Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Kitesurf : Parabéns Francisco Lufinha !

 

 

kitesurf3.jpg

 

 Francisco Lufinha

https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

É sabido. Gostamos de desportos radicais. E nesta época do ano, em que uns estão já de férias, e outros, entre exames, vão até às ondas ao final da tarde relaxar antes de entrarem pela noite a estudar, aqui temos o nosso kitesurfer do momento.

 

Francisco Lufinha é um jovem português de 31 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos. Com apenas 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.

 

 

kitesurf7.jpg

 

Franscisco Lufinha

 https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

O velejador português, praticante de kitesurf, Francisco Lufinha embarcou numa aventura de kitesurf, domingo, dia 05 de Julho 2015, às 16:30 horas, do Cais das Colunas, Lisboa.

 

O arranque da Mini Kitesurf Odissey foi um sucesso ! Centenas de apoiantes e curiosos juntaram-se no local para assistir à partida para esta odisseia.

 

 

kitesurf4.jpg

 

Mini Kitesurf Odissey

saida de Lisboa

https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

Em pleno Rio Tejo, o ambiente foi ainda mais surpreendente com dezenas de barcos a acompanhar Lufinha nos primeiros momentos desta aventura.

 

 

 

 Saída de Lisboa

http://francisco.lufinha.pt/

 

Na segunda-feira bateu o recorde mundial de maior viagem de kitesurf sem paragens, superando a anterior marca de 564 quilómetros, que já detinha. Conta assim, com mais de 28 horas de viagem 'non-stop'.

 

O recorde mundial tinha sido fixado por Lufinha em Setembro de 2013, numa viagem entre o Porto e Lagos.

 

 

francisco-lufinha.jpg

 

Francisco Lufinha

https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

Quem é Lufinha?

 

Francisco Lufinha é um jovem português de 31 anos, completamente apaixonado por desportos náuticos.

 

Aos 15 dias, foi levado para um barco pelos seus pais e nunca mais conseguiu, nem quis, desligar-se do mar.

 

Natural de Lisboa, iniciou-se na Vela, aos 11 anos. Desde os setes anos de competição, ganhou regatas nacionais e regionais e representou Portugal em diversas provas europeias.

 

Para além da Vela também praticou Ski Aquático, Wakeboard e Windsurf, mas foi o Kitesurf que o cativou, por ser uma mistura dos seus desportos favoritos.

 

Em 2005 sagrou-se campeão nacional e em 2006 vice-campeão, alcançando também nesse ano um 5º lugar na regata do circuito mundial PKRA em Portimão.

 

kitesurf8.jpg

 

Lufinha, Porto-Lagos 2013

créditos : António Cotrim/Lusa

http://www.jn.pt/

 

A primeira noite do Francisco em pleno oceano Atlântico não foi fácil! Numa noite com muitas núvens e pouca visibilidade, Francisco teve uma queda e perdeu a prancha.

 

Teve então que activar um very-light para que o barco de apoio conseguisse localizá-lo. Pudemos ouvir o atleta a contar o que se passou nessa noite.

 

No entanto e para compensar essa noite, na terça-feira já se encontrava quase a metade do caminho, com um bom ritmo (velocidade acima dos 30km/h) e muito motivado para alcançar um novo recorde do mundo! 

 

kitesurf6.jpg

 

Lufinha

https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

Lufinha tentou bater o seu próprio record de 564 Km, navegando de Lisboa até à Madeira em Kitesurf sem parar. Serão cerca de 40-50 horas non-stop em cima da prancha. E conseguiu mais um recorde.

 

Previa-se que a travessia demorasse mais de 40 horas non-stop, ao longo das quais o superatleta poderia vir a encontrar diversos obstáculos e adversidades.

 

 

francisco-lufinha2.jpg

 

Francisco Lufinha no Machico, Madeira

https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

Mas Lufinha venceu. E chegou à Madeira hoje, terça-feira, dia 07 Julho 2015. Missão cumprida. Recorde mundial de 472 nm (874 KM) em 47:37 horas, depois de algumas peripécias com o skitesurf.

 

O Francisco, detentor do actual recorde do mundo (564 km), foi o primeiro atleta a tentar completar esta travessia Lisboa-Madeira non-stop. E conseguiu.

 

Para navegar os 950 KM (530 mn) estavam previstas duas noites no mar com condições meteorológicas desafiantes, ventos fortes e ondas grandes e largas, típicas do Atlântico.

 

 

franciscolufinha5.jpg

 

francisco-lufinha4.jpg

 

Francisco Lufinha World Recorder Kitesur

 https://www.facebook.com/franciscolufinha/

 

Conseguiu completar a travessia. Francisco foi a primeira pessoa a ligar o continente ao arquipélago da Madeira em Kitesurf, conquistando assim mais um objectivo arrojado em torno do Mar Português.

 

E tal como puderam ver, foi muito bem recebido em Machico, onde se viu rodeado de Fortos admiradores. Foram muitos os madeirenses que lhe deram  as boas vindas.

 

Mais novidades? Sigam as redes sociais de Lufinha:

 

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

 

Parabéns Francisco Lufinha! E bom descanso!

 

A Professora GSouto

 

07.07.2015

Licença Creative Commons