Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018 : Portugal está presente !

 

JO-invPT6.jpg

 

 

Cerimónia Abertura  XXIII Jogos Olímpicos de Inverno  Pyeongchang 2018

créditos: Getty Images

https://www.olympic.org/photos/

 

Abriram os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno Pyeongchang 2018. Os JO realizam-se entre 9 a 25 de Fevereiro de 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

 

A cerimónia começou às 20:00 (11:00 em Lisboa). A Coreia do Sul inaugurou os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 com um espectáculo multimédia que caminhou pela história e pela cultura do território a sul do paralelo 38.

 

Mais de 3.000 atletas de cerca de 95 países participarão nestes JO de Inverno, com 102 medalhas de ouro para disputar em 15 disciplinas.

 

JO-invPT4.jpg

 

 

 Os XXIII Jogos Olímpicos de Inverno  Pyeongchang 2018

créditos: Comité Olímpico Português

https://www.facebook.com/comiteolimpicoportugal/

 

Saber +

 

O processo de candidatura iniciou-se em 2009 com as candidaturas das cidades de Annecy (França), Munique (Alemanha) e o condado de PyeongChang (Coreia do Sul).

 

PyeongChang ganhou o processo na sua terceira tentativa, perdendo anteriormente para Vancouver Canadá (2010), onde Portugal esteve presente. E Sóchi, Rússia (2014) com uma delegação portuguesa mais numerosa.

 

JO-invPT5.jpg

 

 XXIII Jogos Olímpicos de Inverno  Pyeongchang 2018

créditos: IOC/ Greg Martin

https://www.olympic.org/photos/

 


É a primeira vez que os Jogos Olímpicos de Inverno e a segunda vez em que os Jogos Olímpicos se realizam na Coreia do Sul.


Pyeongchang será a terceira cidade asiática a sediar o evento após Sapporo e Nagano, ambas no Japão.

 

Google Doodle:

 

 

 

 

"Bem-vindos ao Dia de Abertura do Doodle Jogos na Neve! Neste dia brrr-eezy em PyeongChang, estamos acompanhados por atletas de todo o mundo na esperança de provarem ser os melhores nas suas categorias (ou espécie).

 

 

 

Google Doodle Jogos Olímpicos Inverno 2018 - Dia 1

https://www.google.com/doodles/

 

Vamos seguir a Magpie no estádio para uma vislumbrante visão da acção de hoje. Não esqueça de passar por aqui, todos os dias nas próximas semanas e acompanha os Doodle e toda a acção dos Jogos Olímpicos."

 

(tradução livre)

 

 

Delegação portuguesa JO Inverno 2018

créditos: Comité Olímpico Português

https://www.facebook.com/comiteolimpicoportugal/

 

Portugal vai estar, pela primeira vez, representado duas modalidades nos Jogos Olímpicos PyeongChang 2018:

 

  • Arthur Hanse, no esqui alpino
  • Kequyen Lam, em esqui de fundo.

 

Arthur Hanse é um luso-descendente que repete a presença nos Jogos Olímpicos. esqui alpino. Kequyen Lam é um luso-macaense que faz a estreia no esqui de fundo: 

 

Atletas Portugueses:

 

Apesar de não ser um país conhecido pela neve, Portugal teve dez atletas no programa de preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. No entanto, só dois estarão presentes: Kequyen Lam e Arthur Hanse.

  

 

 Kequyen Lam, esqui de fundo

créditos: Autor não identificado

http://observador.pt/2018/

 

Kequyen, 38 anos, é o estreante nacional nos Jogos Olímpicos de Inverno. Farmacêutico, passou a ter nacionalidade portuguesa em 2006 depois de uma vida que dava um filme: os pais, chineses, viviam no Vietname, tiveram de fugir de barco para Macau durante a guerra, estiveram num centro de acolhimento para refugiados e mudaram-se depois para o Canadá.

 

Em 2015, pediu à Federação Portuguesa dos Desportos de Inverno para mudar a acreditação para o esqui de fundo e o que parecia impossível tornou-se realidade.

 

JO-invPT1.jpg

 

 Kequyen Lam, esqui de fundo

créditos: Autor não identificado

https://www.dn.pt/desporto/

 

“O sonho de participar nos Jogos Olímpicos surgiu em 1998 quando Ross Rebagliati ganhou o ouro no Canadá. 

 

Agora quero inspirar Portugal e os futuros esquiadores que apareçam”, explicou na cerimónia de apresentada organizada no Comité Olímpico de Portugal antes da partida para a Coreia do Sul.

 

 

 

 Arthur Hanse

créditos: Fabrice Coffrini/AFP/Getty Images

http://observador.pt/2018/

 

"Um top 30 é um sonho, o top 50 a realidade"

Arthur Hanse

 

Já Arthur Hanse, 24 anos, vai repetir a participação nos Jogos de Sochi 2014, onde acabou por não conseguir concluir as provas de slalom e slalom gigante.

 

E, se no caso do companheiro de equipam as raízes nacionais chegam de Macau, Hanse é filho de emigrantes portugueses.

 

“Foi a minha avó, que nasceu em França, mas tem nacionalidade portuguesa, que me aconselhou a contactar a Federação”, contou à agência Lusa o filho de um leiriense antes da partida.

 

“Objetivo? Ficar entre os 50 primeiros. Estes vão ser os Jogos da maturidade, em 2014 estava muito tenso e acusei a pressão…”, explicou.

 

 

 

Kequyen Lam: Esqui de fundo e porta estandarte

créditos: Comité Olímpico Português

http://comiteolimpicoportugal.pt/

 

O esquiador Kequyen Lam, um dos dois representantes portugueses nos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018, foi o porta-estandarte luso na cerimónia de abertura da competição, que teve lugar hoje, dia 9 Fevereiro, anunciou o Comité Olímpico Português (COP). Portugal terá portanto dois atletas nesta edição organizada pela Coreia do Sul. 

 

JO-invPT.jpg

 

 

Cerimónia de Abertura

delegação de Portugal

créditos: EPA/Diego Azubel

https://www.dn.pt/desporto/

 

A comitiva portuguesa foi hoje a 82.ª a entrar na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang2018, marcada pelo desfile unificado das duas Coreias.

 

Em termos históricos, Portugal já teve 12 atletas em Jogos Olímpicos de Inverno, com destaque para o 21.º lugar de Mafalda Queiroz Pereira em Nagano, no ano de 1998. Duarte Espírito Santo foi o primeiro representante no evento em 1952.

 

Actividades:

 

Fazer uma pesquisa de todos os atletas portugueses em Jogos Olímpicos de Inverno desde 1998, suas prestações desportistas;

 

Que cidades/países já acolheram Jogos Olímpicos de Inverno;

 

Seguir os Jogos Olímpicos de Inverno 2018 para posterior resumo crítico;

 

Para os mais novinhos, fazer um trabalho sobre os Google Doodles diários dos JO Inverno e identificação das actividades desportitas;

 

Projecto transcurricular Línguas/ Desporto/ Geografia/ História.

 

Só podemos desejar a maior sorte do mundo aos nossos atletas!

 
 
A Professora GSouto
 
 
09.02.2018
 
 
Licença Creative Commons
 
 
fontes: OlimpicGames/ Observador/DN