Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional dos Museus 2015

 

MuseumDay2015b.jpg

 http://network.icom.museum/

 

Celebra-se entre 16 Maio e 18 Maio, o Dia Internacional dos Museus. Comemora-se não só na Europa. O Dia Internacional dos Museus tornou-se uma actividade cultural para todas as idades e em todo o mundo.

A entrada nos museus é gratuita. E pode fazer-se fora de horas, já que a Noite dos Museus se celebra em 16 Maio. Os museus podem ser visitados a partir das 18:00 horas.

 

noite-museus.jpg

 

http://www.patrimoniocultural.pt/

 

A Noite Europeia dos Museus, #NuitdesMusées criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 16 de maio.

 

 

http://www.culturecommunication.gouv.fr/

 

Dia Internacional dos Museus começou por ser um evento europeu o europeu e data de 1977, por proposta do ICOM O Conselho Internacional dos Museus (ICOM) criou este dia para sensibilizar o grande público sobre a importância dos espaços museológicos no desenvolvimento da sociedade. 
 
 
Tornou-se depois mundial. Da América à Oceania, passando pela Europa, Ásia, e África, o Dia Internacional dos Museus é um momento único para a comunidade dos museus a nivel mundial.
 
 

dia-intern-museus2015.jpg

 

 

Todos os anos é proposto um tema pelo ICOM - The World Museum Community - e o tema para 2015 para as comemorações do Dia Internacional dos Museus:

 

 "Museus para uma Sociedade Sustentável"

 

Visa promover o desenvolvimento de uma consciência geral para as consequências da acção humana sobre o meio em que vivemos e o impacto que os actuais modelos económicos e sociais acarretam, a médio e longo prazo, para a nossa casa comum.

 

“Um dos desafios contemporâneos mais importantes, compartilhado por pessoas de todo o mundo, é a adaptação a novas formas de viver e a um desenvolvimento que respeite os limites da natureza. Esta transição para uma sociedade sustentável requer a procura de novos métodos de pensar e agir. Os museus desempenham um papel fundamental nessa transição, promovendo o desenvolvimento sustentável e servindo como verdadeiros laboratórios para as melhores práticas. Os Museus contemporâneos devem tomar uma posição forte neste contexto e fazer ouvir a sua voz.”

 

ICOM

 

http://patrimoniocultural.pt/

 

Em Portugal, cerca de 70 Museus de todo o país participam este ano com cerca de mais de 400 actividades diversificadas. Só na Noite dos Museus irão ter lugar mais de 140 actividades, proporcionando experiências fora da oferta habitual porque permite ao público vivenciar os espaços numa perspectiva diferente. As actividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos serão bem atractivas.

 

Museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), assim como um conjunto muito significativo de outros espaços, nomeadamente da Rede Portuguesa de Museus, desenvolvem programação diversificada para todos os públicos. 


A programação pode ser consultada aqui, e envolve: inauguração de exposições, concertos de jazz e música erudita, sessões de cinema, peças de teatro e dança, workshops e ateliês educativos para jovens e seniores, sessões de poesia e apresentações de livros, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras. 

 

Só aqui na  zona Norte a listagem de actividades é imensa. Ora vejam aqui

 

 Museu de Serralves

Pode o Museu ser um Jardim?

http://www.serralves.pt/

 

De entre tantas propostas, seleccionei a actividade do  Museu de Serralves, no Porto que considero interessante. Pode o Museu se um Jardim?

 

 

Museu de Serralves

Paula Rego 2004

http://fragmentosvirtuaisdumaprofessora.blogspot.pt/

 

Todos sabem a ligação que tenho a Serralves. Devo ter sido uma das primeiras professoras a dar uma aula viva no Museu, já lá vão onze anos. Foi em 2004 decorria a Exposição Paula Rego.

 

Mas, voltemos à visita guiada à exposição "Pode o Museu ser um Jardim?" com entrada gratuita, para o máximo de 30 pessoas (famílias), com bilhetes a levantar no dia."

 

"Poderemos nós, enquanto espetadores, experimentar o espaço do museu como se estivéssemos num jardim? Ao longo dos 15 anos de existência do Museu, a Coleção de Serralves tem sido objeto de diferentes apresentações ao público. "Pode o Museu ser um Jardim" mostra de novo a Coleção, dando relevo aos vários modos como nela é evocada a experiência da paisagem e a relação, tão determinante na experiência do Museu de Arte Contemporânea de Serralves, entre os espaços do Museu e os espaços dos jardins."

 

Mas há muitas mais, nos museus do nosso país. Temos aqui um curto guia.

 

Actividades:

 

  • Se é professor, poderá inscrever a escola ou a turma no site do ICOM no mapa interactivo que mostra já um interminável número de actviddades.
  • Se é aluno, não esqueça que a maior parte dos Museus já têm apps (aplicações) que poderá instalar no seu iphone, smartphone ou tablet!

 

Bom, suponho que jé dexei as coordenadas suficientes  para fruirem de uma fantástica #NoitedosMuseus amanhã, dia 16 Maio, e no próximo domingo, dia 18 Maio, Dia Internacional dos Museus

 

A Professora GSouto

 

15.05.2015

Licença Creative Commons