca a Tweetar
  • Celebrando o MIBE

 

 

  • Toca a tweetar:

 

Os professores bibliotecários convidarão os elementos da comunidade educativa a escreverem tweets sobre o valor da biblioteca escolar (BE) no Twitter da BE, usando a hashtag #MIBE15.

 

Os alunos deverão ser devidamente enquadrados pelo(a) professor(a) bibliotecário(a), identificando no final do seu tweet, o ano e turma a que pertencem. Por exemplo: 9B.

 

 

 

Para reduzir caracteres, os adultos poderão apenas indicar no final do tweet em que qualidade escrevem, usando uma das seguintes iniciais:

 

• Professor(a) – P
• Encarregado de Educação – EE
• Assistente técnico – AT
• Assistente operacional – AO
• Autarquia – A
• Outro – O

 

A RBE está a selecionar frases/tweets que considera mais interessantes e tem publicado no seu portal, destaque que se manterá até final mês Outubro.

 

No final do mês distinguir-se-á a BE que conseguir mobilizar, entre a sua comunidade educativa, mais pessoas, entre alunos, professores, pais, auxiliares de educação, para tweetar e que componha os tweets mais criativos.

 

  • Celebrando o MIBE:

 

A RBE convida as bibliotecas escolares a enviar ao Gabinete (para o endereço mibe@bibliotecasescolares.pt) os programas que elaborarem para comemorar o MIBE (Mês Internacional da Biblioteca Escolar).

 

A partir do final do mês de Outubro, deverão divulgar, nas actividades do portal RBE, o relato de como concretizaram esses programas, podendo incluir links para os blogues e redes sociais que reflictam as iniciativas levadas a efeito.

 

Da conjugação da análise dos programas e respetivos relatos, será encontrada uma bibllioteca escolar a distinguir.

 

Os prémios atribuídos serão entregues às bibliotecas escolares pelo respectivo Coordenador Interconcelhio.

  

 

 

Bookmark Project

 

 Skype Project

 

Para além destes dois desafios, existem muitas sugestões de acções a desenvolver, tanto nas actividades do portal RBE, como na página do International School Library Month (ISLM) da IASL que continua a apelar à participação em dois projectos:

 

  • Bookmark Project
  • Skype Project.  

 

As bibliotecas escolares de todo o mundo são convidadas a enviar os seus testemunhos para a rubrica What people are doing for ISLM 2015.

 

 

Bookmarks/ Maracadores leitura

Escola Básica nº 2 Rio Tinto

http://www.iasl-online.org/

 

Há já escolas portuguesas que se registaram nestas duas actividades e têm as suas actividades publicadas no site da IASL.

 

Este foi apenas um dos projectos que vi e achei interessante por reflectir o tema "Bookmark Project".

 

Bom, estou certa que muitas outras actividades e projectos estão a ser desenvolvidos, não só nas BEs.

 

Tudo começa nos curriculos de Lingua Portuguesa. E são as professoras curriculares que, muitas vezes, propõem excelentes actividades desenvolvidas nas suas aulas.

 

Os projectos do MIBE deverão ser desenvovidos em  conjunto entre professoras bibliotecárias e professoras curriculares de Lingua Portuguesa.

 

Para todos, alunos e professores, um excelente #MIBE. Aos alunos, leiam livros, tweetem acerca das vossas preferências, dinamizem as redes sociais, falando de livros.

 

A Professora GSouto

 

25.10.2015

 

Licença Creative Commons

 

Referências : Os tweets apresentados neste post estão publicados na página da RBE