Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Internet Segura, sempre !

 

safernet-2014-bd.jpeg

 

cartoon: Nelson Martins

 

Certamente que já nenhum de vós faz isto. Foram muitas as aulas em que falamos de Internet Segura. E sobretudo praticamos com actividades e projectos de modo a tornarem-se responsáveis quando estão online.

 

Decorreu anteontem, dia 11 Fevereiro, o Dia da Internet Segura 2014. Mas não é só no dia da Internet Segura que pais, educadores e jovens se devem preocupar com as regras de segurança online. Este é um comportamento que deve estar presente todos os dias, indicações claras e perceptíveis para adultos e crianças, são transmitidas, indicando os melhores procedimentos a adoptar em cada situação.

 

O tema de 2014 é : "Let's create a better internet together"

 

safernet-2014.jpg

 

 

Actividades:

 

Assim, as acções e actividades, este ano, matêm-se nas escolas entre 11 e 28 de Fevereiro, decorrendo em todo o pais. Têm como objectivo sensibilizar como já sabemos, jovens e crianças a beneficiar em segurança das oportunidades oferecidas pela Internet, mas estendem-se também a seniores e pessoas com necessidades especiais.

 

Para além da Seguranet, outras entidades estão empenhadas.  É o caso do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) que promoveu uma competição nacional para jovens até 30 anos.

 

 

 http://www.internetsegura.pt/

 

Para participar bastava produzir um vídeo, no máxiom de 60 segundos, com referência aos temas “Juntos vamos criar uma Internet melhor” e à “Campanha contra o Discurso de Ódio Online”, promovida pela Comissão Europeia e pelo IPDJ em Portugal. O prazo termina amanhã, dia 14 Fevereiro.

 
Também a Microsoft, enquanto membro do consórcio que integra o Centro Internet Segura, promove acções de sensibilização e formação sobre o tema da Segurança na Internet nas Escolas como parte do seu Programa Volunteer Scheme.
 
 
 

 

 
Este foi o video de sensibilização temática preparado para a edição de Safer Internet Day 2014 (SID2014).
 
 
Saber +
 
 
Também vos deixo um link da Tek que apresenta variadas sugestões para se manterem protegidos online. Se não forem úteis para vós, podem ajudar os irmãos mais novos, não acham !
 
 
Estou certa que todos continuam bem atentos a todas as indicações e /ou conselhos, incluindo ferramentas que fui transmitindo ao longos dos anos nos curriculos de Lingua Portuguesa & IT, e as põem em prática no vosso dia a dia, quando acedem à Internet via telemóvel ou tablet.
 
 
Não se esquecem de apoiar os avós, amigos ou colegas com necessidades especiais.
 
 
Sei que posso contar convosco !
 
 
Mantenham-se activos e seguros na Internet !
 
 
A Professora GSouto
 
 
13.02.2014
 
 
Licença Creative Commons