Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Harry Potter de volta ?

 

 

Harry Potter saga

www.google.com/

 

Há aqui um grupo de ex-alunos, hoje jovens profissionais em diversas áreas que foram os primeiros fãs de Harry Potter, mal o primeiro livro da saga foi publicado em Portugal. E foram eles que me levaram a introduzir Harry Potter nas aulas de Língua Portuguesa como leitura integral.

 

E muitas foram as actividades de escrita criativa que se desenvolveram ao longos desses anos lectivos.

 

E na altura, nem se sabia sequer que iria dar origem à saga mais célebre do mundo, no mundo da leitura juvenil, superando a trilogia do Senhor dos Anéis.

 

Depois seguiram-se outras gerações, mas todas harrypottianas, até aparecer numa fase posterior a geração Twilight.

 

 

 

 

 

Harry Potter

http://harrypotterspells.net/

 

Mas falo sobretudo para os Harry Potter 1ª geração da Pottermania que ficaram tristes quando J. K. Rowling anunciou que dava por terminada a saga Harry Potter. E para satisfazer os seus milhares de leitores, abriu o site Pottermore, como bem se lembram.

 

Esta semana, ficaram felizes ! Ou melhor, desde terça-feira, dia 8 Julho que andam encantados. Com motivo. Rowling publicou um conto de 1500 palavras no site Pottermore, dedicado ao universo de Harry Potter, e nele se coloca na pele deRita Skeeter, jornalista do «Daily Prophet», relatando uma reunião de ex-alunos da escola Hogwarts.

 

O reencontro ocorre na Patagónia, por ocasião do Mundial de Quidditch, o desporto inventado nos livros de Harry Potter. Inspiração no Campeonato Mundial? 

 

Potter, imortalizado primeiro nos sete livros da sada e depois no cinema em oito filmes pelo britânico Daniel Radcliffe. Radcliffe tem agora 34 anos e o seu cabelo preto começa a ficar grisalho. O seu amigo Ron Weasley envelheceu mais, e seu cabelo ruivo diminuiu muito.

 

 

 

Harry Potter

http://i.telegraph.co.uk/

 

O menino bruxo Harry Potter já não é tão jovem assim e começa a ter cabelos brancos, segundo o novo conto da escritora J.K. Rowling no qual o personagem de ficção reaparece anos após o último episódio da saga.

 

O conto revela : "prestes a completar 34 anos, há algumas madeixas grisalhas no cabelo negro, mas continua a usar os carismásticos óculos redondos que alguns dizem ser mais adequados a um miúdo de 12 anos, sem estiilo próprio. A famosa cicatriz em forma de relâmpago tem companhia: Potter tem um corte violento na bochecha direita".

 

As mulheres e filhos de ambos também têm espaço neste falso artigo, em que reencontramos Hermione Granger, Neville Longbottom e Luna Lovegood.

 

J. K. Rowling passou da pobreza à riqueza e à fama com a saga de Harry Potter, que vendeu 450 milhões de livros em todo o mundo e gerou oito filmes de completo sucesso. Em 2012, a escritora terminou as aventuras literárias do aprendiz de feiticeiro, que agora é alvo de aparições pontuais.

 

 

Harry Potter Quidditch World Cup Finals

photo: AP

http://media4.s-nbcnews.com/

 

Neste conto, Rowling escreve história sobre o Campeonato do Mundo de Quidditch de 2014 Quidditch World Cup Finals, como a que surgiu esta terça-feira e pode ser lida gratuitamente no site Pottermore.

 

Rowling publicou o conto de 1500 palavras no site Pottermore, dedicado ao universo de Harry Potter, e nele se coloca-se na pele de Rita Skeeter, jornalista do «Daily Prophet», a relatar uma reunião de ex-alunos da escola Hogwarts. 

 

Pois bem ! Os fãs estão felizes. No primeiro dia, o site Pottermore foi abaixo pela avalanche de leitores que ocorreu e só algumas horas mais tarde ficou operacional.

 

{#emotions_dlg.meeting}

Actividades :

 

Depois das férias de verão, ao iniciar o novo ano escolar em Setembro, os professores terão aqui uma excelente actividade para o uso das tecnologias nas aulas curriculares de Línguas.

 

  • Leitura do conto (disponível online) no site Pottermore.;
  • Registo dos alunos via email da escola e/ou email turma;
  • Utilização dos dispositivos móveis dos alunos (tablet, smartphone);
  • Desenvolvimento de actividades preparadas previamente segundo o nível de ensino.

 

 Poderá ser feito ainda um estudo da saga que o precedeu.

 

A Professora GSouto

 

13.07.2014

 

 Creative Commons License