Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Lágrimas por Nice !

 

Nice-plantu.jpg

 

Ataque em Nice

illustração: Plantu

https://twitter.com/plantu/

  

"Só a ignorância aceita, e o indiferentismo tolera o reinado das mediocridades."

José de Alencar

 

O mundo olhou petrificado para as imagens que chegavam de Nice, na noite da Festa Nacional de França. As televisões não paravam de nos encher os olhos com imagens chocantes, de aflição, de morte, de dor.

 

Mais uma vez a França sofreu um bárbaro ataque. Foi ontem à noite em Nice, durante a festa tradicional do 14 Julho, um ataque violento, mesmo torpe, já que se celebrava uma festa em que as famílias com crianças, algumas muito pequenas, participavam com alegria.

 

No Passeio dos Ingleses ou Promenade des Anglais, que dá sobre a baía da célebre estância turística do sul de França, centenas de pessoas, entre as quais muitas crianças, foram ceifadas com atrocidade por um camião que entrou numa área restricta.

 

 

Nice-soledad.jpg

 

Ataque em Nice

ilustração: Soledad Bravi

https://www.facebook.com/soledadbravi.officiel/

 

Há muitos portugueses a viver em Nice que contam o que sucedeu estupefactos e em estado de choque. O ataque traiçoeiro de um camião varreu literamente as pessoas, famílias, que se encontravam no Passeio dos Ingleses a usufruir de uma noite de feriado nacional, uma noite de festa.

 

Os nossos olhos em choque, continuam esta manhã horrorizados com as  imagens de ontem à noite, 14 Julho. Que desumanidade! Um homem que tem filhos, um dos quais de três, segundo o que dizem os médias, ser capaz de passar por cima de crianças com o rodado do camião que conduzia. Este pensamento não sai da nossa cabeça. Sinto-me devastada

 

Como é que ele fois capaz de fazer algo tão terrível! Continuamos sem entender. 

 

Saber que estão 28 alunos de uma escola alemã desaparecidos, e que do grupo, uma professora e dois alunos morreram,  torna tudo mais doloroso ainda.

 

Afinal parte-se em visitas de estudo, mesmo em tempo extracurricular, cheios de entusiasmo e alegria para se conhecer novas culturas. E é-se apanhado numa situração tão cruel.

 

Lamento profundamente por este grupo escolar e por todas as crianças e adultos que em tempo de lazer encontraram tão triste destino.

 

 

E os alunos?

 

Estamos nas férias grandes. Alunos já estão em férias. Apenas alguns professores continuam nas escolas até quase ao final de Julho.

 

Mas, em Setembro, os alunos voltam às escolas. Alguns terão passado pelo trauma da perda de um amigo, de um familiar. Viram e ouviram nos meios de comunicação social: jornais digitais, noticiários televisão, redes sociais. E não esquecem.

 

Conscientes das suas responsabilidades, todos os educadores, embora alguns deles também se sintam fragilizados por algum acontecimento infeliz que os tenha atingido - há sempre, um amigo, um familiar, um conhecido - estarão preparados para abordar este tema no início de do próximo ano lectivo que se inicia em Setembro.

 

O mundo continua cada vez mais triste. Estamos todos, hoje, menos livres, mais inseguros. Mas juntemos as nossa voz a #PrayforNice.

 

A Professora GSouto

 

15.07.2016

 

Licença Creative Commons