Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

BlogdosCaloiros

"Em toda a infância houve um jardim - isto é coisa de poetas" Agustina Bessa-Luís | BlogdosCaloiros is my blog in Portuguese Language curriculum. It aims to enhance the lessons using ICT and captivate cultural curiosity

Dia Internacional dos Museus 2014

 

 

http://www.imc-ip.pt/

 

Celebra-se hoje, dia 18 Maio, o Dia Internacional dos Museus. Comemorado cada vez mais em Museus de todo o mundo, o Dia Internacional dos Museus tornou-se uma actividade cultural para todos, já que a entrada nos museus é gratuita. E muito bem ! Assim, deveria ser.

 

O Dia Internacional dos Museus é agora um acontecimento europeu e mundial de grande tradição no mundo dos museus  e data de 1977, por proposta do ICOM O Conselho Internacional dos Museus (ICOM) criou este dia para sensibilizar o grande público sobre a importância dos espaços museológicos no desenvolvimento da sociedade.

Da América à Oceania, passando pela Europa, Ásia, e África, o Dia  Internacional dos Museus é um momento único para a comunidade dos museus a nivel mundial. Em 2013, participam 35, 000 museus de 143 países.

 

Todos os anos é proposto um tema pelo ICOM. E o tema de 2014 para as comemorações do Dia Internacional dos Museus:

 

 "Museus: as coleções criam conexões"

 

Recorda-nos que estes espaços, os museus, são instituições vivas que ajudam a criar laços entre visitantes, gerações e culturas em todo o mundo. 

 

O Museu é uma instituição que preserva e comunica o passado, mas que se enraíza no presente, adaptando as suas formas de comunicação e mediação com os públicos para responder às necessidades do mundo contemporâneo. Cria uma ponte entre gerações porque possibilita que as comunidades do presente e as do futuro compreendam melhor as suas origens e a sua história.

 

Em Portugal, mais de 550 actividades em todo o país para celebrar o Dia Internacional dos Museus.

 

Museus, palácios e monumentos da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), assim como um conjunto muito significativo de outros espaços, nomeadamente da Rede Portuguesa de Museus, desenvolvem programação diversificada para todos os públicos na "Noite Europeia dos Museus", hoje, 17 de Maio e no Dia Internacional dos Museus18 de Maio


A programação pode ser consultada aqui, e envolve a participação de mais de 110 espaços patrimoniais do Continente e das Ilhas que disponibilizam mais de 550 actividades : inauguração de exposições, concertos de jazz e música erudita, sessões de cinema, peças de teatro e dança, workshops e ateliês educativos para jovens e seniores, sessões de poesia e apresentações de livros, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras. 

 

 

Museu Colecção Berardo

http://pt.museuberardo.pt/

 

Para celebrar o Dia Internacional dos Museus, o Museu Coleção Berardo, em Lisboa, preparou uma programação especial a partir do tema proposto.

 

Assim, neste fim de semana de 17 e 18 de Maio, os visitantes poderão participar gratuitamente, individualmente ou em família, em diversas actividades que se realizam em torno das exposições patentes.

 

Ao longo destes dois dias, o serviço educativo do museu preparou um conjunto de propostas de carácter pedagógico e lúdico, dirigidas a todos os públicos.

 

O público adulto é convidado a participar, sem inscrição prévia, nas inúmeras Visitas breves… 15 minutos em torno de uma obra, que se realizam ao longo dos dois dias.

 

As crianças dos 2-4 anos, poderão celebrar este dia especial no museu participando na visita performática Cozinh’arte. As crianças dos 4 aos 6 anos podem aderir à visita-jogo O corpo tem mil histórias. Já as crianças e jovens a partir dos 7 anos poderão escolher entre as actividades Videografias no museu (mais de 6 anos), O nosso jogo da glória (5-10 anos) e O começo de uma aventura (6-12 anos). Em todas estas actividades, a participação está sujeita a marcação prévia.

 

Destaca-se ainda que o museu só encerra à meia-noite, na noite de sábado.

 

 

 

http://www.viva-porto.pt/

 

Desde 2010 que os cerca de 30 museus e núcleos museológicos da cidade do Porto se unem no objectivo comum de celebrar os Museus, oferecendo um programa integrado e convidando todos a viverem ou reviverem esta significativa oferta cultural. Este ano, uma vez mais, oferecem um vasto e diversificado programa, com interesses para todas as idades e grupos.

 

Na noite e dia de 17 e 18 de Maio – Noite Europeia dos Museus e o Dia Internacional dos Museus – vá conhecer e partilhar memórias nos museus de formas muito diversas e criativas.

 

 

 

 

Dia Internacional dos Museus

 http://www.serralves.pt/

 

Museu de Serralves preparou algumas actividades também para o Dia Internacional dos MuseusEste fim de semana há Serralves para todos!

 

No sábado dia 17 Maio arranca a primeira actividade do Serralves em Festa na Baixa, uma visita guiada no Parque sobre as plantas arcaicasconversa e percurso sobre insectos e aranhas.

 

E no domingo, Dia Internacional dos Museus, visitas às diversas exposições. A entrada é gratuita todo o dia (10:00- 20:00).

Se quiser ver mais algum programa dos museus e instituições culturais no Porto, consulte o programa aqui, (pág. 51-53).

 

Estou certa quwe vai ser um fim de semana cheio de actividades culturais para todos.

 

A Professora GSouto

 

17.05.2014