Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Emmy Noether, a matemática, professora universítária de referência ! Recursos

 

 

emmy-noether1.jpeg

 

 

Amalie Emmy Noether

http://upload.wikimedia.org/

 

Emmy Noether foi uma matemática alemã, conhecida pelas suas contribuições de fundamental importância nos campos de física teórica e álgebra abstracta. Considerada por David Hilbert, Albert Einstein, Hermann Weyl e outros, como a mulher mais importante na história da matemática.

 

Emmy Noether, cujo percurso impressionou o físico Albert Einstein, foi a primeira mulher a ser admitida como professora universitária, numa época em que a maior parte das mulheres nem sequer podiam matricular-se no ensino universitário.

 

Google Doodle:

 

 

doodle-emmy-noether1.jpg

 

 

Google Doodle Emmy Noether

Doodler : Sophie Diao

https://www.google.com/doodles/

 

Hoje, dia 23 Março 2015, o motor de busca Google celebra com um Doodle o 133.º aniversário do nascimento da matemática alemã Emmy Noether .

 

Emmy Noether, o génio mais criativo no campo da matemática, fez contribuições inovadoras nos campos da álgebra abstracta e da física teórica, e ao mesmo tempo que superou o sexismo profundamente arraigado na sua área de investigação.

 

Dados biográficos:

 

Emmy Noether nasceu a 23 Março de 1882, na Baviera, Alemanha, numa família dedicada aos números.

 

No início da sua vida escolar, quis ser professora de inglês e francês, mas em 1909 seguiu os passos da familia e especializou-se em Matemática na Universidade de Gottinger.

 

 

emmy-noether5.jpg

 

Emmy Noether

créditos: Sam Falconer

https://www.sciencenews.org/

 

Obteve os primeiros conhecimentos aprofundados na ciência exacta assistindo clandestinamente às aulas de seu pai, Max Noether, que era professor universitário.

 

Pouco depois conseguiu matricular-se e começou a liderar conferências, após o convite do professor David Hilbert, mesmo contra a maioria dos professores que se manifestaram contra esta nova actividade da matemática.

 

 

 

emmy-noether2.jpeg

 

Emmy Noether, postal, 1915

http://upload.wikimedia.org/


A carreira de Emmy Noether, enquanto professora, começou depois de concluir a sua tese, quando foi substituir seu pai, cargo que preencheu durante sete anos, mesmo sem receber ordenado.

 

Após este período, Emmy Noether foi convidada por David Hilbert e Felix Klein para integrar o departamento de Matemática da Universidade de Göttingen, um dos mais prestigiados centros mundiais daquela ciência.

 

 

emmy-noether-math1.gif

 

 

Emmy Noether

créditos: Sci-Illustrate Stories

https://medium.com/sci-illustrate-stories/

 

Ir + longe:

 

A Matemática foi revolucionada com as suas teorias sobre álgebra abstracta. Na Física também deixou a sua marca com um teorema que tem o seu próprio nome e defendeu que "cada simetria corresponde a uma lei de conservação e vice-versa".

 

Ao todo, Emmy Noether deixou-nos 45 trabalhos de investigação. Foi também a inspiradora de grandes referências da Matemática como Max Deuring, Hans Fitting, Chiungtze Tsen e Olga Taussky Todd.

 

 

emmy-noether-time.jpg

 

 

Emmy Noether

Time Magazine, 1921

https://time.com/

 

Foi capa da Time Magazine como uma das 100 Mulheres do Ano, 1921. 

 

Amalie Emmy Noether mudou-se para o Bryn Mawr College, na Pensilvânia, Estados Unidos, em 1933, depois de a Alemanha nazi ter destituído os judeus de quaisquer cargos universitários.

 

Emmy Noether morreu em 1935, aos 53 anos,  nos Estados Unidos. A causa da morte da matemática alemã terá sido uma infecção pós-operatória quatro dias depois de uma intervenção cirúrgica.

 

Albert Enstein defendeu que Emmy Noether foi "a mulher mais importante da história da Matemática".

 

Ela simboliza a mulher que enfrentou o preconceito, o totalitarismo, abraçando a ciência como a sua paixão.

 

 

emmy-noether-book.jpg

 

 

La Extraordinaria Emmy Noether

conto criado pela Universidade do Chile

ilustrações: Paloma Valdivia

https://mujeresconciencia.com/

 

 

Livro:

 

Leitura digital :

 

Conto "La Extraordinaria Emmy Noether" (língua castelhana) criado em equipe do Núcleo Milenio Modelos Estocásticos de Sistemas Complejos y Desordenados de la Universidad de Chile e Pontificia Universidad Católica de Chile, com ilustrações de Paloma Valdivia. Ler aqui

 

 

 

 

La Extraordinaria Emmy Noether

conto criado pela Universidade do Chile

ilustrações: Paloma Valdivia

https://mujeresconciencia.com/

 

Actividades:

 


  • Partir do Doodle, para motivar os alunos, sobretudo as alunas, a conhecer esta mulher matemática, precursora na área da ciência, nomeadamente álgebra e física, currículos que oferecem algumas dificuldades a alguns estudantes;

 

  • Motivar as alunas para as áreas da ciência e da matemática, através do diálogo;

 

  • Pesquisa em sites da especialidade, validados pelos professores curriculares.

 

  • Depois da leitura digital do conto de literatura juvenil, "La Extraordinaria Emmy Noether" em castelhano, - solcitar apoio de professora de  Espanhol - abrir o debate sobre op papel da mulher no campo das ciências e da matemática

 

  • Debate sobre o papel da mulher na ciência e na carreira docente. 

 

É frequente haver hoje em dia nas turmas, jovens alunas com uma aptência nata para as Matemáticas. Há que valorizar e incentivar a seguir a área das Matemáticas aplicadas, mesmo enfrentando, ainda hoje, sérios constrangimentos, sobretudo na carreira de investigação ou carreira docente universitária.

 

Este será um excelente momento para alertar alguns educadores de modo a apoiar o mais possível o percurso escolar das alunas.

 

Para alunas mais dotadas na área de Matemática, incentivar à leitura de livros biográficos, e/ou baseados nas teorias Emmy Noether, mulher, matemática nos finais do séc. XIX e início do séc. XX.

 

A Professora GSouto

 

23.03.2015

 

Licença Creative Commons