Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Jornadas Europeias do Património 2015

 

 http://www.patrimoniocultural.pt/

 

As Jornadas Europeias do Património 2015 estão realizar-se de 25 a 27 Setembro, este ano subordinadas ao tema "Património Industrial e Técnico"

 

Com o objectivo de sensibilizar os cidadãos para o seu valor e para a importância de um olhar actualizado acerca das suas potencialidades e do seu futuro, o tema destas Jornadas remete-nos para um vasto conjunto do nosso património.

 

"Envolvendo-nos a todos, está permanentemente presente no nosso quotidiano, e foi-nos deixando um legado que se revela em fábricas, pontes, moinhos, canais, linhas de caminho-de-ferro, lojas, vilas operárias, minas, portos, património da água e da luz, pequenas industrias artesanais, arquivos públicos e empresariais, entre muitas outras realizações da industria e da técnica, alguns ainda em uso e outros abandonados ou já reutilizados; todos eles são testemunho do engenho e criatividade de gerações passadas.

 

 

http://www.patrimoniocultural.pt/

 

 

As Jornadas Europeias do Património (JEP) foram criadas em 1991 pelo Conselho da Europa, com o apoio da União Europeia, e são aorganizadas em cerca de 50 países e regiões da Europa. Em França, Journées Européennes du Patrimoine 2015 tiveram lugar no fim de semana passado, ente 19 e 20 Setembro 2015.

 

O objectivo principal das Jornadas Europeias do Património e das iniciativas locais é a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção e usufruto do património.

 

A entidade sublinha ainda "o enorme potencial do património, construído ou imaterial, e a sua importância determinante para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel de cultura na sociedade".

 

 

 https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio/

 

Em Portugal, a coordenação de centenas de iniciativas, a grande maioria de acesso gratuito, é da responsabilidade da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), que publica também o programa na sua página Património Cultural com o objectivo de mobilizar o público de todas as idades para estas comemorações, divulgando o património do país.

 

 

 

Ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas, visitas guiadas, conferências, concursos, exibição de filmes, espectáculos de teatro e dança, sessões de leitura e jogos tradicionais são algumas das iniciativas previstas em museus e monumentos públicos e privados em todo o país.

 

Os Museus e Monumentos da DGPC associamse este ano às comemorações das JEP 2015 com propostas de acividades que decorrerão nestes espaços do nosso património.

 

Pode consultar o Programa dos Museus e Monumentos da DGPC que é muito detalhado.

 

Propostas:

 

 https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio/

 

No dia 26 de Setembro, caminhar com o património numa rota da água guiada através das fontes e túneis da cidade de Alcácer do Sal.

 

As Jornadas Europeias do Património terão inúmeras actividades de índole cultural de Norte a Sul do País, sob o lema “Património Industrial e Técnico”.

 

 

https://ariscaropatrimonio.files.wordpress.com/

 

No dia 25 de Setembro foi inaugurada a Exposição (a)Riscar o Património no Museu Nacional de Arqueologia que estará patente ao público até 30 de Novembro 2015.

 

A exposição baseia-se no conjunto de trabalhos decorrentes da edição de 2014 da iniciativa (a)Riscar o Património.

 

Sábado, dia 26 de Setembro, foi o dia escolhido para relançar o (a)Riscar o Património, também dedicado ao Património Industrial, num repto a todos os praticantes, profissionais, amantes ou curiosos do desenho e do sketching.

 

Com o mote Património Industrial, o (a)Riscar o Património 2015 terá lugar nas respectivas localidades envolvidas - Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Montemor-o-Velho, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora, Ponta Delgada e Funchal - em espaços como edifícios, conjuntos ou sítios que sejam representativos desta tipologia.

 

 

patrimonio.png

 

Lisboa, Panteão Nacional

https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio/

 

Assista no Panteão Nacional, em Lisboa ao Concerto de dia 27 de Setembro,domingo, às 16h00, o âmbito do programa de actividades do Panteão Nacional para as Jornadas Europeias do Património 2015. A entrada é livre.

 

Infos: 

 

A entrada nos Museus e Monumentos sob tutela da DGPC, nos dias 25, 26 e 27 de Setembro, é gratuita.

 

No dia 27, domingo as entradas são gratuitas para todos os visitantes.

 

https://i.ytimg.com/

 

A cidade do Porto não tem muitos espaços museológicos fechados. Mesmo asim, poderá consultar o programa aqui

 

Mas em contrapartida a nível de Património Técnico e Industrial, a oferta é enorme.

 

Aproveite para dar um passeio por todos esses espaços abertos, em família ou grupos organizados.

 

A Professora GSouto

 

25.09.2015

 Licença Creative Commons