Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza : Actua !

 

dia-erradicacacao-pobreza.jpg

 

Dia Mundial para Erradicação da Pobreza

https://www.un.org/

 

Hoje, Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, o mundo une-se para lutar pelas pessoas que vivem em extrema pobreza, defendendo assim os direitos humanos. 

 

A erradicação da pobreza e da fome é um dos oito objectivos de desenvolvimento do milénio, definidos no ano de 2000 por 193 países membros das Nações Unidas e várias organizações internacionais.

 

Saber +

 

História:

 

No dia 17 de outubro de 1987, o Padre Joseph Wresinski convidou cem mil pessoas vindas de todos os horizontes para que se reunissem para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria na Praça dos Direitos Humanos e da Liberdade, no lugar onde fora assinada em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris.

 

Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 17 de Outubro como sendo o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

 

 

dia-pobreza2014a.jpeg

 

https://www.facebook.com/EuropeanCommission/

 

Ir + longe: 

 

Vivemos hoje num mundo onde mais de dois milhões de pessoas (uma em sete) passam fome e duzentos milhões sobrevivem sem emprego.

 

Desde então, numerosos países, autarquias e municípios, membros da sociedade civil e do sector privado têm reconhecido a importância deste Dia para a Erradicação da Pobreza, ao ponto de, actualmente, o dia 17 de Outubro ser considerado como um ponto de encontro essencial para um número sempre crescente de cidadãos de todas as origens e de organizações de todo o tipo que se mobilizam para contribuir para a erradicação da grande pobreza.

 

dia-pobreza2014b.jpeg

 

 https://criancasatortoeadireitos.files.wordpress.com/

 

Em Portugal, a pobreza e exclusão social aumentaram drasticamente. O número de pobres e de pessoas que passam fome tem vindo a aumentar, em resultado da crise.

 

As instituições de apoio e caridade social têm registado um aumento significativo do número de pedidos de apoio por parte das famílias portuguesas.

 

Segundo dados revelados pela Rede Europeia Anti-Pobreza, 18% dos portugueses vivem em condições de pobreza

 

 

dia-pobreza2014c.jpg

 

Acabar com a pobreza das crianças

via Fundación Gastaldi

 

As crianças são as mais afectadas pelo aumento da pobreza ou exclusão social. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgados ontem, 16 Outubro, Dia Mundial da Alimentação, mostram que a intensidade da pobreza para este grupo da população aumentou. 


Os resultados definitivos do Inquérito às Condições de Vida e Rendimento realizado em 2013, sobre rendimentos de 2012, referem que as crianças portuguesas apresentam, desde 2010, riscos de pobreza ou exclusão social superiores aos da população em geral.

 

 

 

créditos: DR

via Rádio Renascença


Segundo os dados desta quinta-feira, divulgados por ocasião da comemoração do Dia Internacional da Erradicação da Pobreza (17 de Outubro), as crianças foram as mais afectadas pelo aumento da pobreza ou exclusão social (mais 3,8 pontos percentuais entre 2012 e 2013).

 

Mais de um quarto da população residente em Portugal encontrava-se em privação material em 2013, uma situação que se agrava na população infantil (29,2%).

Considera-se privação material quando "um agregado não tem acesso a pelo menos três itens de uma lista de nove relacionados com necessidades económicas e bens duráveis." 


Não podemos ficar indiferentes a este dia, que representa uma excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de actuar no sentido da erradicação deste flagelo que se estende a muitos países da Europa. 

 

dia-pobreza2014.jpg

 

Luta Contra a Pobreza

 

Actividades:

  • Solicitar aos alunos que organizem actividades individuais ou em grupo para apoiar a luta contra a pobreza;
  • Desperdício alimentar : alertar para as acções que os alunos podem levar a cabo em família para evitar o desperdício alimentar;
  • Redigir em grupo/turma um "Manifesto contra a Pobreza" a publicar no site da escola, na conta-turma no Facebook, Twitter, Google+
  • Nas aulas, observar um "um minuto de silêncio";
  • Durante os intervalos, organizar um "um cordão humano" transdisciplinar;
  • Aula no exterior para distribuição de birinquedos, roupas, alimentos previamente recolhidos em casa, com apoio dos pais;

 

Está a decorrer a Semana Pelo Combate à Pobreza e à Exclusão Social 2014, de 11 e 19 de Outubro!

 

Desde 2010, têm sido milhares as entidades públicas e privadas que se associam a esta data, mostrando o que de bom se faz do ponto de vista social por todo o país.

 

Acreditamos que pequenos gestos e acções podem transformar-se em grandes concretizações. Vamos então mostrar que não somos indiferentes e exigimos mudança ...

 

Afinal, somos a primeira geração com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade! 

 

A Professora GSouto

 

17.10.2014

 

Licença Creative Commons