Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Mundial dos Professores

 

 

http://wa2.www.unesco.org/

 

Hoje, 5 de Outubro celebra-se o Dia Mundial dos Professores. No ano de 1994, a UNESCO proclamou o dia 5 de Outubro como o Dia Mundial dos Professores e desde essa data, este dia é comemorado em mais de 100 países.

 

Em Portugal, esta celebração nunca se fez sentir muito, talvez pelo facto de coincidir com a data da implementação da República em 1910.

 

É tempo, no entanto, de separar as coisas porque um pais não avança sem os seus professores. Então, celebremos hoje o Dia Mundial das Professoras e dos Professores.

 

 

www.google.com/

 

O Dia Mundial dos Professores, celebrado anualmente no dia 5 de Outubro, é uma iniciativa da UNESCO, um dia dedicado à apreciação, avaliação e melhoria dos educadores do mundo.

 

O verdadeiro objectivo é chamar a atenção para o papelo essencial dos professores na sociedade actual. É estranho pensar que uma das profissões mais importantes e vitais para a sociedade não receba o respeito que merece em tantos paíse do mundo.

 

 

O Dia Mundial dos Professores é uma extensão natural do trabalho que a UNESCO faz o ano todo de promover os professores, garantindo que essa profissão, tão essencial para o bom funcionamento da sociedade, para uma sociedade “saudável”, seja reconhecida. Os professores são um indicador normativo da “saúde” da sociedade.

 

  Infografia

créditos : UNESCO

 

"Celebrar a dignidade e a importância de professor é particularmente relevante nos dias que correm por muitas razões:

 

Antes de mais a profissão de professor tem agora, como tinha há anos atrás, um carácter de imprescindibilidade na Educação. Pode-se imaginar uma educação bem diferente da actual, pode-se imaginar uma educação sem livros e até mesmo sem escola mas é incompreensível uma educação que não inclua um mediador para o conhecimento, sem uma presença humana inspiradora de superação e de ética, sem um tutor que dê sentido ao que se sabe, ao que faz e ao que se é. O professor não é, pois, descartável nem negligenciável em nenhum processo, sério e exigente de Educação. Um professor nunca será opcional; sempre será essencial."

in Público

 

É bom sentir que a sociedade nos dá mais importância do que o governo para quem trabalhamos. Triste conclusão.

 

 

 

Assim, neste 5 de Outubro de 2014 celebremos o 20º aniversário do Dia dos Professores com toda a sociedade portuguesa. Os professores que, de formas tão diferentes, têm sido tão decisivos para sermos os cidadãos que somos.

 

O dia dos professores que hoje, em condições difíceis, desgastantes, procuram fazer "das crianças e dos jovens deste país os cidadãos daquele país que temos de continuar a sonhar. O dia dos professores que apesar deste presente desencorajador continuam a ser os artesãos do futuro, as pessoas que nunca se conformam com os que os seus alunos são mas sempre os procuram acompanhar para se transcenderem, para serem melhores."

in Público

 

 Actividades:

  • Pesquise sobre celebrações a nível mundial do Dia do Professor
  • Elabore cartaz ou desdobráveis sobre 20º aniversário Dia do Professor
  • Agradeça às suas professoras e/ou professores que mais o/a cativaram via e-card

 

Então para todos nós, Feliz Dia das Professoras e dos Professores !

 

A Professora GSouto

 

05.10.2014