Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Prémio Nobel da Paz 2014 : Malala & Kailash Satyarthi

 

 

malala-sapo.jpg

Malala | Prémio Nobel da Paz

www.sapo.pt

 

Malala Yousafzay, a adolescente paquistanesa de 17 anos, voz da defesa do direito à educação das raparigas, é uma das vencedoras do Nobel da Paz 2014. Estava na escola, em Birmingham, no Reino Unido, quando recebeu a notícia.

 

Malala é a mais jovem a receber o reconhecimento da Academia Norueguesa. É também a primeira vencedora nascida no Paquistão.

 

Malala-livro.JPG

 http://1.bp.blogspot.com/

 

Malala tem sido representante mundial da defesa da educação das raparigas e já no ano passado era tida como favorita. A Academia reconhece-lhe agora "a luta heróica daquela que se tornou uma líder sob circunstâncias perigosas".

Em 2013, Malala disse a uma rádio paquistanesa que “ainda não tinha feito o suficiente para ganhar o prémio Nobel da Paz”.

Logo após ter sobrevivido ao ataque talibã, em 2012, uma petição para que Malala fosse nomeada para o Nobel da Paz juntou mais de 60 mil pessoas em apenas um mês.

 

Esta consagração de Malala e da sua causa na defesa do  direito à educação das crianças e jovens adolecentes do sexo feminino na véspera da celebração do Dia Internacional das Raparigas que tem lugar anualmente em 11 de Outubro é a consagração pela Academia a um direito inalianável.

GirlChildday.jpg

 http://www.unwomen.org/

 

O Dia Internacional das Raparigas foi instituido em 2012 pelas Nações Unidas.

 

“Capacitar as raparigas, garantir os seus direitos humanos e abordar a discriminação e violência que estas enfrentam é essencial para o progresso de toda a família humana. Uma das melhores opções para alcançar todos estes objetivos é providenciar às raparigas a educação que estas merecem”.

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, mensagem

 

Este ano, o dia foca-se no tema “Inovar para Educar" que salienta o papel da tecnologia e da inovação para facilitar o acesso à educação por parte das raparigas.

“A inovação pode ajudar-nos a abranger todas as raparigas, se for posta aos serviço da educação”

nobelpaz2014c.jpg

Kailash Satyarthi | Prémio Nobel da Paz 2014

 http://www.civilsocietyonline.com/

 

Mas há um outro merecido vencedor do Prémio Nobel da Paz.  Kailash Satyarthi, de 60 anos, activista indiano contra a exploração das crianças em trabalho infantil.

 

nobelpaz20142.png

 

Kailash Satyarthi

http://www.mediavoicesforchildren.org/


“Mostrando grande coragem pessoal”, Kailash Satyarthi adoptou os ensinamentos de Gandhi, dando voz a várias formas de protesto pacífico contra o trabalho infantil. É um dos promotores da Marcha contra o Trabalho Infantil e já resgatou mais de 60 mil crianças trabalhadoras, mantidas sob regime de escravidão.

"As crianças devem ir à escola e não ser exploradas financeiramente", disse o presidente do comité Nobel, Thorbjoern Jagland. 

 

nobelprize2014.jpg

 https://www.facebook.com/unesco

 

Foram os dois galardoados numa homenagem à "luta de ambos na defesa do direito à educação de crianças e jovens", anunciou a Academia.

 

Em comunicado, o Papa Francisco, um dos favorito na corrida pela sua defesa dos pobres, já felicitou os novos prémios Nobel da Paz.

 

Depois de conhecidos os vencedores do Nobel da Literatura, Química, Física e Medicina, falta apenas apurar o galardoado com prémio Sveriges Riksbank de Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, que será anunciado a 13 de Outubro. 


Todos os prémios serão entregues a 10 de Dezembro, aniversário da morte do magnata sueco fundador do galardão, Alfred Nobel (1833-1896), químico e inventor da dinamite.

Em mais de um século de entrega de prémios foram distinguidas 22 organizações, 857 pessoas, incluindo 46 mulheres.

Estamos felizes ! Dois Prémio Nobel da Paz que tanto têm feito pelos Direitos das Crianças, pondo em risco as suas próprias vidas, merecem todo o nosso agradecimento e a nossa mais sincera admiração.

 

A Professora GSouto

10.10.2014

gi-cc-blogcaloiros.png