Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dorothy Hodgkin homenageada com doodle

 

 

 

 

Google doodle Dorothy Hodgkin

www.google.pt

 

Google homenageia hoje, dia 12 de Maio, o aniversário de Dorothy Hodgkin, dedicando-lhe lum doodle que remete para as estruturas tridimensionais das moléculas, que levou esta cientista britânica a receber o Prémio Nobel da Química em 1964.

 

Dorothy Mary Crowfoot Hodgkin nasceu no Cairo, Egipto, a 12 de Maio de 1910. Tinha a nacionalidade britânica, apesar das suas origens egípcias, filha de um arqueólogo, director da Escola Britânica de Arqueologia de Jerusalém.


Sua mãe acompanhava o marido nos trabalhos de arqueologia e dedicava-se também à botânica. Mas Dorothy Hodgkin nunca se sentiu atraída pela arqueologia. Desde a adolescência sentiu-se mais vocacionada para a química.

Teve aulas privadas, tendo em vista a aprovação no exame de admissão à Universidade de Oxford, na área de Química, na unidade feminina daquela instituição. E Dorothy Hodgkin conseguiu  entrar em Oxford, em 1928, com apenas 18 anos de idade.

 

 

 

Dorothy Hodgkin

http://upload.wikimedia.org/

 

Depois de concluir o curso, Dorothy prosseguiu os estudos na Universidade de Cambridge, onde conclui o doutoramento, em 1937, ano em que se casa com o historiador Thomas Lionel Hodgkin. É nesta altura que a química britânica se começa a notabilizar.

 

O reconhecimento mundial ocorreu em 1964, quando foi distinguida com o Prémio Nobel da Química, que reconhece a valia do seu estudo sobre a estrutura das proteínas. Dorothy Hodgkin conseguiu determinar a estrutura da vitamina B12.

 

A cientista aprofundou os estudos na área das biomoléculas, determinandi a sua estrutura tridimensional, através da cristalografia de raios X.

 

Do encontro com inúmeros investigadores, nasceu, em 1947, a União Internacional de Cristalografia, que tem Dorothy Hodgkin como principal impulsionadora.

 

Ao longo de 35 anos, Dorothy Hodgkin fez investigações sobre a estrutura da penicilina e também da insulina - esta última considerada extremamente complexa na época.

 

 

 

Modelo molecular da  Penicilina de Dorothy Hodgkin c 1945

http://upload.wikimedia.org/

 

É pois este seu estudo que inspira o Google doodle de hoje. Se fosse viva, completaria 104 anos. A idade do cineasta português, Manoel de Oliveira.

 

A partir de 1969, Dorothy percorre o mundo para  participar em palestras onde abordava a importância da insulina na diabetes.

 

 

 

Dorothy Hodgkin celebrada com um selo no Reino Unido

http://www.chemheritage.org/

 

Mesmo com a saúde debilitada, devido a uma artrite reumatoide, Dorothy Hodgkin prosseguiu o seu trabalho, ao longo de anos. Morreu em Ilmington, a 29 de Julho de 1994, vítima de um AVC.

 

Mais um exemplo de mulher dedicada à ciência,  tornando-se uma inspiradora para muitas jovens e mulheres que seguem a Quíimica. Tal como Grace Hoper, a primeira mulher programadora que teve também direito a doodle. Estou convencida que Google aprecia as mulheres que se notabilizam em qualquer área. E com razão.

 

 {#emotions_dlg.meeting}

Actividades:

 

Curiosos ? Nada como investigar o percurso desta cientista. Para isso, deixo alguns links

 

Chemical Heritage Foundation | Dorothy Hodqkin

http://www.chemheritage.org/

 

Nobel Prize Dorothy Hodqkin (Biographical)

http://www.nobelprize.org/

 

The Nobel Prize in Chemistry 1964

http://www.nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/1964/ 

 

The Royal Society | Dorothy Hodqkin

https://royalsociety.org/grants/schemes/dorothy-hodgkin/

 

 

A Professora GSouto

 

12.05.2014

 

 Creative Commons License