Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Lucky Luke faz 70 anos : novo álbum "A Terra Prometida" ! A festejar, lendo !

 

 

Lucky Luke

A Terra Prometida

Achdé & Jul

edições ASA/ Leya

 

Lucky Luke já tem 70 anos? Imaginem! É verdade! Mas lembram que Tintin já celebrou 87 anos em Janeiro deste ano.

 

Lucky Luke vai então celebrar 70 anos em Dezembro 2016. E para celebrar o seu 70º aniversário, foi lançado um novo álbum: A Terra Prometida, no passado dia 4 Novembro, simultâneamente em França e Portugal.

 

O álbum foi lançado durante o Festival de BD da Amadora. Com ilustração de Achdé e argumento de Jul, respeitando o legado do cartoonista belga Morris, Lucky Luke A Terra Prometida apresenta o protagonista numa "missão algo rocambolesca: a de escoltar toda uma família judia proveniente da Europa de Leste até ao Oeste selvagem"

 

ASA, em nota de imprensa

 

 

 

Lucky Luke

A Terra Prometida

Achdé & Jul

edições ASA/ Leya

 

Desta vez, o herói tem que conduzir uma família de judeus da Europa de Leste, desde o seu desembarque em St. Louis, até aos confins do velho Oeste, atravessando boa parte do território dos Estados Unidos.

 

Tudo começa com o encontro de Lucky Luke com um velho amigo, que lhe pede que receba a família em seu lugar, pois todos pensam que ele é um advogado famoso.

 

Dessa forma, o cowboy vai ver-se a braços com um rabi fundamentalista, a avó casamenteira e o filho endiabrado, para além dos habituais foragidos, jogadores de póquer e índios em pé-de-guerra, que fazem parte da galeria de personagens da série e que vão provocar um inevitável choque de culturas.

 

 

lucky-luke-autores.jpg

 

Achdé & Jul, os novos autores de Lucky Luke

créditos: Autor não identificado

 

Saber +

 

A ilustração deste sétimo álbum As Aventuras de Lucky Luke segundo Morris está de novo entregue a Achdé, que retomou a série após a morte do seu criador, Morris [1923-2001].

 

Quanto ao argumento, tem pela primeira vez a assinatura de Jul, autor de "Silex and the city", que optou por este tema para "dar um novo fôlego a Lucky Luke e levá-lo numa aventura realmente nova, surpreendente, mesmo para aqueles que julgavam já ter visto tudo sob o sol do Oeste".

 

lucky-luke3.jpg

 

 

Lucky Luke

A Terra Prometida

Achdé & Jul

edições ASA/ Leya

 

Apresentação no Festival Internacional de BD Amadora:

 

O álbum A Terra Prometida foi apresentado pelo argumentista António José Simões e o jornalista João Miguel Lameiras, no dia 4 de Novembro, no Fórum Luís de Camões, onde esteve a decorrer o Festival Internacional de Banda Desenhada - Amadora BD. Seguiu-se uma recepção oferecida pelo embaixador da Bélgica.

 

O Amadora BD decorreu entre 21 Outubro e 6 Novembro 2016. Tem patente uma exposição comemorativa dos 70 anos de Lucky Luke.

 

 

morris_goscinny.jpg

 

 

Morris & Goscinny

créditos: Autor não identificado

via Google Images

 
 
Morris & Goscinny :

 
Morris viveu nos Estados Unidos, nos anos 40. Foi neste país que iria encontrar um francês genial, Goscinny, a quem Morris iria confiar os próximos argumentos das suas histórias.
 
 
E é este Lucky Luke, já mais caricaturado, que continua a disparar pelas mãos de Morris mas passa a falar pelas mãos de Goscinny, o co-autor do célebre Astérix.
 
 
Morris e Goscinny encheram Lucky Luke de piadas subtis e de narrativas duplas, em que o desenho não só completa mas também ganha independência em relação à história.
 
 
 
 
Actividades:
 
 
Os alunos com domínio de Francês LE poderão folhear o novo álbum online. Wow! Que delícia! E logo os adolescentes que adoram a leitura digital.
 

 

Também podem participar no 70º aniversário de Lucky Luke. Para isso, apenas têm que enviar uma fotografia das vossas "fan-artes" para contact@lucky-luke.com. Os mais criativos receberão uma prenda de aniversário. Cool!

 

Formatos:

 

Não há qualquer limite para o formato da vossa fan-arte.  Pode ser um desenho um vídeo, um poema, ou uma canção. Até mesmo um bolo, uma camisola tricotada, uma colecção de cactos... U só limite : a vossa imaginação! 


site oficial Lucky Luke publicará todas as vossas 'fan-arts' no dia de aniversário de Lucky Luke ! 

 

Ah! Em sala de aula, os professores podem explorar com os seus alunos, todas as informações sobre este herói: autores, personagens, álbums, actualidades. E claro, vídeos e jogos. 

 

Feliz aniversário Lucky Luke!

 

A Professora GSouto

 

10.11.2016

 

Licença Creative Commons

 

 Referências:

Observador/ BD

JN/ Cultura