Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Jornadas Europeias do Património 2014

 

 

Jornadas Europeias do Património 2014

http://www.patrimoniocultural.pt/

 

As Jornadas Europeias do Património 2014 vão realizar-se sob o tema "Património, sempre uma descoberta" nos dias 26, 27 e 28 de Setembro com iniciativas em todo o país, desde visitas guiadas, ateliês e concursos.

 

As Jornadas Europeias do Património (JEP) foram criadas em 1991 pelo Conselho da Europa, com o apoio da União Europeia, e são aorganizadas em cerca de 50 países e regiões da Europa. Em França, Journées Européennes du Patrimoine 2014 terão lugar este fim de semana, 20-21 Setembro.

 

O objectivo principal das Jornadas Europeias do Património em colaboração com as iniciativas locais é a sensibilização dos cidadãos para a importância da protecção e usufruto do património.

 

Em Portugal, a coordenação de centenas de eventos, grande maioria de acesso gratuito, é da responsabilidade da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) que publica o programa geral no site Património Cultural com o objectivo de mobilizar o público de todas as idades para estas celebrações, divulgando o património do país.

 

 

 

 

Jornadas Europeias do Património

http://www.patrimoniocultural.pt/

 

Ateliês lúdicos, oficinas pedagógicas, visitas guiadas, conferências, concursos, exibição de filmes, espectáculos de teatro e dança, sessões de leitura e jogos tradicionais são algumas das iniciativas previstas em museus e monumentos públicos e privados em todo o país.

 

De acordo com um texto da DGPC sobre o evento, o tema deste ano "pretende chamar a atenção para a permanente novidade que o património cultural encerra, sempre atualizado através de novo conhecimento, de novas leituras e de novas interpretações, acompanhando a evolução das mentalidades, das ideias e também das modas".

 

A entidade sublinha ainda "o enorme potencial do património, construído ou imaterial, e a sua importância determinante para um harmonioso e equilibrado desenvolvimento social e económico e para o papel de cultura na sociedade".

 

Programação: 

 

É vastíssima. E só visitar os sites oficiais do museus que mais os inspiram para se certificar das diferentes programações previstas para os dias 26-27-28 Setembro.

 

Consultar a programação geral por cidades e localidades. Vale mesmo a pena.

 

 

 

Museu do Oriente | Lisboa

http://www.museudooriente.pt/

 

Posso distinguir dois ou três eventos que me pareçam interessantes. Mas a selecção será mesmo de cada um. Procurem os espaços que vos agradam, os eventos que despertam a vossa curiosidade, as actividades que mais se adaptam ao vosso perfil.

 

E os professores têm um papel fundamental nesta descoberta dos espaços museológicos. Impensável perder uma oportunidade como esta que abrirá fronteiras aos saberes curriculares. Motivar os alunos para essa enorme aprendizagem que estes espaços de cultura trazem, é claramente um dos maiores objectivos da educação completa. Por isso, cada professor encontrará o espaço cultural que melhor se adapta ao perfil dos alunos e aos currículos que leccionam.

 

Em Lisboa, saliento as propostas apresentadas pelo Museu do Oriente que propõe uma visita orientada ao núcleo de Timor da exposição "Presença portuguesa na Ásia"; Instrumentos de trabalho, objectos cerimoniais e rituais que permitem descobrir não só as vivências quotidianas de um povo, mas também as tradições de uma sociedade que não esquece os seus antepassados. 

 

Todos os eventos são gratuitos, mas sujeitos a inscrição obrigatória. 

 

 

 

 

 

Jornadas Europeias do Património

https://www.facebook.com/fundacaoserralves/

 

No Porto, Serralves é sempre um local de cultura obrigatório. Serralves associa-se de novo às Jornadas Europeias do Património com um programa de actividades para (re)descobrir o património - construído e imaterial - da Fundação, cujo património arquitectónico e paisagístico foi classificado como Monumento Nacional em 2012. 

 

No dia 28 de Setembro, das 10:00 horas às 19:00 horas, decorrerá, ao mesmo tempo, no parque de Serralves, a 6ª edição da Festa do Outono, com entrada gratuita.

 

 

 

Festa de Outono, Serralves

http://www.serralves.pt/

 

 Esta festa oferece um conjunto de actividades gratuitas para todas as idades. A Festa tem como tema o Outono, o ritmo das estações, as colheitas, os saberes e as práticas ancestrais ligadas à tradição rural, a produção de alimentos em modo biológico, as dietas alimentares alternativas, o consumo responsável, entre outras temáticas associadas à proteção do meio ambiente.

 

As actividades são muitas. Nada como visitar Serralves, Jornadas Europeias do Património 2014 e seleccionar uma ou várias propostas. Aliciantes ! As visitas guiadas ao Parque, se o tempo o permitir, serão sempre uma prazerosa actividade complementar.

 

 

 

Jornadas Europeias do Património

 https://www.facebook.com/jornadas.do.patrimonio

 

As Casas Museu são outra proposta irrecusável. Nos dias 26 e 27 de Setembro, visite com a Associação Portuguesa de Casas Museu as Casa-Museu Medeiros e Almeida, Casa-Museu Passos Canavarro, Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, Casa Museu Bissaya Barreto, Casa-Museu Fernando Namora, Casa-Museu Egas Moniz, Casa-Museu Abel Salazar, Fundação Eça de Queiroz.

 

 

 

Casa Museu Guerra Junqueiro

http://balcaovirtual.cm-porto.pt/

 

Mas o Porto e norte do país têm um vasto património de Casas-Museu. A Casa Oficina António Carneiro, Casa Museu Marta Ortigão, Casa Museu Guerra Junqueiro, Casa Andresen já reaberta ao público, inserida no Jardim Botânico.

 

casa-andresen.jpg

 

Casa Andresen, Jardim Botânico

http://jardimbotanico.up.pt/

 

Lá fomos visitar a exposição ao Encontro de Darwin e percorremos os jardins tão admiravelmente descritos nos livros de literatura infantil e Juvenil de Sophia Mello Breyner.

 

A linda casa da infância, pertencia a sua avó, de uma das escritoras portuguesas mais queridas, sempre presente nos curriculos de Lingua Portuguesa. Seus livros no fazem descobrir a casa e os jardins com um olhar de encantamento e magia.

 

As Casas-Museu são um eterno valor cultural feito de memórias vividas, lugares de culto de pessoas e factos inesquecíveis.

 

E a Casa da Música? Seria um desperdício não passar por um dos belos momentos musicais que a Casa da Música nos oferece. Um concerto ou dois vão encontrar adaptados às preferências pessoais e ao estilo de música que procuram. É só consultar a agenda para Setembro.

 

 

 

 

Sala Suggia | Casa da Música

http://www.casadamusica.com/

 

Bom, não se esqueçam de seguir a página no Facebook de Património Cultural. Todos os dias chegam eventos novos, muitas propostas a não perder.

 

Têm ainda uma semana para se decidirem, sem preocupações de o fazer apressadamente. Certamente que os professores já incluiram na calendarização de activades curriculares os espaços a visitar.

 

Boas Jornadas Europeias do Património ! Cultura é saber mais!

 

A Professora GSouto

 

18.07.2014

 

Creative Commons License