Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Hoje é Dia de Reis

 

dia-reis3.png

 http://www.rakelpossi.com/

 

Hoje é Dia de Reis. O dia que hoje se celebra, 6 de Janeiro, é mais importante para os cristãos ortodoxos do que o Dia de Natal. Assinala assim o fim das janeiras (cantares que na tradição eram religiosos). Assinala a visita de “reis magos” a Jesus, oferecendo-lhe presentes.

 

A noite do dia 5 de Janeiro e madrugada do dia 6 é conhecida como Noite de Reis. A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu em Melquior, Gaspar e Baltazar.

 

A bíblia não faz referência a “reis” mas a "magos" e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de de lhes dar nomes, Belchior, Gaspar e Baltazar, que em algumas culturas correspondem ao "pai natal”, sendo as renas substituídas pelos camelos, nos quais os tais magos, diz a tradição, iriam montados.

 

Em Espanha mantém-se a tradição de trocar presentes neste dia, e todas as crianças esperam ansiosamente pela passagem dos reis magos.

 

dia-reis4.jpeg

 http://m1.paperblog.com/

 

Em muitas cidades desfilam corsos e neles os famosos três Reis Magos, personagens vestidas a rigor, espalham alegria e boa disposição. É caso da cidade de Madrid.

 

Em alguns locais de Espanha deixam-se sapatos na janela durante a noite com erva para alimentar os camelos dos reis magos, num gesto premiado com doces no amanhecer de hoje. 

 

Bolo-Rei-Tradicional.jpg

 Bolo-rei

http://www.docesregionais.com/

 

Em Portugal, a tradição é o célebre bolo-rei.  A tradição consiste em comer Bolo-Rei, no interior do qual se encontrava uma fava e um brinde escondidos. A pessoa que encontrava a fava devia “pagar” o Bolo-Rei no ano seguinte e os brindes teriam o significado de sorte.

 

Acredita-se que no dia 06 de janeiro o pedido para os três Reis Magos traga muita sorte, prosperidade e dinheiro. No entanto, a fava e um pequeno brinde de metal foram retirados pelo facto de poderem ser inadvertidamente engolidos.

 

Em França a tradição é comer a Galette des Rois que não difere muito do nosso bolo-rei. E pelo que sabemos, a tradição da fava mantém-se, o que acho muito bem. Tradições são tradições.

roma-fruto.jpg

Mas voltemos a Portugal. Em certas localidades e até nas cidades, a tradição é comer vagos de romã. E os mais tradicionalistas ou supersticiosos procuram mesmo uma romã com 7 bicos, para ter dinheiro todo o ano, ou pelo menos, para que o dinheiro não falte.

 

janeiras.jpg

 

Hoje mesmo, também, e como é tradição, grupos de cantares andarão pelas aldeias a “cantar as janeiras”, já que pela cidade, há muito deixaram de se ouvir. Esta acção de "cantar as janeiras" pelas portas tinha como recompensa uma prenda em comida ou dinheiro.

 

Bom, pelo sim, pelo não, lá vou eu à procura de uma româ com 7 bicos, e terei muito cuidado para que nenhum bico se parta até chegar à ceia de Reis, logo à noite.

 

Boa Noite de Reis ! E excelente início de trimestre!

 

A Professora GSouto

06.01.2015

blogdoscaloiros88x31.png

2 comentários

Comentar post